O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Demo] Disruption

Iniciado por willsaller, 29/03/2015 às 13:59

29/03/2015 às 13:59 Última edição: 28/07/2019 às 23:42 por Victor Sena

Disruption

Informações básicas:
Nome do criador: William Salerno
Gênero: RPG de suspense com elementos de terror
Data de inicialização: junho de 2014
Equipe: TimeTrial Factory

[box class=titlebg]
Introdução ao projeto:
[/box]
Saudações a todos! Meu nome é William, sou criador da TimeTrial Factory e do jogo Disruption.
Falando um pouco sobre a TTF, a ideia desse projeto era dar uma imagem única a todos os jogos que eu venha a desenvolver junto com outras pessoas envolvidas. Ou seja, pretendo criar mais jogos em médio ou longo prazo usando essa marca.

Agora sobre o jogo: há 10 meses atrás, eu comecei a esboçar o que seria um jogo curto apenas pra eu jogar um pouco do meu brainstorming pra fora da minha cabeça. Eu tinha um turbilhão de ideias abstratas e foi uma época muito complicada na minha vida pessoal, por isso o RPG Maker surgiu como uma oportunidade para eu ocupar minha mente com algo relativamente útil.

O jogo foi produzido no RPG Maker VX Ace, ainda se encontra em fase de testes, mas já lançamos o projeto na Steam Greenlight e hoje está em processo de votação. Agora vamos entrar nos detalhes para vocês terem uma ideia de como tudo foi trabalhado.

[box class=titlebg]
História e personagens:
[/box]

História
A história se passa em um lugar remoto em alguma região da Europa (nada disso é citado de forma direta, mas é possível encontrar evidências sobre essa localização durante o gameplay) chamado de Vale dos Sussurros. Dentro desse vale existe um pequeno vilarejo, construído ao redor da Grande Árvore, considerada sagrada pelos locais. Porém, o clima de tranquilidade não condiz com a realidade: a região possui relatos de pessoas entrando em estado vegetativo, ou algo parecido com uma paralisia do sono eterna. A Cordilheira dos Três Picos, uma organização criada pelos Sacerdotes antigos, envia um representante ao local para descobrir o que está havendo. Paralelamente, nosso protagonista, Victor Saller, começa a ter algumas conturbações mentais, e aos poucos ele passa a ser mais uma vítima dos eventos. Mas no meio de tudo isso, Victor descobre que ele não é apenas mais uma vítima...

Bom, se avançarmos mais aqui, teremos spoilers, então vamos aos personagens.

Personagens
Nathália Goldd: Nathália é a coadjuvante da história. Ela mora no vilarejo há algum tempo com a irmã, Vanessa. Na maior parte do tempo Nathália se mostra serena e delicada, mas tem pouca paciência e é determinada. Ela se envolve de uma forma misteriosa com os acontecimentos e sua participação na história se torna uma incógnita.

Vanessa Goldd: Ela é a irmã mais nova de Nathália, mas elas tem praticamente a mesma idade (que não é citada em nenhum momento, mas provavelmente elas tem 18 e 20 anos, respectivamente). Vanessa não tem uma participação tão marcante na história.

Thompson Saller: é o avô falecido de Victor Saller. Sua morte foi misteriosa e a causa não é citada de forma clara e direta. Ele teve uma participação importante em eventos religiosos no vale, mas muitos questionamentos sobre ele acabam sendo feitos pelo próprio neto, Victor, por conta de algumas descobertas, e ainda assim muitos detalhes se mantêm ocultos.

Pedro Bak: outro coadjuvante, Pedro se apresenta como um jovem desconhecido, mas se mostra conhecedor dos acontecimentos. Sua participação nos eventos é suspeita.

Victor Saller: protagonista da história, Victor Saller é um jovem que vivia com o seu falecido avô, Thompson, chamado carinhosamente por ele de "Velho", e que hoje mora sozinho. Victor vive em conflito com ele mesmo, lutando contra momentos de fraqueza que o fazem ter princípios de crise existencial por diversos motivos, principalmente pela perda abrupta e misteriosa do avô. Ele tem um problema genético no coração que estava aparentemente controlado, mas os acontecimentos estranhos do vale passam a envolvê-lo, e esse problema acaba vindo a tona.

