O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ponte Alagaesia - Avaliação de Mapas

Iniciado por Lincoln, 08/03/2015 às 17:40

08/03/2015 às 17:40 Última edição: 15/03/2015 às 14:23 por Lincoln
 Bom, como alguns sabem estou desenvolvendo um projeto na CRM intitulado Ponte Alagaesia, para RPG Maker VX Ace. O projeto tem pouco tempo de desenvolvimento, acredito que menos de três meses. Recebi várias críticas sobre a questão gráfica do jogo, principalmente com a do mapeamento.
Em um momento pensei em fazer parallax mapping, mas acabei desistindo por achar que ia pesar demais no projeto, então quero deixar a parte gráfica o mais simples possível para fazer sistemas mais avançados e legais. É claro que preciso deixar o mapeamento um pouco mais vistoso, sem perder a simplicidade.

A partir de agora estarei postando alguns mapas de meu projeto para avaliação aqui, para os designers e mappers aqui me ajudarem com isso heuahaua

O primeiro mapa que peço avaliação é essa cidade, chamada Petelsburgo, que é a capital do reino, e o cenário está a tarde. (clique nas imagens para abrir em seu tamanho original)

Antigo:
Spoiler
[close]

Para quem quiser saber quais tilesets estou usando para ter uma noção, todos estão no spoiler abaixo:

Spoiler

[close]
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!

08/03/2015 às 20:32 #1 Última edição: 08/03/2015 às 20:38 por Makers
Da pra melhorar. E da pra melhorar bastante. Por ser a capital do reino como você disse, ela tinha que ser mais atraente. Passar um ar de uma grande cidade, com comércio e várias casas.

Mesmo se a intenção é ter pouco de cada, ainda sim isso tá mais pra um vilarejo simples do que capital de reino.

Faltou / Pecou: Detalhes. Um mapa maior, com diversidade grande de casas e do comércio. O que mais deixou o mapa estranho foi o fato dele estar rodeado de uma muralha, que está fechando tudo... acho que se mostrasse o que teria envolta da cidade, ficaria mais agradável aos olhos.

Estes tiles do Mack são bons, mas você deve saber usa-los. Eles em um mapa um pouco vazio como este, acaba ficando muito feio. Mas, em um mapa cheio de efeitos de iluminação ( que são fáceis de se fazer, usando script mesmo ) o mapa fica melhor. Ainda mais se colocar bastante coisa, ou deixar bastante "povoado".

Spoiler
[close]

Veja acima um exemplo de um mapa usando os tiles do mack. Está simples, sem nada de muito especial. Mas da pra notar que ele usou apenas o mack e fez um trabalho bacana.

Enfim, espero ter ajudado em algo. Boa sorte ai, e se precisar de algo só chamar :ok:

Se você me permite lhe dar um exemplo, e o Skyloftian também, afinal o jogo é dele.

Use este game como um exemplo. Os mapas são feitos no maker e são lindíssimos, e usam os tiles mack que são como o seu.

Parceiros de Honra
Prazer, Terror dos Modinha

Uma pena que tenha desistido do parallax cara, eu queria muito ajudar nessa parte, até treinamos o mapa la, pensei que ia continuar... mas eu sei que as vezes pode ser um pouco complicado, e nem sempre o resultado é o que esperamos, é questão de praticar mesmo como já tinha lhe falado, mas se você resolveu fazer sem ele para trabalhar outras coisas no projeto, sem problemas, se um dia quiser voltar com o método, saiba que estarei sempre disposto a te ajudar.

Sobre o mapa em si, como o Makers falou, geralmente fazer muralhas em volta de uma cidade não é tão simples e muitas vezes acaba tirando um pouco a harmonia do mapa, é algo que realmente precisa ser bem pensado, talvez seria melhor você remover e colocar algumas cercas, creio que ficaria melhor, também acho que precisa adicionar mais detalhes no mapa, como plantas, algumas árvores e mais casas também, e tentar variar um pouco mais na estrutura delas.

Mas no geral é isso cara, te desejo boa sorte com o seu projeto, saiba que ele tem futuro, e se precisar é só falar.  :ok:

Abraços
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.

@Makers

Na verdade, a ideia não é fazer a capital em um só mapa, essa é só uma parte da capital. O mapa está dividido em Porto, Entrada, Área Sul, Área Norte, Área Comercial, Área Real e Área da Catedral uehaue

A que mostrei aí era só a Área Sul.

E eu achei essas casas do game bem lindinhas *-* vou tentar fazer algo parecido, obrigado aí o/

@Lycanimus

Desisti, pois como o projeto já está bem pesadinho por causa das BGM, não quero colocar muito parallax pesado, mas pode deixar que em um futuro projeto usarei sim, e pode deixar que vou te encher muitooo o saco uehaeu o/

Vou tentar ajeitar as dicas que vocês me disseram, obrigado por comentar, realmente, a parte gráfica não é pra mim. Em breve trarei novidades. :)

Bom, deixo logo aqui o mapa pronto do Porto de Petelsburgo. Podem avaliar xD

Já estou ciente de que falta "vida" no mapa, to procurando uns charsets de animais legais pra colocar.
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

15/03/2015 às 13:54 #4 Última edição: 15/03/2015 às 14:00 por Lincoln
Oi xD
Bom, acabei procurando novos tilesets pra fazer os mapas, quero que avaliem a nova cidade de Petelsburgo.

É isso, novamente, valeu! :)

Nossa que coincidência. Seu mapa está bem parecido e no estilo do mapa do jogo Enelysion Redux.

Tá bem bonito agora. O nível de detalhes aumentou, as casas melhoraram, um pouco mais de vida. É, melhorou bastante.

Eu acrescentaria uns detalhes aqui e ali, umas duas casas no máximo. Tá indo muito bem, espero ver outros mapas.
Prazer, Terror dos Modinha

Na verdade eu me baseei em Final Fantasy para criar o mapa. De Enelysion eu só peguei uma parcela de tilesets, então dá a entender que é parecido, acho. Mas isso é bom, já que eu amo esse jogo. xD

Não sei se cabe mais uma casa aí, mas vou ver se me viro, valeus o/

Cara, melhorou tipo 300% da versão antiga.

Gostei do tile usado e a forma que montou as casas grudadas umas nas outras representa bem o estilo medieval, acho que pode melhorar ainda mais se trocar esse piso que usou pro calçamento e usar um mais rústico que não tenha essas bordas desse aí, certamente melhoraria e muito o mapa.

E outra coisa pra melhorar seria aumentar um pouco o tamanho dessa cidade, a não ser que ela seja maior que isso e faça outros mapas representando ela, caso contrário tá bem pequena pra uma cidade grande hauhau