O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Básico] Dúvida sobre continuidade do jogo e criação

Iniciado por graymath, 09/04/2015 às 22:56

09/04/2015 às 22:56 Última edição: 10/04/2015 às 08:04 por King Gerar
Saudações!

Estou desenvolvendo meu primeiro projeto e já fiz a primeira cena (Vou colocar depois na área de projetos em desenvolvimento).

Porém, estou com uma grande dúvida.

Como sou iniciante, eu cometo muitos erros no Eventos. Então estou sempre salvando e testando o jogo. O problema é o seguinte:
Sempre que eu for testar o jogo ele terá que começar do zero? Eu não consigo testar apenas uma parte do jogo?

Eu tentei salvar o jogo e ir vendo as modificações, mas na maioria das vezes o jogo buga.

Vamos supor que o Personagem A fala com o Personagem B. Aí o Personagem C sai correndo. Se eu mudar algum evento simples, como em um Personagem D, e salvar depois que o Personagem C saiu correndo, quando eu "carrego" o jogo, o Personagem C está no mesmo lugar e o jogo simplesmente buga.

Bem, acredito que por ora é apenas isso.

Agradeço desde já!

Abraço

No modo de edição de eventos, você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer tile e surgirá um menu. Selecione a última opção (Set as Starting Position) e, no menu que aparece ao lado, clique em Player. Quando você iniciar o jogo, o jogador começará no tile que você escolheu.

Obs.: Lembre-se de que os switches e variáveis são reiniciados quando você começa um jogo novo. Se precisar testar o efeito deles, precisará usar o menu de Debug (F9 durante o Teste de Jogo) para controlá-los.

[Anexo excluído pelo administrador]

Entendi! Tem algum lugar que ensina como controla pelo debug?

Muito obrigado!

10/04/2015 às 00:44 #3 Última edição: 10/04/2015 às 00:46 por Lucas Leite
Citação de: graymath online 09/04/2015 às 23:43
Entendi! Tem algum lugar que ensina como controla pelo debug?

Muito obrigado!

Eu achei esta wiki sobre RPG Maker. Não é exatamente um tutorial, mas explica bem as funções do modo Play Test, incluindo o menu de Debug que eu mencionei:
http://pt-br.makerpedia.wikia.com/wiki/Debug_mode

De qualquer forma, é um menu bem simples de utilizar. Nele estão listados todos os switches e variáveis do jogo. Os switches podem ser ligados e desligados (ON/OFF), enquanto as variáveis podem ter o valor alterado usando as setas de direção ou as teclas Q e W.