Eczor Scythus: é uma entidade que habita um dos quatro planos de existência no universo do jogo, que falaremos mais abaixo. Eczor Scythus se encontra no Pandemônio, que podemos comparar com o inferno. Ele tem a capacidade de sair desse mundo e aprisionar as almas dos mortos em suas próprias mentes, como se a pessoa ficasse em uma paralisia do sono eterna. Porém, algo espantoso está prestes a ocorrer, e é a partir disso que a história se desenrola.

Mundos
No universo de Disruption temos 4 planos de existência, ou seja, 4 mundos: o Plano Físico, Plano Astral, Plano Espiritual e as Fronteiras.
O Plano Físico é o mundo normal, o Plano Astral é chamado de Limbo, o vácuo da mente, e no Plano Espiritual temos o Pandemônio (inferno) e o Eterno (céu).
Cada mundo é conectado pelas Fronteiras, e quando uma entidade passa de um mundo a outro acontece uma Transposição da Fronteira.

Existem outras particularidades no mundo do jogo, mas ao jogá-lo vocês irão descobrir muito mais!  ;)

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]

[box class=titlebg]
Sistemas e scripts:
[/box]

Scritps
Fix Picture por "Raizen"
Fullscreen++ v2.2 por "Zeus81"
Inserir Nome com Teclado por "Lasso"
Map Screenshot por "Tsukihime"
MOG - Clear Memory por "Moghunter"
MOG - Simple Anti Lag por "Moghunter"
More Itens Slot por "Joguistas"
Multiplas Mensagens por "Raizen"
Pular Title por "Raizen"
Som de Passos por "Raizen884"

Sistema de sanidade
Criador: William Salerno
Como funciona: a partir de um determinado ponto do jogo, o protagonista sofrerá de ataques de ansiedade. Medicamentos específicos precisarão ser consumidos para manter a saúde do jogador.

Sistema de iluminação
Criador: William Salerno
Como funciona: a partir de um determinado ponto do jogo, locais fechados e escuros precisarão ser acessados com uma fonte de iluminação. Só não deixa essa fonte se esgotar...

Modo Curiosidade
Ao terminar o jogo, será possível acessar o Modo Curiosidade pelo load do último save. Lá você pode descobrir alguns segredos sobre o desenvolvimento de todo o projeto.

[box class=titlebg]
Download:
[/box]
Bom, espero que a postagem a seguir não esteja desobedecendo nenhuma regra, pois eu li e reli tudo haha.
Pretendemos disponibilizar o jogo na Steam pelo Greenlight, por isso não podemos oferecer uma demo. Contudo, nós criamos um teaser que pode ser baixado. Ele mostra um acontecimento no passado do jogo e que tem ligação direta com a história.
Clique aqui para baixar o teaser

E clicando no link a seguir você pode acessar a página do projeto na Steam Greenlight para votar no projeto e ajudar-nos a lançá-lo.
Disruption na Steam Greenlight

[box class=titlebg]
Vídeos
[/box]
Também criamos dois vídeos (em português e em inglês) do teaser do jogo caso você não esteja interessado em jogá-lo. Basta clicar em um dos links a seguir para assistir:

Vídeo do teaser em inglês
Vídeo do teaser em português

[box class=titlebg]
Créditos e Agradecimentos
[/box]

DETECÇÃO DE BUGS
Alexandre Salerno
Erick Farias
Fernando Salerno
Lucas Bueno
Lucas Batista
Luiz Toledo
Rafael Nasser
Vinicius Ribeiro

ANÁLISE GERAL
Ícaro de Brito
Lucas Batista
Vinicius Ribeiro

TRADUÇÃO
Carol Nishiguti
Ícaro de Brito
Leonardo Bomfim
Lucas Batista
Vinicius Ribeiro

E um agradecimento especial a todos os outros envolvidos!
(Os créditos aos autores dos scripts está ali encima, um muito obrigado pelo trabalho espetacular desses caras!)

Por fim, obrigado ao CRM pelo espaço de divulgação. Até o próximo projeto!

