O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tela de Título por Eventos Completa - 1° Parte

Iniciado por math2607, 18/01/2015 às 16:11

18/01/2015 às 16:11 Última edição: 18/01/2015 às 18:25 por math2607
Sistema Por: Math2607
Incompatibilidades: Nenhuma
Engine: RMVXA     
F.A.Q Embutido: Yes
Nível de dificuldade: Maaaaaais ou menos, mais ou menos...

Aviso: O tutorial é grande, e não foi possível colocar ele todo em um tópico por causa do limite de caracteres. Já conversei com um ADM do fórum e fui autorizado a dividi-lo em dois tópicos. Clique Aqui para ir à 2° Parte!

  • Introdução
>     Booooom, eu andei pesquisando no fórum para ver se encontrava algum tutorial de Tela de Título por eventos, e o que achei foi exposições de titles já feitas, e que foram postadas a algum tempo. Então, eu pensei: "Pô, faz tempo que estou querendo postar tutoriais no fórum, isso é uma oportunidade de assim o fazer". Então, voilà, cá esta meu tutorial "compreto", com buttons como Iniciar, Continuar, Extras, Sair, e ensinar como adicionar outros.

  • Mãos à obra
>     Bom, primeira-mente você irá precisar de um Script do Raizen (bendito Raizen, mal posso ver seus movimentos) que se chama Pular Title, que você pode adquiri-lo cricando aqui! Com ele, irá acontecer exatamente o que o título do Script sugere: Pular o Title. Ele não roda a tela de Título do RMVXA, e sim, inicia diretamente o mapa onde o personagem esta colocado. Abra seu projeto no RMVXA, abra o Editor de Scripts (clicando no ícone ou apertando F11), desça até Scripts Adicionais, clique com o botão direito do Rato em baixo de onde esta escrito Scripts Adicionais, clique em Inserir Novo Script e cole o script do Raizen-berg no espaço em branco.

Demonstração
[close]

>     Agooooora o bixo pega, Truta. No RMVXA, na parte onde está os mapas, crie um com o nome Titulo, com as dimenções 17x13 (as mínimas). E, no campo Tileset, escolha o tile Exterior, como na imagem a seguir:


>    Volte, e abra o Banco de Dados (clicando o ícone ou apertando F9). Na aba Heróis (a primeira), selecione o primeiro personagem da lista de personagens (se não tiver nenhum, crie um), em Gráfico clique duas vezes no do charset e selecione nenhum.



>    Agora, ainda no Banco de Dados, vá na aba Tilesets, selecione o tileset Exterior, desça com o cursor até a metade do tile e aperte no X como na figura abaixo.


>     "Mais tio, por que que eu apertei esse X?". Quando o X está sobre o tile, será impossível caminhar com o personagem em cima dele. Porém, se você apertou o X, você viu que ele virou um O, e esse símbolo diz que é possível andar por cima do tile, e isso é a base do sistema inteiro. Eventers mais "estudados" já devem  ter sacado o funcionamento do sistema. Há dois meios de fazer esse sistema: Assim, por tiles, prático e fácil, e por variáveis, um pouco mais complicado e mais perigoso de acontecer bugs. No RMVX, eu fiz um por variáveis e sem dúvidas foi mais eficiente, porém, eu não sei por que, no RMVXA, eu fiz um por variáveis e ele bugou inteiro. Refiz ele várias vezes porém, nada de dar certo. Por isso, prefiro esse método. Óquei, voltando para o mapa, na parte onde fica os tiles, selecione aquele tile, aquele mesmo, no qual você apertou o X, e pinte todo o mapa com ele. Ainda nele, selecione o mapa de eventos (clicando no ícone ou apertando F6) e arraste o "fantasma" do seu personagem para as coordenadas 002, 000 no mapa. Deve ter ficado assim:

Exemplo
[close]

