O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu Primeiro Panomap ♥

Iniciado por Nandikki, 28/11/2014 às 20:52

Awe pessoas! Gostaria que avaliassem meu primeiro Panomap! Me digam onde eu errei e como eu posso melhorar. Sei que está horrível.  :rickas:.

Primeira Tentativa
[close]
Segunda Tentativa
[close]
Terceira Tentativa
[close]

Esse tipo de resultado é facilmente alcançado por meio do mapeamento comum direto no maker. Eu acho que o mapa está grande demais e consequentemente vazio demais.

Sugiro que diminua um pouco e reorganize melhor a disposição dos elementos, que acabaram ficando um tanto aleatórios. Aliás, somente uma opinião minha, mas o sofá não foi a melhor escolha para se colocar em frente ao painel.

Não ficou ruim não cara, mas ficou bem simples, pra um mapa desses não vejo motivos para ser feito em parallax, como é bem simples e só tem uma iluminação seria melhor usar o mapeamento padrão e uma picture de iluminação.

Como é parallax pode preencher muito mais, procure usar plantas e também pode usar a imaginação pra colocar o que quiser naquele monitor gigante ali, talvez até procurar na net aí alguma imagem e redimensionar pra que caiba naquele espaço.

Enfim, tem muito a melhorar ainda.

Também achei que não ficou ruim não cara, na primeira tentativa você aumentou muito o contraste e a iluminação ficou meio estranha, já na segunda tentativa você corrigiu e ficou melhor, mas você poderia diminuir um pouco a opacidade das sombras, e na terceira tentativa você soube regular melhor a luz e a sombra, ficou bom sim cara, mas como falaram, como é parallax aproveite e preencha melhor o mapa, ele realmente está muito vazio, o bom de fazer mapas assim é que você consegue colocar o que quiser, vai apenas da sua criatividade, mas está parabéns cara, é assim que se começa, se precisar é só falar.

abraços
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.

Foi perca de tempo fazer um parallax assim, porque isso é facilmente feito no maker, parallax map
é mais para quebrar os limites do maker, e esse mapa não precisa necessáriamente quebrar nenhum
enfim, o mapa em si ficou legal, me lembrou os mapas futuristas do alisson rsrs, bom trabalho.

Saudações azulinas.

28/11/2014 às 21:31 #5 Última edição: 28/11/2014 às 21:34 por eros2
Opa, e aí cara! Bem, vamos lá! Pelo que eu vi, você tentou emular uma iluminação. O problema é que não existe um foco de luz no mapa. Para que você possa fazer as sombras, primeiro você precisa definir o foco de luz. Fiz um exemplo aqui para te ajudar. Repare que eu defini o foco de luz, botei uma cor na luz(os computadores, e essa luz se projeta, bate nos objetos e gera sombra. Quando mais afastado do foco de luz, mas escuro fica. Obviamente em um jogo normal, você não vai deixar um breu total, pois isso vai atrapalhar a jogabilidade

ps: se for fazer iluminação por picture, tente retirar as sombras que já vem nos tiles.
ps2: O parallax te oferece infinitas camadas para você trabalhar, diferente do maker, então tente aproveitar isso! Como já falaram, esse mapa poderia ser facilmente feito no próprio editor!

Citação de: Mistyrol online 28/11/2014 às 20:58
Esse tipo de resultado é facilmente alcançado por meio do mapeamento comum direto no maker. Eu acho que o mapa está grande demais e consequentemente vazio demais.

Sugiro que diminua um pouco e reorganize melhor a disposição dos elementos, que acabaram ficando um tanto aleatórios. Aliás, somente uma opinião minha, mas o sofá não foi a melhor escolha para se colocar em frente ao painel.
Oi Misty! Então, realmente o mapa está vazio demais, vou tentar deixa-lo mais preenchido. Sobre o sofá no painel eu não vejo problemas, já que este é um laboratório em que é oferecido máximo conforto aos seus cientistas, enfim. Obrigado pelo comentário!

Citação de: Uhtred online 28/11/2014 às 20:59
Não ficou ruim não cara, mas ficou bem simples, pra um mapa desses não vejo motivos para ser feito em parallax, como é bem simples e só tem uma iluminação seria melhor usar o mapeamento padrão e uma picture de iluminação.

