O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Primeiro mapa em parallax

Iniciado por Harox, 04/01/2015 às 14:42

04/01/2015 às 14:42 Última edição: 04/01/2015 às 23:32 por mercia
Eae galera, blz mano?

Então, criei o post pra mostrar meu primeiro mapa em parallax. Eu criei enquanto via o tutorial aqui do fórum do Mistyrol - http://centrorpg.com/index.php?topic=7413.0

Mas bem, vamos pro mapa :

Avaliem e deem criticas, demorei mais de 3 horas pra fazer esse bagulho (principalmente porque tive que procurar tilesets na net).

Té mais,
Harox.

Para primeiro mapa, está bom. Sorry, não ter enviado os tiles por MP quando me pediu, é que estes dias estou podendo entrar rapidamente no PC. Nada de ruim a observar. Você ainda vai longe hein cara, parabéns pelo mapa.
RPG Maker Vx Ace.

Citação de: TokusatsuBR online 04/01/2015 às 14:57
Para primeiro mapa, está bom. Sorry, não ter enviado os tiles por MP quando me pediu, é que estes dias estou podendo entrar rapidamente no PC. Nada de ruim a observar. Você ainda vai longe hein cara, parabéns pelo mapa.

Valeu mano, nem se preocupa com isso xD Eu entrei naquele post da celinna lá, não tem muitos tiles mas já deu uma força já. E to feliz que tenha gostado, tive várias complicações com esse mapa e esse esquema de passar por baixo de parede, mas de pouco em pouco vou aprendendo.

Té mais,
Harox

Olha, essa sala está muito exagerada e vazia. Se eu fosse você, colcava uma parede dividindo essa sala, e colcaria alguns objetos na lateral, mas cuidado para não  atrapalhar a passagem  do player. Outra coisa, nao existe nenhuma indicação de onde é  a porta do banheiro e da sala de janta. É bom fazer alguma diferenciação para simbolizar  as portas. O resto está ok, mas sinceramente nao entendi a necessidade  de usar parallax para fazer esse  mapa.

Citação de: eros2 online 04/01/2015 às 16:17
Olha, essa sala está muito exagerada e vazia. Se eu fosse você, colcava uma parede dividindo essa sala, e colcaria alguns objetos na lateral, mas cuidado para não  atrapalhar a passagem  do player. Outra coisa, nao existe nenhuma indicação de onde é  a porta do banheiro e da sala de janta. É bom fazer alguma diferenciação para simbolizar  as portas. O resto está ok, mas sinceramente nao entendi a necessidade  de usar parallax para fazer esse  mapa.

Opa, sobre a porta, esse é só a base basicamente, o parallax que eu vou usar tem umas "setas" meio transparentes sempre indicando a entrada de lugares assim. Sobre a sala, eu também achei ela ruim, vou mexer muito nela, inclusive esqueci a bendita janela dela. E realmente não tem necessidade, é que eu tenho uma dificuldade ENORME em criar mapas com o VX Ace, então pra mim parallax fica melhor de mexer. Então me decidi criar todos os mapas do jogo em parallax (inclusive um tile muito importante pro jogo, só funciona em parallax).

Vlw por comentar o/ Críticas são sempre bem-vindas.

Té mais,
Harox.

Você fez um mapa pequeno e compacto, isso soma bastante para a harmonia e elaboração do cenário
oque deixa ele bom, apenas duas considerações:

o corredor ficou bastante vazio, mas não lhe culpo
makers em geral tendem a não conseguir preencher os espaços deste lugar, é um ponto morto eu diria
mas você tentou, para "preenchê-los", uma boa ao invés de usar móveis, utilize focos de luz, dando ideia
de que há luzes nas paredes dos lados, deixa a área mais "preenchida" e não poluída.

o segundo ponto é a cozinha, bem, não é muito comum tapetes daquele tamanho em uma área como aquela
(perto da pia) bem pelo menos eu nunca vi, aquele tapete lá, dá uma ideia de que você quis preencher
demais o lugar, tornando-o poluído.

Bem, essas foram minhas dicas, espero ter te ajudado, seu mapa ficou bom continue assim.

:.x.:Saudações Azulinas.

06/01/2015 às 04:00 #6 Última edição: 06/01/2015 às 04:03 por Harox
Atualizei :

Spoiler
[close]

[user]SimonsMuran[/user]

Segui sua dica e tirei o tapete da cozinha. Coloquei pois acho esse tipo de piso meio ruim pra vista (a minha no caso e.e me encomoda). Mas acabei gostando do resultado. Sobre o corredor, realmente não achei uma maneira de preenche-lo, caso achasse diminuiria a altura da sala, banheiro e quarto e o corredor ficaria com 2 quadradros, mas não achei nenhum objeto pra por ali, caso colocasse outra mesa com vaso ficaria muito repetido e isso me incomoda. Bem valeu pelas dicas o/

[user]eros2[/user]

Também segui sua dica, mas diferente do que você disse (separar a sala) acabei que montando um local de leitura (ué) ali em cima, acho que ficou bom, mesmo sobrando bastante espaço ali em baixo ainda, mas vou tentando né... (PS: Espaço de leitura porque a esposa do protagonista é escritora ;x dat spoiler da história do meu game).

