O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

É possível uma conversão de scripts RGSS2 para RGSS3?

Iniciado por Erzähler, 20/12/2012 às 11:35

Certamente essa é uma dúvida tola e que aparece com frequência nos fóruns, mas como não vi ela por aqui então pergunto: Há a possibilidade de, partindo de um script já existente para o VX, modificá-lo para que funcione no VX ACE? Ou seria melhor começar um novo script do zero?

Apesar de parecer tola, não é nem um pouco :), as conversões de scripts 99% das vezes são possíveis, porém nem sempre são a melhor solução para aquele script.

Por exemplo, converter scripts muito extensos como sistemas de batalha, se você não for o criador dele, é muito muito trabalhoso, talvez quase o mesmo trabalho do que criar do zero, porém sistemas mais simples, a conversão costuma ser mais fácil do que criar do zero.

Agora tem aquela, converter scripts em geral, você faz "remendos", então criar do zero, o script costuma ser mais "eficiente", porém pela facilidade pode-se optar a converte-lo.

Do RGSS2 pro RGSS3, teve muitas mudanças, então tem que mudar bastante coisas em scripts do RGSS2 para o 3, para pegar no Ace, se é você que vai fazer as conversões, pode fazer que será um trabalho a menos, se é para pedir para outras pessoas fazerem, ai eles costumam não aceitar, porque dá trabalho, não tanto quanto fazer do zero, e os créditos tem que compartilhar com quem fez o script original.

Espero ter ajudado :)

Raizen, não existe nenhum tutorial que auxilie makers a fazerem uma conversão ? Você poderia fazer um u.u
" Back from the Shadows ? "

Eu pensei em fazer k, mas... acho que o ideal é aprender a criar os scripts e consequentemente... aprende a converte-los :D

20/12/2012 às 17:41 #4 Última edição: 20/12/2012 às 17:42 por Erzähler
Citação de: Raizen online 20/12/2012 às 17:27
Eu pensei em fazer k, mas... acho que o ideal é aprender a criar os scripts e consequentemente... aprende a converte-los :D

Se tem uma coisa que não entendo e aprendo é Ruby...

Bom, eu perguntei porque tenho um script simples que muda a transição de batalha para um zoom no personagem, dando a impressão de que a câmera mudou para a visão do personagem ou do grupo, mas esse script é de rmvx. Como tive algumas experiências onde o RGSS2 funcionou no RGSS3, tentei usá-lo, mas não houve nenhuma mudança, ele nem funcionou e muito menos deu erro no projeto. Analisei superficialmente o script (porque sei programar em outras linguagens) mas não consegui nada... ai pensei se era prudente converter ou iniciar do zero, talvez as linguagens fossem tão diferentes que não funcionasse.

O segundo motivo é o sistema de batalha pra vx que tenho, mas achei um do Moghunter que é bem semelhante, bastando somente que modifique uns frufrus que ele coloca nos scripts (aliás, ele é um excelente programador, mas sejamos sinceros, como ele ama colocar frescurinhas nos seus scripts né?). Se tudo der certo com a nova engine rgss3 que estou tentando criar pro meu jogo, posto a antiga de rgss2 que acho estar bem bacana.

Se é simples, coloca na área de suporte de RGSS que eu ou outro scripter pode converter, se for que nem você disse depois no exemplo, um sist de batalha ai não D:

Sim, sei que sistemas de batalhas são difíceis de converter, ainda mais o que eu uso que é composto por uns vinte scripts... Parece que o Moghunter fez um script de transição parecido, até com mais opções de transição. Se tudo der errado eu tento a conversão.