O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Com ou sem mapa mundi?

Iniciado por Myzhuk, 09/07/2015 às 23:30

Vocês acham que um jogo de RPG com o mapa mundi é clichê?

De que outra forma poderia ser organizado o mundo sem ele?

É bom pra se localizar e ver onde tu não foi ainda, pra explorar e tal. Eu acho válido mesmo só em
RPGs de mundo aberto. Ah, e também ter o item do mapa, pra dar coerência tu poder ver um, não
importa tanto esse detalhe mas implico bastante com isso.

Acho que sem o mapa-mundi, você precisa colocar as "conexões" entre os mapas principais... aqueles mapas intermediários entre um local cheio de neve, e uma praia tropical.

Dá mais trabalho para fazer um mundo "extenso" sem o mapa-mundi, mas realmente fica mais legal.

Ai é de decisão sua, eu mesmo uso mapas mundi para conseguir mostrar como o mundo é grande, sem ter que fazer um monte de mapas extras, mas concordo que mostrando os mapas você dá para o jogador bem mais a ideia de como é o mundo do seu jogo.

Eu gosto bastante de um mapa-mundí. Acho que eles dão maior imersão ao mundo na qual estou jogando. Agora ele ser grande pra passar mais a ideia de ser um mundo, também é bem válida. Se colocar uns sistemas de carroça ou fast-travel vai ficar mais legal ainda.

Caso não queira fazer o mapa-mundí em sí, faça um mapa em uma imagem, e coloque como um item. Assim, o jogador pode ver o mapa na qual ele está jogando, e acaba se interessando por ir em algum local.
Prazer, Terror dos Modinha

Obrigado pelas respostas! Acho que vou usar o sistema de carroças mesmo, e desenhar o mapa pra colocar como item chave!

Embora já tenha resolvido sua questão, acho interessante manter o tópico aberto até para continuar o debate. Eu vou de contra o que disseram acima, acho muito presunçoso isso. Pra mim nem faz sentido ter um, até porque se o jogador não for um Doctor da Vida, como conseguirá ir de um lugar pro outro repentinamente (criticando aqui o jogo exemplo '4 cavaleiros' do VX). Na minha opinião, um item mapa mostrando uma picture do mapa é o suficiente.

Nandikki
Olha, isso já é meio comum em jogos RPG. No game, The Elder Scrolls Skyrim temos isso. Onde o jogador por ir andando até o local desejado, ou então ele abre o mapa e usa o fast-travel pra chegar lá mais rapidamente. Sei que é estranho, afinal o jogador não tem um avião e muito menos uma T.A.R.D.I.S pra viajar tão rápido.
Mas uma maneira legal de deixar isso dinâmico é o seguinte. Se o game tiver sistema de dia e noite ( ou de tempo mesmo ), quando o jogador viajasse pra uma área longe do mapa, poderia se alterar o tempo, passando a ideia de que demorou um certo tempo pra chegar até lá.

Enfim, não vejo tanta necessidade de deixar o tópico aberto, pois é um assunto não tão especial pra isso. Mas se o autor deixar, afinal o tópico é dele  :=p:
Prazer, Terror dos Modinha

Depende do level design e planejamento que você quer colocar no jogo.
Se é um jogo com muitas áreas diferentes, você provavelmente vai querer um mapa mundi por necessidade, pra poder separar essas áreas e dar mais acessibilidade pro jogador. Se o jogo não tem muitas áreas e você quer conectar todas as areas de forma mais linear, um mapa não seria necessario.
Tudo depende do tipo de jogo que você quer fazer, só tenha em mente que o mapa existe como uma mecânica do jogo que tem um propósito, e não como enfeite.

Sim vou deixar o tópico em aberto, todas as sugestões são bem vindas!