O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial] Rodar RPG Maker em netbooks

Iniciado por Erzähler, 17/12/2012 às 11:35

Rodar RPG Maker XP e VX em netbooks

Introdução

A algum tempo, enqaunto procurava um meio de usar o Maker VX no netbook encontrei o FakeRes, um programa que 'engana' o  computador e permite que netbooks executem programas que exigem uma resolução maior que a tela que eles possuem. O programa cumpre o que promete, mas surge um problema: a parte inferior das janelas não são exibidas, o que impossibilita o uso de muitas janelas do maker. Eu busquei alguma solução para isso e encontrei o Script AltWindowDrag, que habilita a função de arrastar a janela clicando em qualquer parte dela. Assim quando necessário usar a parte inferior da janela, é possível simplesmente arrastar a janela até que seja exibida a área oculta.

Tutorial

Baixe e descompacte os programas necessários, que podem ser encontrados clicando aqui.

Na pasta  FakeRes + AltWinDrag, execute o arquivo fakeres_setup. O instalador irá ser iniciado.

Spoiler
[close]

Simplesmente aceite os termos e dê prosseguimento até chegar a essa tela.

Spoiler
[close]

Marque essa opção se não estiver marcada e clique em Finish. Seguinte janela abrirá.

Spoiler
[close]

No campo Application escolha o executável do RPG Maker.
Em Fake resolution, mantenha ao valor padrão.
Se desejar, mude o nome do atalho em Shortcut name e por fim clique em Create Shortcut.
Um atalho para o RPG Maker será criado. A partir de agora, só abra o Maker através desse atalho.

Voltando a pasta FakeRes + AltWinDrag, abra a pasta AltWindowDrag. Nela clique no executável mostrado abaixo.

Spoiler
[close]

Toda vez que precisar executar o Script, terá que usá-lo a partir daqui, já que ele não é instalável. Se quiser mudar o local de armazenamento do script, copie os dois aquivos que estão na pasta e cole-os juntos na pasta que desejar.
Assim que você clicar, o script irá rodar no system tray.
Abra o RPG Maker através do atalho criado no FakeRes. Tente criar um novo evento e você verá que a parte inferior da janela de edição estará oculta. coloque o cursor do mouse sobre a janela de edição de eventos, mantenha pressionados simultaneamente os botões Alt, e mova a janela mantendo o botão direito do mouse pressionado enquanto move o mouse.
Pronto, agora você pode visualizar qualquer parte da janela.

Obs: A janela só irá se mover se o script estiver em execução.

Dúvidas?

Mande PM ou poste aqui no tópico.

A um tempo atrás eu penei muito pra descobrir essa maneira...
Foi tanto que até desfiz o netbook ehauehaueh

Mas é muito bom, e pode servir pra muita gente! Obrigado por dispor! ;D
.

Legalzin, mas parece a mesma tutorial do Mattf.

19/12/2012 às 14:20 #3 Última edição: 19/12/2012 às 14:47 por Erzähler
Citação de: TanatosMaker online 19/12/2012 às 14:02
Legalzin, mas parece a mesma tutorial do Mattf.

Impossível, eu mesmo criei.
Citação de: Mistyrol online 19/12/2012 às 14:17
Coloque os créditos necessários, ou o tópico será trancado!

Não há créditos a serem dados aqui, eu criei o tutorial. Sugiro que vejam se não é o caso do Mattf ter copiado de mim.

Edit: De qualquer forma vou ver essa situação.

Atualização: Pedi ao TanatosMaker que me enviasse o tópico de onde eu supostamente 'copiei' o conteúdo. Bom, o tópico que abri através do link é de minha autoria também, então isso já prova que houve um engano. Acredito que o fato de eu ter utilizado o editor offline de tópicos, este sim criado pelo Mattf, e por tal programa colocar o nome do Mattf no rodapé do tópico foi o motivo do mal entendido. Bom, estou a disposição caso se prove o contrário. Deixo o link para o cache e para o tópico.

Spoiler

Citação de: TanatosMaker online 19/12/2012 às 15:20
Desculpa o incomodo XD

Isso acontece nas melhores comunidades e com os melhores makers!  :ok:

Vamos esperar a MRM voltar - se voltar - e tirar a dúvida em definitivo.

Eu já havia feito isso, pois há uns tempos atrás eu só tinha meu netbook para usar.
Devo dizer, que é realmente útil, mas quem usou sabe que tem aquela complicação de a janela de scripts ultrapassar a tela =/.

Utilizo notebook aqui e não precisei fazer isso ._.
De todo modo obrigado por postar e ajudar a quem precise  :ok:

Muito útil. Deu certinho aqui. Parabéns por este tutorial. 

Nossa não sabia que RPG Maker's não rodavam em netbooks, o meu roda muito bem e instalei ele normalmente...

Mas é verdade. No meu, por exemplo, instalou normal o Ace, mas ao iniciar o programa aparecia uma janela avisando que a resolução não suportava.
Depois que instalei o programa sugerido no tópico, pude rodar bem o Ace, mas havia ainda o problema das janelas maiores que não dava para ver a parte inferior de forma alguma. Depois do script, basta segurar o alt e mover a janela.

Acredito que seu netbook é melhor do que o que recebi do MEC , é um quebra galho e de vez em quando apronta. kkkkkkk

Isso nunca aconteceu comigo, mas deve ajudar muita gente. +Ouro