EEEEEE, to tentando aprender sobre iluminação. Vou fazendo de pouco em pouco, olha como está ficando :

Spoiler
[close]

Realmente sei que está feio, mas essa foi minha primeira vez tentando fazer iluminação também, e eu to fazendo da maneira mais simples possível pois não sei nem como começar. Bem, espero dicas de alguem sobre essa iluminação.

Té mais,
Harox.

Dammit, cheguei tarde demais.
Bom, o mapa em geral está bom, com essa atualização você corrigiu os problemas e deixou o mapa coerente.
Eu daria uma nota de 7,0 pra ele.
Quanto á iluminação, vai praticando, quero ver isso terminado para poder avaliar melhor.

Citação de: Alisson online 06/01/2015 às 13:15
Dammit, cheguei tarde demais.
Bom, o mapa em geral está bom, com essa atualização você corrigiu os problemas e deixou o mapa coerente.
Eu daria uma nota de 7,0 pra ele.
Quanto á iluminação, vai praticando, quero ver isso terminado para poder avaliar melhor.

Opa, uma nota 7 vindo de você só me da mais vontade de aprender o/ só aguarde que já já essa iluminação vai ficar bacana hehe

Té mais,
Harox.

Cheguei tarde também... mas verei no que posso falar.

O mapa ficou bom, os objetos distribuídos e o modo a divisão da casa ficou bem legal. Acho que apenas mudaria a janela do banheiro, e adicionaria uma ali na sala talvez. Outra coisa, o espaço do corredor acabou ficando vazio... tente preencher com objetos do estilo do local pra ficar melhor.

Dou 7,5 no mapa. Faltou uma iluminação pra deixar melhor :o:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 06/01/2015 às 13:54
Cheguei tarde também... mas verei no que posso falar.

O mapa ficou bom, os objetos distribuídos e o modo a divisão da casa ficou bem legal. Acho que apenas mudaria a janela do banheiro, e adicionaria uma ali na sala talvez. Outra coisa, o espaço do corredor acabou ficando vazio... tente preencher com objetos do estilo do local pra ficar melhor.

Dou 7,5 no mapa. Faltou uma iluminação pra deixar melhor :o:

Opa valeu, eu fiquei meio confuso agora e.e não sei se você olhou no primeiro mapa ou na atualização, pois na atualização eu coloquei a janela na sala (eu tinha esquecido). Sobre o corredor não à muito coisa que eu possa fazer (tem uma coisa, mas vou ver se fica bom) e a janela no banheiro tem que ficar essa ai, não tenho muitas opções de janelas, essa é a unica que combina com o banheiro, as outras que eu tenho são mais pra quartos, salas ou cozinhas sabe, um pouco maior, no caso do banheiro acho que combina mais um vitrô ou uma "janela" dessas pequenas sabe?

Bem, é basicamente isso, oque me atrapalha muito é a falta de tiles ;\ Mas isso vou resolvendo com o tempo, hoje mesmo já achei alguns bem legais aqui que vão me ajudar com os próximos mapas.

Té mais,
Harox.

Gostei, ficou bonito.

Mas não vejo tanta necessidade em se usar parallax em interiores tipo casas, a não ser que seja uma casa realmente especial tipo a casa do herói, caso contrário se for usar esse método em todas as casas e interiores vai demorar um tempão pra ter mapas suficientes pra um jogo inteiro e além disso vai pesar bastante no tamanho final do jogo.

Mas sobre o mapa mesmo, ficou legal, só diminuiria um pouco o tamanho da casa, achei aquele corredor comprido demais.

Citação de: Uhtred online 06/01/2015 às 14:41
Gostei, ficou bonito.

Mas não vejo tanta necessidade em se usar parallax em interiores tipo casas, a não ser que seja uma casa realmente especial tipo a casa do herói, caso contrário se for usar esse método em todas as casas e interiores vai demorar um tempão pra ter mapas suficientes pra um jogo inteiro e além disso vai pesar bastante no tamanho final do jogo.

Mas sobre o mapa mesmo, ficou legal, só diminuiria um pouco o tamanho da casa, achei aquele corredor comprido demais.

o/ Um mito no meu tópico? e.e

Bem, sobre fazer parallax nesse mapa, é como eu disse eu tenho uma dificuldade ENORME de fazer mapas com o sistema de tiles do vx ace então to pensando em fazer todos os mapas em parallax. Não vai ter muito "interior", tirando esse só vai ter mais 2 mapas de interior e 2 de exterior, sendo que os 2 de interior vai ser bem grande. Também achei o corredor muito extendido, mas por incrivel que pareça a largura do mapa tá quase no minimo ;x se eu colocasse no minino só caberia a cozinha em baixo (ficando em um tamanho muito estranho) e em cima o quarto só caberia a cama se eu fosse fazer o banheiro desse jeito ai ;\ então achei melhor deixar desse jeito. Bem valeu por dar sua opinião aqui, ainda tenho muito pra aprender então qualquer crítica já me ajuda o/ Vlw

Té mais,
Harox.