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[RGSS1] Ajuda! Eu esqueci tudo relacionado a Sprite...

Iniciado por NumPaD, 16/12/2012 às 15:34

16/12/2012 às 15:34 Última edição: 17/12/2012 às 20:59 por iNumPad
Bom, fazendo meu script de calendário, resolvi apagar o código gigante, e simplesmente por a foto de um calendário! O problema é que eu esqueci como faz isso. xD. A ultima vez que programei algo foi em março! E eu nem era Scripter, apenas usava a lógica e o inglês. Mas agora esqueci uns métodos básico. E preciso de ajuda.
O código da janela é esse:

class Window_Diascalendario < Window_Base

  # Método initialize;
  def initialize
    # Posição e tamanho da janela (PH, PV, L, A);
    super (5,110,630,310) 
    # Bitmap da janela;
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    # Opacidade da janela;
    #self.opacity = 100
    # Chama o método refresh
    refresh
  # Fim do método initialize;
  end

  # Método refresh;
  def refresh
    # Tamanho da fonte;
    self.contents.font.size = 30
    # Cor da fonte;
    self.contents.font.color = system_color
    # Desenha textos;
    
    self.contents.draw_text(4, 4, 400, 45, "01")
    self.contents.draw_text(36, 4, 400, 45, "02")
    self.contents.draw_text(68, 4, 400, 45, "03")
    self.contents.draw_text(100, 4, 400, 45, "04")
    self.contents.draw_text(132, 4, 400, 45, "05")
    self.contents.draw_text(164, 4, 400, 45, "06")
    self.contents.draw_text(198, 4, 400, 45, "07")
    self.contents.draw_text(4, 36, 400, 45, "08")
    self.contents.draw_text(36, 36, 400, 45, "09")
    self.contents.draw_text(68, 36, 400, 45, "10")
    self.contents.draw_text(100, 36, 400, 45, "11")
    self.contents.draw_text(132, 36, 400, 45, "12")
    self.contents.draw_text(164, 36, 400, 45, "13")
    self.contents.draw_text(196, 36, 400, 45, "14")
    self.contents.draw_text(4, 68, 400, 45, "15")
    self.contents.draw_text(36, 68, 400, 45, "16")
    self.contents.draw_text(68, 68, 400, 45, "17")
    self.contents.draw_text(100, 68, 400, 45, "18")
    self.contents.draw_text(132, 68, 400, 45, "19")
    self.contents.draw_text(164, 68, 400, 45, "20")
    self.contents.draw_text(196, 68, 400, 45, "21")
    self.contents.draw_text(4, 100, 400, 45, "22")
    self.contents.draw_text(36, 100, 400, 45, "23")
    self.contents.draw_text(68, 100, 400, 45, "24")
    self.contents.draw_text(100, 100, 400, 45, "25")
    self.contents.draw_text(132, 100, 400, 45, "26")
    self.contents.draw_text(164, 100, 400, 45, "27")
    self.contents.draw_text(196, 100, 400, 45, "28")
    self.contents.draw_text(2, 132, 400, 45, "29")
    self.contents.draw_text(36, 132, 400, 45, "30")
  # Fim do método refresh;
  end
# Fim da classe;
end

Vejam que eu desenhei todos os dias do mês, mas eu não quero mais eles. Eu quero por uma foto nesse Bitmap, ou no mesmo lugar.
A foto do calendário tem 630 x 310, a mesma proporção do Bitmap, mas eu não lembro como por a imagem! Hahahaha.
Lembro do Cache.picture e só praticamente! Alguém poderia me dar uma luz?

16/12/2012 às 16:58 #1 Última edição: 16/12/2012 às 17:05 por Raizen
Se for o mesmo que os makers anteriores, ele vai reconhecer a variável bitmap como imagem da classe Window :P
Então só colocar, bitmap = Cache.picture("nome da imagem na pasta picture)

Err, se não for vou baixar o RMXP aqui, eu tenho que tomar vergonha na cara e ter todos os makers aqui xD, então qualquer coisa diz ai se não funcionou.

Edit: como no titulo está escrito sprite tem outro modo de fazer também.

variavel = Sprite.new
variavel.bitmap = Cache.picture("nome....")

Não, não é bem isso.
Isso eu já tinha tentado, e só dá erro nos draw_text, dai apaguei eles, e roda de boa, mas não aparece a imagem!

Sorry double post...

Problema resolvido! Tranquem!