O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu 1º mapa

Iniciado por Enter, 01/02/2015 às 02:25

01/02/2015 às 02:25 Última edição: 01/02/2015 às 22:19 por Enter
Oi, esse é meu primeiro mapa feito com edições no photoshop. Vocês podem analisa-lo? Criticas construtivas são bem-vindas.

O mapa velho

Spoiler
Edit:Ok pessoal, fiz algumas alterações, e agora?  Que dicas vocês podem me dar? Obrigado pela ajuda

[hs width=320 height=240]https://uploaddeimagens.com.br/images/000/440/486/original/entermap.png?1422822824[/hs]
[close]

Edit³: Ok, pessoal. Muito Obrigado. Podem analisar?
Novo mapa:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/cHi4jnA.png?1[/hs]

Cara, isso tá uma bagunça. Além da mistura de tiles bizarra, você deve ter usado vários efeitos nas coisas de modo que não dá pra saber direito o que é o quê. Não quero parecer grosso ou nada do tipo, só estou sendo sincero. Se eu fosse você tentaria refazer o mapa novamente, escolhendo uma padrão de tilesets(sem misturas), pegando leve nos efeitos e delimitando bem onde começa/termina cada elemento do mapa e retire essa borda preta das casas, não faz nenhum sentido. Enfim, fica difícil apontar ponto por ponto o que tem de errado, pois está bem bagunçado mesmo.

Caramba, que coisa maluca é essa? Tá muito doido isso dai. Tem muito tile por cima de outro ali no meio... e você abusou um pouco dos efeitos, a ponto de deixar várias "machas" no mapa. Não sei nem dizer o que é isso dai... tente dar uma arrumada. Espero não ter te ofendido!
Prazer, Terror dos Modinha

Desculpe-me perguntar, mais o que era para ser esse mapa? Tem tantos efeitos que não consigo deduzir ou ter uma ideia do que pode ser.
RPG Maker Vx Ace.

CitarCara, isso tá uma bagunça. Além da mistura de tiles bizarra, você deve ter usado vários efeitos nas coisas de modo que não dá pra saber direito o que é o quê. Não quero parecer grosso ou nada do tipo, só estou sendo sincero. Se eu fosse você tentaria refazer o mapa novamente, escolhendo uma padrão de tilesets(sem misturas), pegando leve nos efeitos e delimitando bem onde começa/termina cada elemento do mapa e retire essa borda preta das casas, não faz nenhum sentido. Enfim, fica difícil apontar ponto por ponto o que tem de errado, pois está bem bagunçado mesmo.
kkk É verdade. Vlw, vou deixar os tiles mais padronizados e tirar essas bordas.

CitarCaramba, que coisa maluca é essa? Tá muito doido isso dai. Tem muito tile por cima de outro ali no meio... e você abusou um pouco dos efeitos, a ponto de deixar várias "machas" no mapa. Não sei nem dizer o que é isso dai... tente dar uma arrumada. Espero não ter te ofendido!

Um abusei muito dos efeitos. Estou tentando fazer um mapa que seja uma cidade em um outro planeta com uma natureza diferente. Mas acho que forcei muito também. Rlx, não estou ofendido, é isso mesmo que eu quero ler. Sou novo em mapas.

CitarDesculpe-me perguntar, mais o que era para ser esse mapa? Tem tantos efeitos que não consigo deduzir ou ter uma ideia do que pode ser.
Estou tentando fazer uma cidade em um planeta selvagem. Mas achar as texturas certas está osso..

Ah, tudo bem! A unica coisa que acho, é que foi meio misturado algumas coisas. Ficou com uma saturação meio alta, e algumas coisas, como no chão não consigo ver o que é (Aquilo roxo é o que? -q). E aquele contorno na casa, deve ser relacionado ao game né? Por que se não, recomendaria modificar pra alguma coisa diferente.
RPG Maker Vx Ace.

Bem este é o tipo de mapa no qual você deve apagar, esquecer, e fazer de novo...
try again soon.

:.x.: Saudações Azulinas.

Agora sim, bem mais visível e compreensível, bem agora podemos analisar rsrs.

Ah, eu vi que aquela casa de teto roxo ali é a Wizard House da celianna? será? ( ͡° ͜ʖ ͡°) rsrs

Bem, o teto da torre no inferior direito do mapa está bem estranha, e o teto do lado direito dela também, além de não combinar com texturas, uma dica, se for utilizar texturas, utilize em tudo, não só em pisos e em algumas casas, fazendo isso você dá uma igualdade em tudo, no seu cenário as casas estilo RTP (e o teto da wizard house, eu sei que é rsrs) não estão compatíveis um com o outro.

:.x.: Saudações Azulinas.

1: tem uns riscos brancos em cima da casa, acho que não deveriam estar aí xD

2: Espaço vazio. Basicamente só tem uma textura ai sendo repetida. Tente colocar objetos, casas ou então apenas uma variação desse chão(sem exageros).

3: Dá pra perceber que você copiou e colou inumeras vezes a mesma parte do telhado '-' não ficou bem encaixado, além de algumas partes estarem esticadas, o que faz perder qualidade. Fora isso, a casa está mal formulada, aí a melhor solução que eu posso te dar é procurar por tutoriais de como fazer uma casa simples.

