O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapa de fazenda

Iniciado por NarukamiKyosuke, 08/12/2014 às 21:25

Olá, minha função principal é eventos, mas decidi me aventurar nos mapas e ver o que consigo fazer. Então gostaria da sua opinião sobre um dos meus primeiros mapas (obs.:eu vou trocar a casinha de cachorro e a escada do galinheiro).

E então? Esta bonzinho? O que posso mudar?

Acesse esse Link Curioso

Está meio mal distribuído, na minha opinião.

Eu sei que o princípio do mapeamento do maker é não deixar nada muito vazio, mas as fazendas fogem disso.
Primeiro eu recomendo você fazer um mapa maior. Esse parece ter o que, uns 40x25? Uma fazenda precisa de pastos espaçosos, campinas, e principalmente não deixe construções no meio do caminho (como aquela... loja? tem uma loja na fazenda?).

Plantações também não têm cercas ao redor, o cercado do pasto está muito quadrado, tente deixar mais irregular como se acompanhasse pequenas variações de terreno e fosse feito a mão, estaca por estaca. O canil também podia ficar separado da casa, mas isso é bobagem minha, ele está bem ali. Também utilize melhor as árvores e esse mato alto.

Btw, o que é aquela área com uma delimitação de pedra?
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.

Cara, para começo eu acho que tá legal, vou tentar dar umas dicas aqui, não sou muito tipo fazendeiro mas acho que vai ser bom pra tu melhorar as coisas.

1) Pesquisa: uma boa dica é tu dar uma pesquisada em fazendas reais, como é a estrutura, qual a disposição mais comum das coisas tipo puleiro, estabulo, horta (eu acho que o galinheiro não ficaria tão perto de uma horta)

2) Onde está: é bom também imaginar em que região se encontra sua fazenda, semi-árido, cerrado, zona tropical, sazonal

3) Distâncias: baseado no primeiro aí sim você calcula a distância média entre os edifícios, pensa num cercado para o galinheiro, em quantas galinhas vai comportar, se vai ter gado ou só montaria e tal.

4) Vegetação Espalhada: se a fazenda não for utilizada apenas em épocas sazonais, mas sim de forma intensiva (como morada ou como fonte de recursos para alguma cidade ou mercado) eu acredito que não irá ter muitos matos avulsos pelo campo, principalmente se houver gado (que dará conta de aparar a grama sempre), então acredito que haverão algumas flores plantadas "humanamente", provavelmente próximo da casa grande.

Espero que as dicas ajudem.

Abraço!  :ok:

Citação de: Van online 08/12/2014 às 21:48
Está meio mal distribuído, na minha opinião.

Eu sei que o princípio do mapeamento do maker é não deixar nada muito vazio, mas as fazendas fogem disso.
Primeiro eu recomendo você fazer um mapa maior. Esse parece ter o que, uns 40x25? Uma fazenda precisa de pastos espaçosos, campinas, e principalmente não deixe construções no meio do caminho (como aquela... loja? tem uma loja na fazenda?).

Plantações também não têm cercas ao redor, o cercado do pasto está muito quadrado, tente deixar mais irregular como se acompanhasse pequenas variações de terreno e fosse feito a mão, estaca por estaca. O canil também podia ficar separado da casa, mas isso é bobagem minha, ele está bem ali. Também utilize melhor as árvores e esse mato alto.

Btw, o que é aquela área com uma delimitação de pedra?

Eu achei que fazer a fazenda muito grande possa chatear o jogador, claro, não penso em fazer a fazenda gigante, mas se ela for grande o jogador pode achar um pouco chato andar de um lado ao outro fazenda, foi o que achei. Eu me baseei no mapa de fazenda do Harvest Moon de PS2 (Harvest Moon: A Wonderful Life) onde tudo é meio perto um do outro. Além disso, no início do jogo não será assim, esse mapa é com todas as construções compradas. Então não sei se devo aumentar.
sobre as "lojas", é na verdade uma "casinha" para guardar ferramentas, e a esquerda uma "casinha" que deve ser adquirida (de início não estará ali) para criar queijo e manteiga com o leite. Mas as plaquinhas não ajudaram muito, talvez eu deva tirar...

Vou ver essa coisa da cerca, tanto na plantação quanto na área de pastagem dos animais.

Aquela área é para a plantação de frutos que dão em árvore (maçã, banana, etc)

Obrigado por deixar sua opinião.
Citação de: marcvs online 08/12/2014 às 21:56
Cara, para começo eu acho que tá legal, vou tentar dar umas dicas aqui, não sou muito tipo fazendeiro mas acho que vai ser bom pra tu melhorar as coisas.

1) Pesquisa: uma boa dica é tu dar uma pesquisada em fazendas reais, como é a estrutura, qual a disposição mais comum das coisas tipo puleiro, estabulo, horta (eu acho que o galinheiro não ficaria tão perto de uma horta)

2) Onde está: é bom também imaginar em que região se encontra sua fazenda, semi-árido, cerrado, zona tropical, sazonal

3) Distâncias: baseado no primeiro aí sim você calcula a distância média entre os edifícios, pensa num cercado para o galinheiro, em quantas galinhas vai comportar, se vai ter gado ou só montaria e tal.

4) Vegetação Espalhada: se a fazenda não for utilizada apenas em épocas sazonais, mas sim de forma intensiva (como morada ou como fonte de recursos para alguma cidade ou mercado) eu acredito que não irá ter muitos matos avulsos pelo campo, principalmente se houver gado (que dará conta de aparar a grama sempre), então acredito que haverão algumas flores plantadas "humanamente", provavelmente próximo da casa grande.

Espero que as dicas ajudem.

Abraço!  :ok:
Vlw pelas dicas, vou dar uma olhada nesses pontos e melhorar o mapa.
Mas sobre o item 4, a fazenda será usada como morada mas os animais ficarão sempre ou dentro do curral ou dentro da limitação por cerca na frente do curral. Por isso achei válido os matos. Mas gostei da ideia das flores perto da casa.

Acesse esse Link Curioso