O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Site ou lista de recursos livres

Iniciado por zero, 20/06/2015 às 03:05

Olá prezados companheiros de fórum.
Estou procurando recursos livres para uso em projetos comerciais e não comerciais. tenho procurado a algum tempo mas várias vezes encontrei material que em determinado site/blog dizia ser livre e posteriormente encontro em outro lugar dizendo que para uso comercial deve ser comprado. Enfim, gostaria de saber se alguém sabe de algum site ou lista de recursos (principalmente Gráficos) que eu possa usar em um projeto comercial sem precisar comprar. Já comprei alguns mas não tenho muito dinheiro  :ded: e mesmo adorando o trabalho da Celianna o que ela cobra em euros eu não tenho livre em reais...

Citação de: zero online 20/06/2015 às 03:05
Olá prezados companheiros de fórum.
Estou procurando recursos livres para uso em projetos comerciais e não comerciais. tenho procurado a algum tempo mas várias vezes encontrei material que em determinado site/blog dizia ser livre e posteriormente encontro em outro lugar dizendo que para uso comercial deve ser comprado. Enfim, gostaria de saber se alguém sabe de algum site ou lista de recursos (principalmente Gráficos) que eu possa usar em um projeto comercial sem precisar comprar. Já comprei alguns mas não tenho muito dinheiro  :ded: e mesmo adorando o trabalho da Celianna o que ela cobra em euros eu não tenho livre em reais...

Não tem, infelizmente pra você, sinto muito, se você achar pode algo realmente pouco e de péssima qualidade, existem muitos materiais livres para uso na internet mas não para comercializar. Se o objetivo é comercializar você precisa comercializar algo que vc fez ou adquiriu legalmente para este fim.
Ganhar dinheiro com algo que vc não fez nem comprou só pode gerar dor de cabeça e alguns processos judicialmente.
Então procure comprar mesmo os packs que tem disponiveis na internet para uso comercial ou aprender a criar os seus, se quer lucro tem que investir, não há vitória sem batalha.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

O http://www.spriters-resource.com/ é um ótimo site cheio de resources, mas não sei se podem ser usados em projetos comerciais.
Ele é totalmente separado por consoles/plataforma e alfabeticamente. A única coisa que você vai precisar fazer é organizar os chars para a sua engine.

Citação de: Speed online 20/06/2015 às 23:24
O http://www.spriters-resource.com/ é um ótimo site cheio de resources, mas não sei se podem ser usados em projetos comerciais.
Ele é totalmente separado por consoles/plataforma e alfabeticamente. A única coisa que você vai precisar fazer é organizar os chars para a sua engine.

Esse é um site de rip's de outros jogos, portanto, não podem ser usados em projetos comerciais.

Olha zero, cá entre nós, sem ninguém saber, baixa os recursos que a Enterbrain dispõe, aqueles que são caríssimos, em um site de torrent mesmo, bem piratão. Desenvolve seu jogo com aquilo, não vão poder provar que é pirata e tacalhe pau.

Mas aí, isso é só o que eu diria para você, sabe, sem ninguém saber.

Citação de: Lobozero online 21/06/2015 às 18:56
  Olha zero, cá entre nós, sem ninguém saber, baixa os recursos que a Enterbrain dispõe, aqueles que são caríssimos, em um site de torrent mesmo, bem piratão. Desenvolve seu jogo com aquilo, não vão poder provar que é pirata e tacalhe pau.

Mas aí, isso é só o que eu diria para você, sabe, sem ninguém saber.
Melhor que isso, faça o que o amigo acabou de dizer, mas tipo desenvolva e se vc achar que vale a pena compre depois, pois vão saber sim, porque é preciso licença.

Neste link tem uma lista de blogs japoneses, aí tu clica e tem um post no tópico explicando
os recursos comuns no site e as condições de uso. Além de, a melhor forma de procurar
sabe onde um recurso pode ou não pode ser utilizado é na postagem do próprio autor.
Nesta comunidade do link, por exemplo, tem vários.

Citação de: King Gerar online 22/06/2015 às 08:20
Neste link tem uma lista de blogs japoneses, aí tu clica e tem um post no tópico explicando
os recursos comuns no site e as condições de uso. Além de, a melhor forma de procurar
sabe onde um recurso pode ou não pode ser utilizado é na postagem do próprio autor.
Nesta comunidade do link, por exemplo, tem vários.

Só que no caso ele quer material livre para uso comercial, o que não existe ou é muito raro e de péssima qualidade. O link que vc postou não está on :)

Citação de: Akiyoshi online 22/06/2015 às 08:30
Só que no caso ele quer material livre para uso comercial, o que não existe ou é muito raro e de péssima qualidade. O link que vc postou não está on :)
Então, alguns dos blogs dessa lista - a maioria, aliás - são livre para uso comercial,
inclusive eu uso alguns, porém tem que ver um por um, pois não estão assim ordenados.
E o link até tá on sim, tirei uma print, mas é que acho que precisa se registrar para poder
ver. xD

Citação de: King Gerar online 22/06/2015 às 08:35
Citação de: Akiyoshi online 22/06/2015 às 08:30
Então, alguns dos blogs dessa lista - a maioria, aliás - são livre para uso comercial,
inclusive eu uso alguns, porém tem que ver um por um, pois não estão assim ordenados.
E o link até tá on sim, tirei uma print, mas é que acho que precisa se registrar para poder
ver. xD

Ah, sim, deve ser isso mesmo, quando eu clico dá uma pagina de erro404.

