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A Importancia de uma Trilha Sonora nos Games

Iniciado por Ven, 31/07/2015 às 12:09




"Quem não se lembra dá música de seu jogo favorito ? Se alguém do seu lado começa a assoviar um trecho dela, ou cantarolar, se você gosta muito dela, você vai lembrar dela do inicio ao fim na sua cabeça, não é mesmo ?"

Veja que só lendo este pequeno texto, já da pra perceber o quão importante é a Trilha Sonora de um jogo! Uma Trilha Sonora "BOA", é totalmente crucial em um jogo, principalmente quando falamos de RPG Maker, mas um Trilha Sonora não é uma coisa que apenas serve para dar qualidade a um jogo, ela também vai dar vida a um Cenário, a um Personagem e também a um Momento. Um exemplo é aquela linda cena romântica do seu projeto, quando o herói se declara a sua amada, imagina aquela cena, sem uma música adequada para o momento, ou pior, sem nenhuma música, só os textos aparecendo. Não ia ficar nada legal, o jogador iria ficar no maior tédio, o mais provável que aconteceria é, ele fecharia a janela do jogo e não iria mais jogar.

Vou falar aqui dois estilos de Trilha Sonora existentes: A Trilha Sonora não Autoral e a Trilha Sonora dedicada, para entenderem melhor eis uma explicação, em certos jogos e filmes, você pode reparar que tocam algumas músicas que você já viu em outro jogo ou filme, o produtor comprou autorização ou adquiriu para usar no seu projeto, no RPG Maker isso também é presente, quem aqui não usa uma música daquele jogo que você adora ? Com certeza muitos aqui usam. Agora falando da Trilha Sonora dedicada, essa é a que é composta especialmente para aquele game ou saga, ou seja, não é permitido ser usada. (Existem exceções para projetos como os nossos, projetos de RPG Maker, que não possui Fins comerciais).

Como eu disse no inicio, a trilha sonora meche muito com os cenários, e ela define também a mudança do cenário, trazendo mais diversão e qualidade ao projeto, isso também da uma sensação de imersão dentro do mundo do jogo, sendo assim um game interessante para descobrir coisas novas como, encarar outras batalhas, descobrir cenários escondidos, Easter Eggs e etc... Seu game assim se tornara um experiência completa

Jogos casuais como os nossos de RPG Maker, normalmente, não possuem uma Trilha Sonora muito estruturada como games no estilo God of War, The Last Story, Kingdom Hearts e etc... Porém temos que adicionar uma Trilha que não seja muito repetitiva, precisamos de melodias simples, porém que fiquem na cabeça dos jogadores, fazendo assim que eles lembrem de seu jogo em certos momentos, dando uma vontade imensa de jogar.

Por isso, devemos prestar mais atenção com as músicas que colocamos em nossos projetos, não podemos apenas pensar no Roteiro e nos Mapas, também não podemos depender do RTP, porque as músicas que ele traz são muito limitadas, com uma melodia que muitos até acham irritante, eu já vi pessoas que criticam jogos que tem uma história e mapas interessantes, mas a Trilha Sonora é horrível, desculpem dizer assim mas essa é a realidade, muitos usam músicas que não tem nada haver com o momento e outros simplesmente não colocam, temos que prestar atenção a este detalhe, quando você estiver escrevendo seu roteiro, pense que estilo de música vai tocar naquele momento, já deixe preparado, você também pode pedir a opinião de um amigo, para ver se aquela música combina com aquele momento. Se você pensar assim sua Trilha Sonora é algo que vai deixar seu game inesquecível para muitos.

Quer um exemplo ? Aqui o Main Theme de Final Fantasy:

Uma música linda, bem orquestrada, que prende na mente, e o game tem gráficos simples, gráficos que o RPG Maker Supera!

Bom pessoal, é isso que eu tenho pra vocês, espero que tenham gostado da Matéria. Não se esqueçam de ficar atentos a essa parte ok ? No mais até a próxima.


That's All~


Opa, vindo do Redator aqui da Centro é um elogio e tanto, muito obrigado  :XD: