O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RGSS1] Gostaria de aprender + sobre 'Bend Type"!

Iniciado por NumPaD, 20/12/2012 às 10:13

Bom, eu tenho uma imagem com o fundo branco, e lembro que quando eu programava, tinha um treco haver com bend = 1, para tirar o fundo.
Alguém poderia me falar + sobre esse método? Porque quero tirar o fundo da imagem, mas quero saber tudo sobre ele também.

Mais fácil tirar pelo PS ou Paint.net :P, mas assim... eu teria que ver isso, se for da classe sprite tem que dar uma lida nela inteira, se não encontrar vou fazer umas pesquisar aqui...

20/12/2012 às 22:19 #2 Última edição: 04/12/2016 às 12:15 por NumPaD
Citação de: Raizen online 20/12/2012 às 21:05
Mais fácil tirar pelo PS ou Paint.net :P, mas assim... eu teria que ver isso, se for da classe sprite tem que dar uma lida nela inteira, se não encontrar vou fazer umas pesquisar aqui...

Erro 404!
A mensagem não foi encontrada!

Ainda tá afim de saber?
Não tem nada relacionado a fundo de imagem e afins. O que você leu deve ter sido só um coincidência.
O lance é que o blend_type define que função de sobreposição será usada na imagem. Em termos mais simples, você tem três tipos:

blend = 0 # Normal
blend = 1 # Adição
blend = 2 # Subtração

Normal só vai levar em conta o canal alfa, ou seja, vai mesclar as imagens por opacidade.

Adição vai adicionar todos os canais. Se você colocar uma imagem toda em vermelho puro (e com blend_type = 1) em cima de uma verde puro, o resultado vai ser amarelo puro. Afinal: Vermelho (255, 0, 0) + Verde (0, 255, 0) = Amarelo (255, 255, 0)

Subtração vai subtrair os canais. O primeiro valor da subtração é sempre a imagem que está em baixo. Se eu colocar uma imagem com Laranja (255, 127, 0) abaixo de Verde (0, 255, 0), ficará vermelho:
Laranja (255, 127, 0) - Verde(0, 255, 0) = Vermelho(255, 127 - 255, 0)
Perceba que o valor mínimo é 0, não dá pra fazer cores com algum canal negativo.