O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Teste de mapa para projeto

Iniciado por Paulo R., 02/02/2015 às 21:18

Oi :3 Então pessoal, queria que vocês dessem uma olhada num mapa que estou fazendo para meu projeto. É um teste, isso significa que a qualquer momento pode haver alterações bruscas no mesmo. Eu fiz o mapa baseado numa técnica que vi aqui no fórum sobre parallax. Só que eu decidi (tentar) fazer algo mais do meu jeito. Eu fiz o mapa de maneira simples, apenas aplicando efeitos de iluminação (que sinceramente não sei se está muito bom =/) e montando ele devagarinho. Parte do mapa foi desenhada por mim (pixel por pixel com lápis do paint.net e efeitos de ruído) e outra foi feita montada com tilesets futurísticos, uma vez que a tentativa é de criar um projeto de Scifi/Terror. Enfim, quero que vocês me deem dicas no que posso melhorar. Aí está o mapa:

Spoiler
[close]

Eu gostei bastante do mapa. Os tiles que você fez ficaram muito bonitos, bom trabalho. Só que achei o mapa escuro demais, ou no caso, as luzes não iluminam tão bem assim.

Se trabalhar na iluminação talvez melhore um pouco. O que seria essa área? Um sala de computadores?
Prazer, Terror dos Modinha

Primeiramente obrigado pelo elogios e rapidez. Não achava que iriam responder tão rápido ^~^. Enfim, o objetivo é de fato deixar beeem escuro mesmo, levando em conta que o projeto é também de terror. Você acha que ficou ruim? Por que tipo, o objetivo era justamente dificultar a visão do jogador.

E bem, essa área é mais ou menos uma área de computadores sim. Para ser mais especifico seria uma sala para armazenamentos de dados computacionais e alguns suprimentos (não sei como posso chamar isso xD). Só para clarear as idéias, o jogo se passa dentro de uma nave espacial (não exatamente uma nave, mas não quero falar o que de fato é por que não quero abrir muito do que é o jogo, então... é mais ou menos uma nave espacial xD).

Citação de: Paulo R. online 02/02/2015 às 21:53
Primeiramente obrigado pelo elogios e rapidez. Não achava que iriam responder tão rápido ^~^. Enfim, o objetivo é de fato deixar beeem escuro mesmo, levando em conta que o projeto é também de terror. Você acha que ficou ruim? Por que tipo, o objetivo era justamente dificultar a visão do jogador.

E bem, essa área é mais ou menos uma área de computadores sim. Para ser mais especifico seria uma sala para armazenamentos de dados computacionais e alguns suprimentos (não sei como posso chamar isso xD). Só para clarear as idéias, o jogo se passa dentro de uma nave espacial (não exatamente uma nave, mas não quero falar o que de fato é por que não quero abrir muito do que é o jogo, então... é mais ou menos uma nave espacial xD).

Haha, gosto de tratar o pessoal bem. Ainda mais na minha área que é mapeamento, é sempre bom ajudar e criticar a quem necessita /o;

Olha, eu não achei ruim, mas acho que se colocasse um pouco mais visível ficaria melhor. Sei que a ideia é ser algo muito escuro, pra ocasionalmente deixar o ambiente com o clima de terror mas mesmo assim acho que um pouco mais de "força" na luz ficaria bacana.

Espero ver mais de seu projeto misterioso, se precisar de algo tamos ae.  :ok:

Achei um bom mapa em geral, mas acho que poderia melhorar em alguns aspectos principalmente na iluminação, que não está iluminando nada, acho que deveria iluminar mais as paredes e o chão, entendo que é um game de terror, e é um gênero muito difícil de achar a iluminação correta, leve em conta outros mapas de jogos de terror.

As Tvs/monitores ou seja lá o que for aquelas coisas, estão muito claros, estão iluminando mais até que as lâmpadas.

Acho que pelo fato de ser Scifi deveria ser bem iluminado os mapas, e por ser Terror deveria ser pouco iluminado, minha dica seria que tivesse muitas lâmpadas e leds no início mas a maioria delas falhassem, sendo assim seria escuro e pouco iluminado como um bom jogo de terror.

