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Menu simples

Iniciado por Doiza, 23/09/2015 às 19:41

23/09/2015 às 19:41 Última edição: 24/09/2015 às 12:25 por Doiza
Oioi gente. Beem, eu estou querendo uma coisinha aqui. Eu queria um menu que só tivesse a opção Itens e Sair. Só. Na verdade, queria até que tirassem o MP e o HP do personagem, tipo, algo bem pequeno mesmo que acho (só acho) que eu mesma possa fazer... mas eu também queria que não ficasse aquele "espaço à toa" no menu, já que não vai haver mais de um personagem em grupo, então seria tipo um menu de uma pessoa mesmo... Eee que também pudesse usar face no menu ainda... eu achei um menu perfeito, só que eu não consigo colocar ele devido à alguns erros e abandonei a ideia. (Na verdade, o menu só exibia char.)
Entón... alguém poderia me ajudar? :ded:
Caso eu tenha enrolado demais no que queria, ai vai:

  • Apenas as opções Itens e Sair
  • Sem HP, MP, Nível e Classe, mas ainda com moedas
  • Que não tenha o char no menu, mas a face
  • Algo pequeno
  • E se possível definir um icon pro dinheiro, porém desse eu não faço tanta questão
Alguém poderia me ajudar? Eu não queria fazer muitas exigências, pode ser bem simples... :T.T:
Caso não dê pra fazer isso, só a segunda opção tá ótimo.
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

Tu queria por script ou por eventos? No caso se refere à tela principal do menu, right?
E se tiver a imagem do menu que achou perfeito, seria bom postar pra ter uma base pra fazê-lo.

Bem Pelo que entendi eu recomendo um menu no melhor estilo The Witch House

Ficaria desse jeito
Spoiler
[close]

Em relação a HP eu não sei como remover mais creio que se você da uma olhada nos scripts podera encontrar Algo  :uu: Eu cheguei a entender como muda a cor porem vou da uma olhada

Spoiler
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  This class performs the menu screen processing.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
 
  alias :mrts_wh_start :start
 
  def start
    mrts_wh_start
    move_windows
  end

  def create_gold_window ; end
   
  def move_windows
    @command_window.y = Graphics.height - @command_window.height - 20
    @command_window.x += 10
    @status_window.y = Graphics.height - @status_window.height - 10
    @status_window.x += 20
  end
end

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 180
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Height
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    96 + standard_padding * 2
  end
 
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    draw_actor_name(actor, x, y + 12)
    draw_actor_level(actor, x, y + line_height * 1 + 12)
    draw_actor_hp(actor, x + 100, y + line_height * 1 + 12)
  end
end

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 140
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Create Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Main Commands to List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,   :item,   main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Exit Game to Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
end
[close]

Bem espero que resolvar ou de um ponta pe ai e ajude em algo

23/09/2015 às 21:55 #3 Última edição: 23/09/2015 às 22:00 por CDCyoshi
Alterei o Script para você, agora não aparece nivel nem HP, porém eu diminui o tamanho da Widon, por tanto, caso o nome não caiba basta me chamar!  :ok:

Spoiler
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  This class performs the menu screen processing.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
 
  alias :mrts_wh_start :start
 
  def start
    mrts_wh_start
    move_windows
  end

  def create_gold_window ; end
   
  def move_windows
    @command_window.y = Graphics.height - @command_window.height - 20
    @command_window.x += 10
    @status_window.y = Graphics.height - @status_window.height - 10
    @status_window.x += 20
  end
end

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 340
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Height
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    96 + standard_padding * 2
  end
 
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    draw_actor_name(actor, x, y + 12)
    #draw_actor_level(actor, x, y + line_height * 1 + 12)
    #draw_actor_hp(actor, x + 100, y + line_height * 1 + 12)
  end
end

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 140
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Create Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Main Commands to List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,   :item,   main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Exit Game to Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
end
[close]

Gostaria de receber créditos pela edição...