Como é parallax pode preencher muito mais, procure usar plantas e também pode usar a imaginação pra colocar o que quiser naquele monitor gigante ali, talvez até procurar na net aí alguma imagem e redimensionar pra que caiba naquele espaço.

Enfim, tem muito a melhorar ainda.

Uht! Obrigado pela sugestão e pelo comentário! Eu dei uma procurada no google e achei duas imagens que utilizei no telão, dê uma olhada logo abaixo.

Citação de: Lycanimus online 28/11/2014 às 21:06
Também achei que não ficou ruim não cara, na primeira tentativa você aumentou muito o contraste e a iluminação ficou meio estranha, já na segunda tentativa você corrigiu e ficou melhor, mas você poderia diminuir um pouco a opacidade das sombras, e na terceira tentativa você soube regular melhor a luz e a sombra, ficou bom sim cara, mas como falaram, como é parallax aproveite e preencha melhor o mapa, ele realmente está muito vazio, o bom de fazer mapas assim é que você consegue colocar o que quiser, vai apenas da sua criatividade, mas está parabéns cara, é assim que se começa, se precisar é só falar.

abraços

Ly, eai! Eu também achei absurdo a primeira tentativa. Enfim, eu tentei melhorar a iluminação nesse mapa logo abaixo.

Citação de: SimonMuran online 28/11/2014 às 21:07
Foi perca de tempo fazer um parallax assim, porque isso é facilmente feito no maker, parallax map
é mais para quebrar os limites do maker, e esse mapa não precisa necessáriamente quebrar nenhum
enfim, o mapa em si ficou legal, me lembrou os mapas futuristas do alisson rsrs, bom trabalho.

Saudações azulinas.

Simon, tu és do Remo? kk, enfim, vou tentar melhorar e deixar o mapa mais preenchido, obrigado pelo comentário!

Citação de: eros2 online 28/11/2014 às 21:31
Opa, e aí cara! Bem, vamos lá! Pelo que eu vi, você tentou emular uma iluminação. O problema é que não existe um foco de luz no mapa. Para que você possa fazer as sombras, primeiro você precisa definir o foco de luz. Fiz um exemplo aqui para te ajudar. Repare que eu defini o foco de luz, botei uma cor na luz(os computadores, e essa luz se projeta, bate nos objetos e gera sombra. Quando mais afastado do foco de luz, mas escuro fica. Obviamente em um jogo normal, você não vai deixar um breu total, pois isso vai atrapalhar a jogabilidade

ps: se for fazer iluminação por picture, tente retirar as sombras que já vem nos tiles.
ps2: O parallax te oferece infinitas camadas para você trabalhar, diferente do maker, então tente aproveitar isso! Como já falaram, esse mapa poderia ser facilmente feito no próprio editor!

Oh, Man! Mr. Eros, como conseguiu fazer essa luz sair dos computadores tão focada? Eu tentei horrores e não consegui, :/.

Quarta tentativa:
Amo vocês!

Bom, acho que ainda não melhorou muito, tipo, a parte onde estava mais
vago, que é esse corredorzinho na entrada, ainda está assim. Coloca um
tapetinho, um sofazinho de lado, qualquer coisa inerente ajudaria.
Quanto à iluminação, acho que ela tá meio indefinida. Seria algo, a grosso
modo, como o Eros fez mesmo, porém não tão contrastante. Acho que ficaria
legal.

Acrescentando ao que todo mundo já falou, se você acha aquela iluminação do eros muito contrastante, você também pode colocar focos de luz circulares que lembrem lâmpadas do teto, e logo após você adiciona a iluminação dos monitores.

Algo que eu recomendo colocar no corredor para deixá-lo menos vazio sem enchê-lo demais são canos como o que está do lado do monitor verde.

Como conseguir fazer essa luz sair dos computadores tão focada? Eu tentei horrores e não consegui, :/.

29/11/2014 às 16:15 #10 Última edição: 29/11/2014 às 16:17 por eros2
No photoshop eu fiz  assim: Crio um novo layer sobre o mapa, escolho uma cor para a sombras e pinto o mapa todo com essa cor. Com a ferramenta polygonal lasso tool eu vou demarcando o contorno da área onde a luz sai com mais foco. Selecionada a área, eu apago ela completamente e vou suavizando a borda com uma borracha fraca e com com blur tool.

Edit: Leia esses tutoriais que tem mais futuro do que eu lhe ensinar: http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=115603.0