Equipe TimeTrial Factory

Nossa página no Facebook
Nosso canal no YouTube

Eu dei uma olhada, e teve alguns vídeos interessantes até, eu vou ser sincero sobre o RTP. Não acho o RTP de todo mal, mas pra mim ele não passa tanto esse ambiente de terror que está tentando inserir, e nem as criaturas que está usando, você DEVE usar o RTP sempre que ele lhe convém, mas aqui nesse caso especifico parece que está usando a todo momento, e esse é um que não acho que convém tanto assim.

Acho que você poderia ver se consegue uns edits nos tiles e chars para aumentar esse impacto do ambiente, claro isso é opinião minha, é que ver chars chibi com tiles feito para chibi... Não me dão aquele aspecto de seriedade em um jogo de terror xD.

Mas em geral está ficando interessante man, boa sorte no desenvolvimento  :ok:

Outra coisa, provavelmente o pular title você pegou de um blog, ele é de minha autoria, sei que é um script extremamente simples, mas são justamente os simples que o pessoal vai e tira os créditos :/ só avisando xD.

29/03/2015 às 15:16 #2 Última edição: 29/03/2015 às 15:19 por willsaller
Raizen, obrigado pelo comentário!

Tenho que admitir que eu não dei muita atenção para essa questão do RTP. Eu já percebi que muitos trabalhos são realmente criticados pelo uso intensivo dos recursos originais, e como foi o meu primeiro projeto eu não tinha ideia que isso acontecia.

Sobre o Pular Title, peço desculpas pela ausência do autor, e obrigado pelo aviso kkkk. Eu não me recordo exatamente onde eu peguei esse, mas eu lembro que não tinha nenhuma citação do autor mesmo. Já está corrigido  :)

Voltando ao RTP, você ou outros usuários poderiam me dar dicas sobre como gerenciar com mais inteligência os recursos do RTP? Ou seja, o que é realmente bom no RTP que eu posso manter nesse e em outros projetos? Minha inspiração para criar o jogo com esses gráficos foi o The Witch's House, por isso eu achei que a questão dos gráficos não seria tão impactante, mas se eu puder com certeza vou tentar melhorar nesse ponto.

29/03/2015 às 15:20 #3 Última edição: 29/03/2015 às 15:59 por willsaller
(Fiz uma citação sem querer aqui, se alguém puder apagar isso)

29/03/2015 às 15:20 #4 Última edição: 29/03/2015 às 16:00 por willsaller
(Fiz uma citação sem querer aqui, se alguém puder apagar isso)

Depois de tantos f5
Depois de tantas atualizações
Finalmente um novo projeto
Para eu finalmente criticar

[box class=titlebg]
Comentário inicial
[/box]
Bem, já que isto é um jogo de terror, não use o RTP em tudo, ele é muito normal e simples para um jogo de terror... 

[box class=titlebg]
História
[/box]
Vou citar alguns pontos em especial...
"Grande Árvore, considerada sagrada pelos locais"
Jogos de terror com essa temática de religião ficam bom, por exemplo, Silent Hill, recomendo se intensificar na história dessa arvore...

"eventos estranhos passaram a ocorrer no lugar"
Ok, isto esta meio clichê, vários jogos já usam essa parda de evento estranho, recomendo falar alguns exemplos no tópico, pois só falar "eventos estranhos"fica muito clichê...

[box class=titlebg]
Personagens
[/box]
"Victor vive em conflito com ele mesmo, lutando contra momentos de fraqueza que o fazem ter princípios de crise existencial por diversos motivos"

Gostei dos personagens, você organizou bem a história e não cometeu o erro que muitos fazem que gosto de chamar de "Herói coadjuvante", onde eles gostam tanto de outro personagem e acabam esquecendo de elaborar uma boa história pro personagem principal, você fez uma história bem elaborado pros principais e uma história mais simples, porém bem feita para os coadjuvantes, menos Vanessa Godd, mas como ela não vai fazer uma participação marcante, esquece, né?

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]
Vejo que está usando o Khas Awesome Light Effects, gosto bastante desse Script, mas se lembre de configurar os tilesets...
Ok, como você conseguiu deixar isso tenebroso com o RTP, esta de parabéns!  :clap:

Também esta tenebroso...

Parou de ser assustador, tente não usar o RTP
Mas, se você que esta lendo isso esta estranhando eu não falar dos minimo detalhes, pare de estranhar agora...

Tem alguns tiles completamente iguais juntinhos (distancia 2 tiles ou 1 tiles) deixe um espaço maior ou deixe em uma linha diferente, por exemplo, as folhas que estão perto do poço...

