O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Galeria Cartográfica Apoikiana - ATUALIZADO EM 24/04/2015

Iniciado por Lucas Leite, 07/04/2015 às 22:12

07/04/2015 às 22:12 Última edição: 24/04/2015 às 22:53 por Lucas Leite
Alguns aqui já devem saber que eu estou criando todos os gráficos do meu projeto do zero. Pois bem, eu consegui fazer dois mapas até agora (e tenho tilesets o suficiente para fazer mais alguns mapas depois destes), mas como eu era um mapeador bastante incompetente no meu tempo com o RPG Maker XP oito anos atrás, resolvi criar este tópico para que vocês avaliem meu progresso (acreditem, eu ainda tenho screenshots daquela época e elas eram piores do que qualquer coisa que suas mentes mortais possam imaginar. Eu criei horrores inimagináveis com o RTP do RMXP).

OBS.: Alguns charsets, como o autômato (o robô no primeiro mapa) e as luzes da floresta parecem desalinhados. Ignorem: isso é apenas um efeito colateral do script de screenshots que estou usando, que centraliza os charsets na posição do evento.

Ruínas de Magoufin

Spoiler

A "primeira fase" de meu projeto. Trata-se de um refúgio escavado por uma civilização pré-histórica na encosta de uma montanha. A civilização em questão era científica e tecnologicamente superior à sociedade moderna, o que explica a presença de objetos como lâmpadas (nas paredes da caverna, um autômato enferrujado (o chefe da dungeon, na sala ao norte) e um monitor de computador quebrado (em cima da mesa).

A região central era onde os habitantes da caverna viviam; milhares de anos de abandono fizeram com que boa parte do chão desabasse, engolindo tudo que não fosse a cozinha ou o vaso sanitário. A pouca mobília que restou está enferrujada, coberta de poeira ou cheia de arranhões.

O cubo sobre a mesa atrás do autômato é um MacGuffin, a propósito. O contraste com o resto das ruínas é intencional
[close]

Floresta Zhelonana

Spoiler

Esta é a primeira área do jogo com mais de um mapa. Não vou publicar todos aqui porque é uma floresta. Tem árvores e grama. Não preciso mostrar cinco mapas diferentes de árvores e grama.

O primeiro mapa é uma chapada no meio da floresta. Não confunda as duas coisas: chapadas costumam ser relativamente descampadas em comparação com as florestas abaixo delas. Tenha em mente que, a fim de criar o mundo mais estranho possível, eu pintei a vegetação de roxo, os troncos das árvores de amarelo e a terra de verde.

O mapa em questão é usado como uma pista de pouso improvisada para o dirigível do personagem principal (dirigível que pode ser visto no centro do mapa. Sua forma é a de uma baleia voadora, ou "aeroceto", como é chamado no jogo). Dias antes, outra aeronave havia pousado na região, deixando a mancha de terra no lado direito do mapa. As "linhas" de terra que seguem em direção ao sul são os rastros deixados pela tripulação daquela aeronave.

As luzes em cima de algumas árvores (que, como eu disse antes, parecem desalinhadas por causa do modo como o script de screenshot centraliza os gráficos dos charsets) só acendem ao anoitecer.

O caminho entre a chapada e a floresta propriamente dita é uma trilha sinuosa de terra e pedras ao lado de uma cachoeira. Acho que a coisa mais interessante para avaliar aqui é o modo como eu escondi as bordas dos autotiles debaixo da grama alta. Acham que deu para disfarçar?

E eu estou pensando em criar uma animação para a espuma/neblina que ocorre na parte onde a cachoeira termina. Só preciso descobrir como se desenha isso de forma convincente.