4: apesar de ter melhorado a divisão da estrada com essa subida, dá pra perceber que você não delimitou muito bem, tá meio torto essas bordas.

5: Wtf, o que seria aquele telhado roxo? sério, tá bem bizarro. Fora que ainda tem bordas pretas, e as texturas estão flat, sem profundidade, fora as janelas que não combinam com a textura da parede.

6: mesmo problema do 3.

@TokusatsuBR
Oi, foi mal. Esqueci de responde-lo. Mas eu tinha lido o seu comentário, e estou tentando melhorar a saturação agora. Se você puder, analise o meu novo mapa e diga o que achou. Obrigado.

@SimonMuran
Simon, vlw. Aqueles telhados eram dela sim. Mas eu realmente não sabia que tinha o nome de "Wizard House" - agora eu sei. Hehe. Mas nessa nova edição do mapa eu resolvi tirar o recurso, pois parece que foi feito por pixel art - então não da para editar muito e nem mesmo mudar o estilo dela.

Agora que vocês me disseram, os tetos ficaram meio estranhos mesmo. Mas eu achei até legal o efeito que eu coloquei no teto do prédio direito, mas concordo com vocês agora que não combinou. Então, mudei nesse novo mapa. Vlw

@eros2
Cara vlw mesmoo, sua analise foi muito detalhada. E a imagem ajudou muito. Pois estou fazendo em tempos pausados, ou seja: alguns detalhes passam despercebidos.

1: kkk, era um efeito que eu estou tentando inventar. Algo parecido com as artes do Street Fighter IV...
2: Tentei arrumar, se puder ver se ficou bom..
3: Pronto, tirei todo o telhado!
4: Bom, não entendi muito bem seu comentário nessa parte, mas acho que sua observação foi relacionada ao espaçamento, então ajustei.
5: Poxa, eu achei os telhados dos meus prédios bem legais!  :T.T:
6: Tentei corrigir, buscando texturas de telhado, mas nesse angulo fica tudo meio estranho... Então, coloquei um efeito de sombra também...

Novo mapa:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/cHi4jnA.png?1[/hs]

Os feedbacks me ajudaram bastante, então, se puderem analisar o mapa novamente.... Vlww

Hm ... cara, eu admiro essa tua tentativa de tentar algo diferente do comum, começar a testar mapas feitos pelo PS e utilizar bastante texturas e outros elementos pra compor o mapa, mas até agora ainda não chegou em um resultado favorável.

Essa tua última imagem tá melhor do que as outras, mas mesmo assim não ficou nada bom, acho que as texturas que usou para os pisos acabaram deixando eles muito saturados, já a estrada ali ficou ótima, mas não combina em nada com o restante dos elementos do mapa, igualmente posso dizer da textura usada para os prédios, aquela árvore também não combina e a torre ali tá muito estranha, a tentativa de inserir sombra não ficou bem feita.

Uma dica que eu dou é: antes de ir colocando elementos e texturas de forma aleatória, procure juntar elementos que combinem entre si e só depois de conseguir esse padrão, aí tente encaixar eles no mapa. Pois dificilmente vai conseguir mesclar texturas reais (como a do asfalto ali) com pixel art (como as telhas da torre e as janelas).

Mas como disse no início, é uma boa iniciativa tentar fugir do padrão e do óbvio, mas justamente por não ser padrão e óbvio as coisas ficam um pouco mais complicadas de serem feitas.

Citação de: Uhtred online 02/02/2015 às 17:38
Hm ... cara, eu admiro essa tua tentativa de tentar algo diferente do comum, começar a testar mapas feitos pelo PS e utilizar bastante texturas e outros elementos pra compor o mapa, mas até agora ainda não chegou em um resultado favorável.

Essa tua última imagem tá melhor do que as outras, mas mesmo assim não ficou nada bom, acho que as texturas que usou para os pisos acabaram deixando eles muito saturados, já a estrada ali ficou ótima, mas não combina em nada com o restante dos elementos do mapa, igualmente posso dizer da textura usada para os prédios, aquela árvore também não combina e a torre ali tá muito estranha, a tentativa de inserir sombra não ficou bem feita.

Uma dica que eu dou é: antes de ir colocando elementos e texturas de forma aleatória, procure juntar elementos que combinem entre si e só depois de conseguir esse padrão, aí tente encaixar eles no mapa. Pois dificilmente vai conseguir mesclar texturas reais (como a do asfalto ali) com pixel art (como as telhas da torre e as janelas).

Mas como disse no início, é uma boa iniciativa tentar fugir do padrão e do óbvio, mas justamente por não ser padrão e óbvio as coisas ficam um pouco mais complicadas de serem feitas.

Obrigado Uhtred, vlw, ótima dica sim. Eu realmente quis fazer algo diferente nesse mapa, acho que da para perceber pela propria estrutura dele. Com a ajuda de vocês eu consegui chegar nesse resultado. Um ponto que vocês apontaram bastante é sobre a saturação. Mas, vocês acham que mesmo se diminuísse isso e tirar a torre do telhado 'estranho' ele vai ficar melhor? Ou Mesmo assim, ele não está um mapa usável o suficiente?