Esta bonito! Mas o problema dos tiles que eu falei antes estão bem mais recorrentes...

O problema dos tiles diminuiu e a diversidade dos tiles aumentou, eu gostei, mas não gostei desta casinha ai, ela é só um grande quadrado amarelo, melhore isso...

Ta bem feio... Tem coisas encima de coisas fazendo coisas...

[box class=titlebg]
Sistemas
[/box]
Agora vejo que você não usou o sistema do Khas, esta de parabéns! Vejo que você usa vários Scripts, acho que vai sair algo bom dessa mistureba...

Gostei dos sistemas, parece tudo tão bem feito e bonito!

[box class=titlebg]
Teaser
[/box]
Não gostei é da musica, musica tira o medo do jogador, deixa os ouvidos do jogador prestar atenção á musica e não á barulhos esquisitos medonhos...
Mas o jogo parece bem feito!
♦Gifts♦

29/03/2015 às 18:21 #6 Última edição: 29/03/2015 às 18:27 por Raizen
Relaxa sobre os créditos x), avisei porque sei que o primeiro blog do google, é de um cara que plagia scripts assim.

Sobre o que estou falando do RTP e dos gráficos, dá para usar sem problemas, mas tem que colocar uma certa imersão, uma jogada de ambiente escuro faria um jogo de terror bem interessante, aqui umas imagens do The Witch's House.
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Não sei se consegue reparar que ele tem sim bastante elementos do RTP, mas que eles foram ou modificados, ou foi colocado uma ambientação mais escura sem digamos, reduzir a qualidade dos cenários e isso dá uma diferença ENORME em um jogo que no seu caso, busca dar aquele medo extra.

Aqui por exemplo,
Spoiler
[close]
Veja que só a tela foi escurecida, com um edito de imagens simples, você pode colocar aquele degradê na tela e passar uma sensação bem mais digamos escura, assim por exemplo fiz bem rápido um para você ver, e que é bem fácil de conseguir esse efeito x).
Spoiler
[close]

Bom, acho que tem tudo para dar certo xD, sei que as vezes posso parecer chato criticando umas coisas, mas acho que o projeto pode ficar bem legal sim :D.

CDCyoshi, obrigado pelos apontamentos. É um prazer ver o meu projeto sendo analisado assim.
Eu pretendia lançar o jogo no começo de abril, mas acho que ter um pouco de paciência e melhorar o que for possível vai resultar em um trabalho ainda melhor.

Sobre a descrição clichê, eu aumentei o nível de detalhes, e isso me ajudou a dar uma incrementada em alguns pontos na história também.

Na verdade não usei nenhum script de iluminação. É apenas uma imagem do tamanho da tela feita no Photoshop com nível de opacidade e borracha. Aprendi com um vídeo do Drak Tutoriais no YouTube, mas dei uma melhorada. Preciso agradecê-lo kkk.

Cara, esse cemitério: sim, eu também não gostei e fiquei com preguiça de fazer melhor kkk. Mas como você citou, devo considerar que outros podem achar o mesmo, então vou dar uma trabalhada com mais paciência, e talvez eu faça isso em outros cenários também. Ah, também vou tentar randomizar mais os detalhes dos tiles.

Com relação às músicas, eu tentei colocá-las em situações como em eventos que surpreendem o personagem pra criar um clima de suspense, porque na verdade verdadeira, esse jogo é mais um suspense com elementos de terror do que de terror propriamente dito. Alguns acontecimentos vão ter cargas emocionais, por exemplo.
O jogo dá mais sustos do que põe medo, na verdade ele instiga o jogador a prosseguir pra descobrir o que está acontecendo.

Mas eu vou trabalhar melhor nesses pontos pra dar uma refinada geral. Obrigado pela crítica, é sempre bem vinda.

Raizen, pelo contrário. É muito bom receber críticas de pessoas que sabem o que estão dizendo, então sou grato por essa "chatice" kkkk.
Vou trabalhar melhor nos detalhes de imersão e em breve volto com novidades.

Atualizações, gosto de atualizações!  Uma dica, faça uma mensagem sobre a atualização no tópico, enfim, melhorou bastante devo disser, está bem original, não sei porque, mas me lembrou Familia Dinossauro...  Mas a história esta muito boa!