Haha, bom saber que o pessoal daqui realmente gostar de ajuda, assim eu me sinto mais confortável para pedir ajuda ^^. Mas voltando ao mapa, eu tentei dar uma melhorada, mas tá difícil xD Tentei deixar a iluminação 'mais presente'. Mas ainda não gostei muito do resultado. Algo não me agrada >.> Enfim, aí está, o que acham?:

Spoiler
[close]

A iluminação ainda não está boa, tente deixar o mapa mais escuro(Segunda aba de eventos-Efeitos de tela-Tonalidade da tela) e o formato da "luz" mais padronizado, se você também fizesse luz no chão debaixo da lâmpada o efeito iria acabar fazendo mais sentido.
Eu também não tenho como lhe ajudar muito se o assunto for iluminação, acho que, como você é iniciante em mapeamento deveria talvez usar um sistema de iluminação, um dos melhores e mais fáceis é do Khas, e ainda tem muitos tutoriais por aí.

Cara, muito bom esse script que você me recomendou, valeu mesmo  :XD: Fiz uns testes aqui, pois como é bem complexo e eu to com um pouquinho de dor cabeça, acabei fazendo confusão de vez em quando, mas atingi um resultado. Ainda não sei se está agradável, pois não tenho experiência no assunto, mas eu tentei fazer o melhor que pude criando algumas variações de luz. Deixei o mapa mais escuro como pediu. E então, o que acham?

Spoiler
[close]

O mapa mais escuro ficou melhor, porém acho que foi um erro meu falar pra diminuir a claridades dos monitores dos "sem sinal", estava bem melhor do outro jeito.

Ta a iluminação ta muito fraca.
Abre uma página de eventos, bota em "Processo Paralelo" e vá na terceira aba e clique em "chamar script", e cole o código:

s = $game_map.effect_surface
s.change_color(10,0,0,0,170)

Modifique os números como quiser, eles servem respectivamente para: Tempo, R, G, B, e Opacidade.

E em seguida "Apagar Evento Temporário"

E agora cria um evento onde estão as lâmpadas e crie um comentário escrito "[light 0]" sem aspas(O 0 se refere ao efeito que está no script, assim você pode botar efeitos novos ou usar os que já tem).

Fiz isso meio correndo, talvez eu tenha dito algumas besteiras, mas espero que ajude  :XD:

Well, fiz o que você me indicou e atingi um resultado com luz mais clara e agradável (ao meu ver). Valeu!  :ok: Mas enfim, o resultado foi este:

Spoiler
[close]

Para mim ficou bom. Está dentro do contexto do mapa e mais ou menos como eu imaginava ele. Sei que está cheio de imperfeições ainda, mas não vou me alongar muito nessa questão não  :XD: É meu primeiro projeto, não quero acelerar de uma vez e tentar fazer tudo perfeitinho. Senão eu vou levar um bom tempo só para criar mapas haha Mas bem... eu estou feliz com o resultado. Mas o que você acha? Quero uma opinião final, ver se não tem algo que eu pequei demais e acabou ficando feio. É isso, valeu ai gente, vocês ajudaram bastante  :ok:

Olha só, que coisa mais lindja.

Eu curti essa versão do mapa. A iluminação ficou de um modo que da pra ver, e ao mesmo tempo está tampando algumas áreas. Só não entendi o porque de ter tirado as luzes que você fez? Volte com eles, são mais bonitos e combinam melhor com o mapa.

Enfim, esperando por mais mapas do seu projeto misterioso!

Ficou um ótimo mapa!  :XD:

Iluminação agradável, não tão forte e nem tão escura, perfeita para um jogo de terror.

Como eu havia dito é um gênero difícil de trabalhar, e você conseguiu com sucesso \o/ Parabéns  :ok:

haha Denovo, devo agradecer ao dois, foram de grande ajuda, o mapa de fato ficou legal e eu mesmo estou satisfeito, obrigado :ok: Ah, e Makers... não entendi exatamente a iluminação que você citou, seria a das lampadas? Não sei como, mas na bagunça de mexer direto no mapa eu acho que perdi. De qualquer modo, não é tão difícil fazer e consegui algo interessante aqui (pelo menos no meu ponto de vista xD) Se não acharem que combinou, eu deixo como estava antes. Enfim, fiz várias alterações no mapa, espero que essa tenha sido a última :p

Spoiler
[close]

Ficou ainda melhor que o de antes, e duvido que precisará de mais alguma modificação. :clap:

Achei bem massa. Sim, eu me referia as lampadas antigas, que você as tinha feito. A única coisa que não curti foi o efeito das lampadas passando ali por cima... mas é apenas minha opinião.

Enfim, tá ótimo jovem!