O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Existe risco em se usar Tilesets únicos (Gigantes)?

Iniciado por Zackh, 11/03/2015 às 09:58

Olá.

Minha pergunta hoje é um tanto difícil de responder eu acho, mas talvez alguém que entenda o funcionamento dos códigos e leitura da engine possa me responder.

Pretendo fazer um game com um único e gigante tileset. Isto me ajuda em 2 aspectos: 1- Eu terei à disposição todos os tiles que eu quiser em todos os mapas. 2 - Só precisarei configurar um único tileset para o jogo inteiro. (Mesmo que eu precise de autotiles diferentes, basta eu copiar e colar o mesmo tileset já configurado, e trocar os autotiles).

Porém, eu imagino se isto pode de alguma forma causar problemas para a engine em questão, como sobrecarga, ou erro de leitura do tileset (Imaginando que o tileset venha a ter por exemplo 8k pixels de altura.)

O risco mais é a perfomance, o RPG Maker carrega a imagem e depois vai recortando, então tilesets gigantes devem causar um impacto maior ao ser carregado e recortado.

Não estudei tão a fundo como o RPG Maker faz a carga de imagens, mas pelo que eu já mexi, acho que esse seria o único problema.

Citação de: Cezar online 11/03/2015 às 14:10
Resumindo em letras : Lag ?
Sim k xD, ou outras coisas inesperadas, mas acho que só esse mesmo o problema.

A própria engine vai ter problemas para carregar o tileset no database quando você estiver editando. Como exemplo, no ACE um iconset com 8k de itens de altura já é suficiente para causar problemas para o criador (sério, fica muito lento). Imagino que um tileset, que tem dimensões até maiores, vá causar problemas semelhantes ou, pior, bem mais perceptíveis.

No geral, não recomendo isso aí não. Parallax é, de longe, uma solução melhor nesse caso.

Obrigado Shiro :) , no entanto eu trabalho com muita interação com o cenário (Planos e profundidades), eu vejo o parallax causando mais peso ainda neste caso.

Bom, vou simplesmente não exagerar então, mas que era uma ótima saída para mim era haha.

Obrigado.