Alem disso quero falar sobre o Teaser, que diabos de voz era aquela no final  :O_O:, me caguei todo aqui, ja to procurando meu CD da aline barros

Minha reação
https://youtu.be/Nzo7bVA8gj4
♦Gifts♦

30/03/2015 às 22:21 #9 Última edição: 30/03/2015 às 22:47 por willsaller
Saudações a todos! Com base nos comentários feitos sobre o aspecto da imersão, eu atualizei o vídeo (na versão em inglês por enquanto), melhorando a dinâmica da escuridão e os efeitos sonoros.

Clique aqui para acessar o novo vídeo

Obrigado desde já!  ;)

Citação de: willsaller online 30/03/2015 às 22:21
Saudações a todos! Com base nos comentários feitos sobre o aspecto da imersão, eu atualizei o vídeo (na versão em inglês por enquanto), melhorando a dinâmica da escuridão e os efeitos sonoros.

Clique aqui para acessar o novo vídeo

Obrigado desde já!  ;)

Bem melhor manolo! Agora ficou bom a ambientação :)

01/04/2015 às 10:51 #11 Última edição: 01/04/2015 às 10:56 por Lincoln
Legal a ideia do projeto, muito legal mesmo. :)

Eu dei uma olhada nas screens e achei o mapeamento não tão bom. Não é que esteja ruim, só está muito vazio. Essa ideia de deixar poucos tiles pra passar um ar "macabro" eu mesmo não acho tão boa. Existem muitos tilesets legais de terror, ou nem isso que tu pode adicionar pra deixar o mapeamento um pouco menos vazio, ou, até mesmo diminuir os mapas, mas não é esse um motivo tão grande que eu vá deixar de jogar um jogo.

Eu gostei desse bagulho de insanidade :o__o:
uaheueh fica muito bom nesse estilo mais sombrio, e sempre me lembre o belíssimo Don't Starve, que é um jogo survival com uma atmosfera também macabra.

Ah, e só um detalhe. Eu acredito que você deva ter pesquisado muito antes de colocar o jogo na Greenlight, mas vou te dar uma recomendação: não esqueça de pedir permissão para TODOS os recursos gráficos/sonoros/técnicos (scripts) que você pegar, de qualquer lugar, pois alguns recursos disponibilizados são somente para uso grátis. Isso é uma questão ética, e, se o autor não gostou de seu uso num jogo comercial ele tem todo o direito de contestá-lo.
Inclusive o próprio Khas gosta de quem adquiram uma licença com ele para uso comercial de seus scripts.

Eu vi o vídeo aqui e gostei bastante, vou baixar e depois dou uma crítica mais construtiva.

Bom, pra um jogo de nível comercial ainda tem o que melhorar cara, mas você tem uma base forte e com o devido esforço o jogo ficará muito bom! Sorte aí :)
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!

09/05/2015 às 14:00 #12 Última edição: 14/06/2015 às 16:58 por willsaller
[box class=titlebg]
Atualização: free to play
[/box]

A partir de agora o projeto será lançado de graça. Em pouco tempo vou disponibilizar a versão oficial. Não fiz muitas mudanças gráficas por conta do meu tempo ser curto, mas espero que todos apreciem pelo menos o enredo haha. Vlw pelas críticas e sugestões!

Gostei bastante da experiencia, na minha opinião um bom game de terror é aquele que te deixa tenso, e não oque te assusta do nada, seu teaser tem ''jumpscare'' , mas em algumas partes passa uma boa tensão,isso eu curti muito.

só não curti tanto a disposição de algumas passagens, para quem é acostumado a jogar jogos com essa mecânica esta tudo tranquilo, mas para quem estiver começando nesses estilos de games poderá ficar presso em cômodos por não distinguir bem onde a saídas ou não,  não sei foi algo que fico na cabeça para mim.

Mas no geral parabéns curti muito  :ok: :clap:
Guilherme kapwan

[box class=titlebg]
Atualização: nome alterado
[/box]

Eu cometi uma gafe em colocar o nome do jogo de forma idêntica a um que já existia. Por esse motivo agora ele vai se chamar Disruption, e ainda esse mês eu pretendo oficializar o lançamento.