>    Agora, dê adeus ao RMVXA, por enquanto, e abra um editor de imagens. Pode ser qualquer um (até o paint), e crie uma imagens Transparente com 544 de largura e 416 de altura. Óquei, nela, coloque o título do seu Game (se você tiver um banner todo trabalhado e tudo mais, coloque. Se não tem, peça para alguém fazer na área de Fabricas do fórum [ou faça você uma se você sabe fazer]). Agora, um pouco abaixo do título, escreva Novo Jogo, Carregar, Extras e Sair, um em baixo do outro. Porém, em Novo Jogo, Escreva-o em uma cor diferente dos demais Buttons, pois isso indicará que o cursor do jogo estará sobre ele. Eu sugiro que Carregar, Extras e Sair fiquem cinzas, e Novo Jogo fique com uma cor extravagante (como vermelho ou amarelo). Criou? To esperando....... Pronto? Belê, seguindo o tutorial, salve a imagem com o nome Titulo1, só mesmo para indicar e diferenciar as outras imagens. Agora, SEM MEXER NAS POSIÇÕES DAS LETRAS, selecione Novo Jogo e mude para cinza também. Agora, selecione Carregar e mude para a cor que você tinha escolhido antes para Novo Jogo, e salve a imagem como Titulo2 (cuidado para não salvar em cima da Titulo1, cabeção). Depois, repita o procedimento para Extras e Sair, salvando respectivamente como Titulo3 e Titulo4. Caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaso você seja preguiçoso ocupado demais para criar as imagens, utilize as minhas como base, fazendo as alterações devidas:

Templates



[close]

>     Cierto, agora vem a parte desgraçada de irritante de p*ta que pariu de difícil complicada. Volte para o RMVXA (estava com saudade dele né?), abra o Gerenciador de Recursos (clicando no ícone ou apertando F10), selecione Graphics/Pictures, clique em importar e selecione as quatro imagens que foram criadas. Agora, no mapa, crie um evento, em Condição de Início, coloque Inicio Automático. Nele, adicione uma música bem bacaninha (clique em <> duas vezes, vá na segunda aba, clique em Reproduzir BGM e selecione a música. Caso você queira add outra musica ao seu jogo, vá em Gerenciador de Recursos [clicando no ícone ou apertando F10], depois em Audio/BGM, Importar e selecione a música que você quer), depois, clique duas vezes em <>, vá em Movimento de Evento (na segunda aba), selecione Jogador e clique em Pular, e em coordenadas de x coloque -2. isso fará que ele pule dois quadrados para a esquerda (Off: cara, o Y do RMVXA é diferente do Y que eu aprendi na escola. O negativo, na escola, é para baixo, enquanto no RMVXA é para cima. Por que isso cara?). Depois, clique novamente no <>, selecione Controle de Switch Local, Switch Local: A, On, e OK. depois, crie uma nova página e, nessa página, clique no box Switch Local, e selecione A. Deve ter ficado assim:


>    Beleuza Creuza, agora, no mapa, crie um evento na coordenada 000,000 do mapa. Em Condição de Início, coloque Ao Tocar Jogador. Óquei, agora, em Lista de Comandos de Eventos, clique em <> e na segunda aba clique em Mostra Imagem. Em Número, coloque 2 se você quiser uma imagem de fundo fixa (que no caso seria o número 1). Mas, se você quiser o fundo se movendo, você pode facilmente arrumar isso nas configurações de mapa (vide Dicas abaixo), então você pode deixar 1 mesmo. Em Gráfico de Imagem, selecione a Titulo1, que foi criado anteriormente. Ative uma Switch Local A (o mesmo processo que foi indicado um pouco acima do tutorial) e coloque Esperar 10 frames (na segunda aba de <>, clique em Esperar). Crie uma nova página. Nessa página, em Codição de Inicio, coloque Processo paralelo. Agora, você vai precisar de algumas condições. Para isso, clique duas vezes em <>, na primeira aba, selecione Condição. Na quarta aba, em Tecla, selecione C, e deixe marcada a box Adicionar Exceção. Dentro da condição, adicione Deletar imagem 1 e 2, Parar BGM e Teletransporte para outro mapa (que no caso é o primeiro mapa do jogo), e coloque Switch Local A Off. Dentro da Exceção, crie uma nova Condição, se a tecla Baixo foi pressionada (no mesmo lugar que a tecla C), porém, desmarque a box Adicionar Exceção. Dentro dessa condição, desative a Switch Local A. Depois de tudo isso, deve ter ficado assim:

Primeira Página

Segunda Página

Aviso: O tutorial é grande, e não foi possível colocar ele todo em um tópico por causa do limite de caracteres. Já conversei com um ADM do fórum e fui autorizado a dividi-lo em dois tópicos. Clique Aqui para ir à 2° Parte!