22/06/2015 às 12:21 #10 Última edição: 22/06/2015 às 12:25 por zero
Muito Obrigado xD
King Gerar, meu admirado rei,
eu já visitava alguns sites Japoneses mas tinha dificuldade de encontrar os termos do autor. Como eu raramente entro no fórum oficial do rpgmakerweb eu nem tinha visto essa postagem.Realmente obrigado!

Akiyoshi, sobre criar meu próprio material .Eu realmente já tentei isso, mas pixel art é o que mais me ferra, sou realmente muito ruim nisso... além de daltônico... bom, geralmente eu crio Busts , huds, backgroud para Titulos, Game Over Screen... e peço ajuda com as cores para alguém da minha equipe ou para qualquer um por perto hehe, mas pixels puxa vida pra ficar bonito precisa fazer uma boa transição entre as cores e eu não consigo isso pedindo ajuda.

Lobozero, sem ninguém saber...eu vou fazer o que você disse caso encontre recursos que eu realmente queira usar mas e não tenha outro "parecido" mais barato ou gratuito. Concordo que eles podem até saber mas não vão conseguir provar que é pirata até porque imagina o trabalho que seria investigar todos que compraram em diferentes lojas virtuais, usando apelidos, trabalhos feitos em equipe onde cada um pode ter adquirido um recursos diferente... mas prefiro preservar mesmo o direito dos artistas de cobrarem por seu trabalho. Mas cá entre nós , sem ninguém saber... vou modificar levemente alguns tiles da minha artista favorita e usar de graça até que eu possa comprar mesmo.

Agradeço a todos pela ajuda. Seu criado, Zero.

Citação de: Akiyoshi online 22/06/2015 às 07:45
[...] pois vão saber sim, porque é preciso licença.
Sim, vão pegar o criador do jogo, colocar em uma sala escura, para interrogar o coitado até saber de onde comofas ele baixou os tiles piratas dele! Bem isso.

Citação de: zero online 22/06/2015 às 12:21
Lobozero, sem ninguém saber...eu vou fazer o que você disse caso encontre recursos que eu realmente queira usar mas e não tenha outro "parecido" mais barato ou gratuito. Concordo que eles podem até saber mas não vão conseguir provar que é pirata até porque imagina o trabalho que seria investigar todos que compraram em diferentes lojas virtuais, usando apelidos, trabalhos feitos em equipe onde cada um pode ter adquirido um recursos diferente... mas prefiro preservar mesmo o direito dos artistas de cobrarem por seu trabalho. Mas cá entre nós , sem ninguém saber... vou modificar levemente alguns tiles da minha artista favorita e usar de graça até que eu possa comprar mesmo.

É isso aí, cara. ;D

Citação de: Lobozero online 22/06/2015 às 13:36
Citação de: Akiyoshi online 22/06/2015 às 07:45
[...] pois vão saber sim, porque é preciso licença.
Sim, vão pegar o criador do jogo, colocar em uma sala escura, para interrogar o coitado até saber de onde comofas ele baixou os tiles piratas dele! Bem isso.
Sendo ou não, não lhe dá o direito de plagiar o trabalho dos outros e usar como se fosse seu, ainda ganhando dinheiro com isso.
Em 2008 eu possuía uma espécie de acordo com o Playerdex que criarm o Pokemon World Online, eu mantinha a versão brasileira na época, quando começamos a cobrar contas nossa página foi removida do ar simplesmente, sem aviso. Se você usar sem fins lucrativos é uma coisa que ninguém consegue barrar mas usos para comércio aberto assim, caso tenha alguma repercussão pode dar adeus.
Se fosse tão simples o dono do megaupload não tinha sido preso e o site não teria sido tirado do ar.

Olha cara, pra evitar dor de cabeça mesmo, se for usar em um projeto comercial é melhor adquirir legalmente os recursos, caso contrário pode rolar várias coisas contigo, desde simplesmente mandaram tu retirar o jogo do ar ou te colocarem numa sala escura, te torturarem e interrogarem sobre onde conseguiu os pirateios e etc (sim, isso acontece).

Mas aí vem minha pergunta!

Tu realmente quer criar um projeto comercial e usar recursos pagos ou free? Tipo, convenhamos que um jogo comercial criado no RPG Maker não dá lá aqueles lucros absurdos, então o lucro já é pequeno e se tu for comprar os recursos é bem provável que o teu jogo dê prejuizo ao invés de lucro no final das contas, já se for usar recursos free, saiba que são muitos poucos e de qualidade duvidosa, e justamente por esse motivo desconfio que o jogo não vá muito pra frente...

Minha melhor sugestão é comprar o RPG Maker original e usar o RTP e mais algumas coisas próprias que consiga fazer por conta ou com a ajuda de alguém, assim não se preocupa com nada e pode vender se quiser que não terá maiores problemas, ou então criar um jogo legal não comercial e depois se o pessoal gostar tu cria um novo comercial e investe uma graninha já sabendo que aquilo vai dar certo.

Citação de: Akiyoshi online 22/06/2015 às 13:47
Sendo ou não, não lhe dá o direito de plagiar o trabalho dos outros e usar como se fosse seu, ainda ganhando dinheiro com isso.
Bem, eu tenho total direito de plagiar o que eu quiser. Só o que vai mudar é eu achar isso errado ou não.

Citação de: Akiyoshi online 22/06/2015 às 13:47
Se fosse tão simples o dono do megaupload não tinha sido preso e o site não teria sido tirado do ar.
E nossa cara, comparar o Megaupload com tiles "baixados de um site de torrent pirata", colocar num jogo e vender... bem, está fazendo isso muito certo. Continue assim.