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Tela de Título por Eventos Completa - 2° Parte

Iniciado por math2607, 18/01/2015 às 16:15

18/01/2015 às 16:15 Última edição: 18/01/2015 às 18:34 por math2607
Sistema Por: Math2607
Incompatibilidades: Nenhuma
Engine: RMVXA     
F.A.Q Embutido: Yes
Nível de dificuldade: Maaaaaais ou menos, mais ou menos...

Aviso: O tutorial é grande, e não foi possível colocar ele todo em um tópico por causa do limite de caracteres. Já conversei com um ADM do fórum e fui autorizado a dividi-lo em dois tópicos. Clique Aqui para ir à 1° Parte!

Continuando

>     Fácil como tirar espada da mão de NPC, não é verdade? Agora, mais fácil ainda. Não crie outro evento do zero, mais copie esse que você acabou de criar e cole um quadrado abaixo dele. Porém, abra-o e substitua a imagem Titulo1 por Titulo2. Na segunda página, na condição C, exclua tudo, e clique duas vezes em <>, vá na terceira aba e clique em chamar Script. "SCRIPT NOOOOOOOOOO!!!!". Calma, jovem padawan, é bem simples, é só copiar e colar no espaço em branco o seguinte Script: SceneManager.call(Scene_Load). Ele serve para chamar o menu de Load do RMVXA. Depois desative a Switch local A. A ultima coisa que você vai fazer aqui é em Exceção adicionar mais uma condição. É só copiar e colar a de cima (Condição de Tecla Baixo), mudando somente a tecla baixo para tecla cima. Deve ter ficado assim:


>    Óquei, copie esse evento e cole um quadrado em baixo, substituindo Titulo2 por Título3. Várias coisas podem ser adicionadas ao extras. Para faze-lo, é só seguir o tutorial tudo de novo, só que fazendo outros buttons e outros eventos. Então, só Exclua o Script na segunda página e deixe assim até você criar os extras. Agora, copie esse evento e cole em baixo, substitua Titulo3 por Titulo4 e na segunda página, em condição de tecla C, em cima de Switch Local A off, chame um Script, copie e cole no espaço em branco o seguinte Script: SceneManager.exit. Depois, em Exeção, exclua a condição de tecla Baixo, e pronto. Exemplo:


>    O tutorial, por si só, está acabando. Porém, ainda tem umas coisinhas. No mapa de Eventos (clique no ícone ou aperte F6), do lado do evento na coordenada 000, 000, crie um outro evento. Não coloque nada neste, mas apenas em Prioridade, coloque Junto ao Herói. Copie e cole em torno dos eventos abaixo. Isso serve para que na tela de título o herói não saia do caminho que ele tem que fazer e bugue toda a tela. Deve ter ficado assim:

Mapa de Eventos

[close]

>    Óquei, quase pronto. Agora, para add uma imagem de fundo, pegue uma bem bunita na internet, abra-a no editor de imagens que você usa e mude a largura para 544 e a altura para 416, importe para seu projeto e no primeiro evento que criamos (o de inicio automático) clique em Mostrar imagem e selecione o fundo que você quer utilizar. A ultima coisa é que você tem que ir no mapa que o personagem vai clicando no Novo Jogo e criar um evento de início automático e colocar para ele mudar os gráficos do herói para o herói que você quiser. Ative uma Switch local A, crie uma nova página e clique na box Switch Local e selecione A. Aeeeeee acabou-se o que era douce. Agora, vamos às dicas

  • Dicas: Atenção: As dicas apresentadas não estarão na Demo do Sistema.
Dica de Número 1: Sons.
>     Bom, sabemos que quanto mais sons, melhor. Então, para dar um ar mais bonito para o seu projeto, uma dica é adicionar sons para o projeto. Tanto na hora que o cursor desce para outro button, tanto quando clicamos Enter, é sempre interessante adicionar. Para adicionar os de mudança de cursor, vá nos eventos de mudança de imagem de cursor e, na primeira página, adicione um SE (segunda aba de <>) em cima de tudo que está feito na página, e selecione o Sound Effect que você deseja ("Hmmmmmm, é isso que siginifica SE?" Sim criança, Sound Effect, do Latim "Soundis" [som] e Ephectus" [Efeito]) (Zueiraaaaa, é do inglês memo). Eu recomendo, neste caso, usar o som Cursor1 ou 2. Segue como deve ter ficado:

     
>     E para add um quando clicamos Enter em algum Button, é só ir na segunda página e, em condição de Tecla C, acima de tudo que está feito, adicione um Soundis Ephectus. Eu recomendo, neste caso, usar o Decision1, 2 e 3. Segue o exemplo:



Dica de Número 2: Extras.
>    Essa é uma dica muito boa para implementar o seu projeto, pois como diria um velho sábio dos altos montes do Himalaia, "o que conta são os detalhes". Você pode adicionar nos extras tesouros achados no caminho do jogo, como um sistema parecido com o do Uncharted, que é simples de ser feito por eventos (eu posso fazer um tuto c:), um bestiário (que ja existe em várias partes do Fórum), um vestiár... Um resumão da história do jogo, os personagens do jogo, créditos do jogo, sistemas, e até uma história de verdade, pois o jogo pode ser baseado em fatos reais (que é o caso do meu próximo jogo). E por que não um mini-game, dentro do seu macro-game? São Ad Infinitum possibilidades. Para criar os extras, você precisa voltar um pouco no tutorial e criar mais uma série de buttons, como foram feitos para Titulo1, 2, 3 e 4, mas contendo outras informações. para ativar os extras, vá no evento em que é mostrado o Button extras no mapa e, em Condições de Tecla C, faça com que o personagem pule para outro canto do mapa, no qual contém outra sequencia de eventos que mudam as imagens de buttons. E nesses eventos, em vez de conter Novo Jogo, Continuar, etc, conterá os Tesouros, Mini-games, os Extras do seu game. Para voltar à tela inicial, feche o jogo crie os extras com um button Voltar, para quando clicarem nele, ele pular para o canto no qual contém os eventos de Novo Jogo, Continuar, Etc. É só repetir o tutorial mais com outras imagens de Buttons.

Dica de Número 3: Fundo.

     
>    Há várias formas de deixar o seu Title mais bunitin, elegante charmoso e das galáxias. Uma delas, é um fundo animado, ou como diria os truta lá da quebrada (pois eles também mexem no RMVXA), um fundo "que se mexe". Há três formas de se fazer isso. Uma é com o Panorama, outra é com imagens fixas aleatórias, e outra é com imagens fixas para cada Button (como no Title Mog Hunter). Para criar um panorama, vá nas Propriedades do mapa, e em Panorama, escolha algum dentre os panoramas disponíveis. Caso nenhum lhe agradou, basta adicionar outro no Gerenciador de Recursos. Altere a Repetição Horizontal e Vertical, caso queira. Para imagens fixas aleatórias, crie um evento em Processo Paralelo em Condição de Inicio e clique em Controle de Variável. Selecione qualquer variável e em operador marque aleatório. O número que você deve colocar é o número de imagens que você quer que apareça. Exemplo, eu quero que apareça 4 imagens, então eu tenho que colocar de 1 a 4. Em baixo, coloque um Esperar 400 Frames (o número vai de cada gosto, mas é o recomendado). Então crie uma Condição, marque Variável e escolha a variável que você colocou em cima, e coloque igual a, e coloque o número 1, e desmarque o box Adicionar Exceção. Dentro da condição, clique em Mostrar Imagem, e selecione uma das imagens (que antes devem ser Importadas para o projeto) que você quer usar como fundo. Agora, copie e cole a condição em baixo, mudando o numero igual a 1 para igual a 2, e mude a imagem que vai ser mostrada. Repita o processo o número de imagens que você vai utilizar. Se tiver Um milhão de imagens, então vai da um lag do capiroto você precisará de um milhão de condições. Segue um exemplo:


Spoiler
>    E para uma imagem para cada Button, basta ir nos eventos que mudam a imagem dos buttons e, logo abaixo de onde está Mostrar Imagem: Titulo1 (ou 2, 3, 4), coloque outro mostrar imagem, de número 1. No evento de Novo Jogo, coloque uma imagem. No evento de Continuar, coloque outra, e assim sucessivamente, todas com o número 1 (pois os buttons estão com o número 2 e devem ficar acima do fundo).


Dica de Número 4: Intro.
>    Bom, você já deve ter percebido à essa altura do campeonato que o sistema é TOTALMENTE customizável. Então, por que não deixar seu projeto com cara de Naughty Dog? Adicione uma Intro, uma imagem com o logo de sua empresa. Basta ir no primeiro evento criado (o de início automático) e acima de tudo que tem, colocar uma outra música (se você quiser) e adicionar uma imagem com a sua logo, Esperar o tempo que você quer que sua logo apareça, depois Parar BGM, deletar a imagem logo, esperar um tempinho pras pessoa digeri sua logo e tudo pronto. Exemplo:


Dica de Número 5:
   Utilize as dicas de número 1, 2, 3 e 4 para que o seu projeto fique bonito e cheroso.

  • Demo do Sistema

Clique na imagem para fazer o download

Aviso: O tutorial é grande, e não foi possível colocar ele todo em um tópico por causa do limite de caracteres. Já conversei com um ADM do fórum e fui autorizado a dividi-lo em dois tópicos. Clique Aqui para ir à 1° Parte!