Finalmente, a floresta. Por ser uma espécie de tutorial não oficial do jogo, eu criei uma floresta bem linear. Há algumas bifurcações neste mapa e nos mapas seguintes, mas todas levam aos mesmos destinos (embora haja um trecho sem saída em um mapa mais à frente). A intenção aqui é principalmente apresentar as mecânicas de sobrevivência e o quarto personagem jogável. Uma espécie de Batman Cold Open, por assim dizer.
[close]

Bônus o qual ninguém pediu: uma screenshot da floresta à noite:

Spoiler
[close]

Tópico atualizado. Não sejam tímidos, avaliem. Se estiver uma porcaria, podem dizer. Se estiver melhor do que uma obra de Leonardo da Vinci, também podem dizer. :será:

Acho que ficou bom, o design, mas o que me incomoda um pouco é o fato de ter um "padrão" de cor totalmente puxado pro violeta, não sei se o game inteiro tem intensão de ter essa "pegada" mas não me agradaria ter um game totalmente focado na mesma cor em todos os ambientes.

PS: Não sou Mapper, então não leve tão a sério o que eu falei  :lol:

"A árvore sendo cortada observa com tristeza que o cabo do machado é feito de madeira"

Pra começar eu queria dizer que não é o primeiro que está criando gráficos do zero para um projeto. Mas a questão não o que está fazendo, mas como.
Apesar de eles estarem precisando de uma melhora (urgente), seus tiles de floresta chamam bem atenção, não vou mentir se falar que eles são bem criativos, realmente dá um ar de "floresta alienígena".

A nave/dirigível poderia ter melhoras gráficas também, especialmente nas turbinas e no interior. E os tiles/paredes de pedra/rochas estão decentes.

Em geral, seus mapas são bons e é legal ver uma vez ou outra alguém com a iniciativa de fazer tudo do zero, principalmente se forem gráficos com uma inspiração mais original, se pode ser dito desta maneira. Porém, você podia ir "polindo"sua arte, adicionando mais detalhes a certos tiles, como eu disse, os do interior.

Mais uma coisa
Toda vez que você faz upload no Photobucket, um gatinho morre.
Faça um favor aos felinos e use Imgur, CubeUpload ou o Dropbox. :'C
[close]

... Ficarei observando o Apoikia de longe.
:noface:

24/04/2015 às 22:42 #4 Última edição: 25/04/2015 às 16:34 por Lucas Leite
@9155gabrielgap: Violeta é a cor que estou usando para as plantas, então o jogo terá tanto foco nesta cor quanto a maioria dos jogos é focada no verde da grama. Mas ainda haverá outros tipos de mapas com menos vegetação, como cavernas, ruínas e montanhas.

EDIT: Mas eu estive testando o jogo e percebi que talvez seja uma má ideia fazer com que a noite também tenha uma tonalidade roxa. Eu vou testar outras tonalidades e, se não tiver jeito, vou usar um azul escuro mais "mundano."

@SantannaCL: Eu ainda estou no início do projeto, então eu provavelmente farei mudanças à medida que vou aprendendo a criar pixel art. Eu mesmo acho que os autotiles de mata fechada ficaram uma desgraça, mas ainda estou sem ideia do que fazer para melhorá-los. E os autotiles de solo da floresta (com galhos e folhas espalhados pela terra) também estão precisando de melhoras (de novo, não tenho ideia de por onde começar).

Quanto ao dirigível, o piloto o construiu usando sucata e magia, então a aparência dele não é lá muito profissional (além disso, não sei desenhar máquinas detalhadas). Mas a turbina é uma versão simplificada da dos dirigíveis da GoodYear, que por sua vez são bem mais simples do que os dirigíveis que se vê em obras de ficção. É uma das raras ocasiões na qual a realidade justifica minhas falhas, então eu aproveitei a oportunidade.  :o:):

Quanto ao interior do dirigível, imagino que você se refira à screenshot que eu publiquei aqui. É, eu ainda não consegui pensar num modo de deixar as paredes e o piso menos lisos. Eu realmente sou péssimo com detalhes estéticos; espero melhorar à medida que trabalho neste projeto.

Ainda assim, estou surpreso que ninguém tenha criticado meu mapeamento. É sério, eu era terrível nos tempos da RPG Menace e da Castelo RPG. É bom saber que pelo menos nisso estou melhorando.

P.S.: Mudei os links para o imgur.