♦Gifts♦

23/09/2015 às 23:14 #4 Última edição: 23/09/2015 às 23:38 por Doiza
Citação de: King Gerar online 23/09/2015 às 20:46
Tu queria por script ou por eventos? No caso se refere à tela principal do menu, right?
E se tiver a imagem do menu que achou perfeito, seria bom postar pra ter uma base pra fazê-lo.

É por script mesmo.
É esse aqui~
Spoiler
[close]
Porém eu já tentei colocar ele e não deu certo de forma alguma, tentei até recriar meu projeto mas quando fui colar mapa o editor deu erro. :._.:
Citação de: ikaori online 23/09/2015 às 21:40
Bem Pelo que entendi eu recomendo um menu no melhor estilo The Witch House

Ficaria desse jeito
Spoiler
[close]

Em relação a HP eu não sei como remover mais creio que se você da uma olhada nos scripts podera encontrar Algo  :uu: Eu cheguei a entender como muda a cor porem vou da uma olhada

Spoiler
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  This class performs the menu screen processing.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
 
  alias :mrts_wh_start :start
 
  def start
    mrts_wh_start
    move_windows
  end

  def create_gold_window ; end
   
  def move_windows
    @command_window.y = Graphics.height - @command_window.height - 20
    @command_window.x += 10
    @status_window.y = Graphics.height - @status_window.height - 10
    @status_window.x += 20
  end
end

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 180
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Height
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    96 + standard_padding * 2
  end
 
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    draw_actor_name(actor, x, y + 12)
    draw_actor_level(actor, x, y + line_height * 1 + 12)
    draw_actor_hp(actor, x + 100, y + line_height * 1 + 12)
  end
end

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 140
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Create Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Main Commands to List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,   :item,   main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Exit Game to Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
end
[close]

Bem espero que resolvar ou de um ponta pe ai e ajude em algo
Praticamente seria um menu parecido com esse, porém não achei :-.-:
Citação de: CDCyoshi online 23/09/2015 às 21:55
Alterei o Script para você, agora não aparece nivel nem HP, porém eu diminui o tamanho da Widon, por tanto, caso o nome não caiba basta me chamar!  :ok:

Spoiler
#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  This class performs the menu screen processing.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
 
  alias :mrts_wh_start :start
 
  def start
    mrts_wh_start
    move_windows
  end

  def create_gold_window ; end
   
  def move_windows
    @command_window.y = Graphics.height - @command_window.height - 20
    @command_window.x += 10
    @status_window.y = Graphics.height - @status_window.height - 10
    @status_window.x += 20
  end
end

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 340
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Height
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    96 + standard_padding * 2
  end
 
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    draw_actor_name(actor, x, y + 12)
    #draw_actor_level(actor, x, y + line_height * 1 + 12)
    #draw_actor_hp(actor, x + 100, y + line_height * 1 + 12)
  end
end

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 140
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Create Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Main Commands to List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,   :item,   main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Exit Game to Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
end
[close]

Gostaria de receber créditos pela edição...


Deu erro.
Spoiler
[close]

@EDIT: consegui colocar o menu! *palminhas*
mas... será que seria viável mudar o char dele por face? @-@
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

Tem como você fazer uma montagem nem que seja no paint de como mais ou menos você quer?

(Ficaria mais fácil de visualizar para deixar igualzinho...)

#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  This class performs the menu screen processing.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  
  alias :mrts_wh_start :start
  
  def start
    mrts_wh_start
    move_windows
    create_gold_window
  end
  
  def move_windows
    @command_window.y = Graphics.height - @command_window.height - 48
    @status_window.y = Graphics.height - @status_window.height 
  end
  
  def create_gold_window
    @gold_window = Window_Gold.new
    @gold_window.x = 0
    @gold_window.y = Graphics.height - @gold_window.height
  end
end


class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Height
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    96 + standard_padding * 2
  end
  
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    draw_actor_name(actor, x, y + 12)
  end
end

class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Get Window Width
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Create Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_main_commands
    add_game_end_command
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Main Commands to List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_main_commands
    add_command(Vocab::item,   :item,   main_commands_enabled)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Add Exit Game to Command List
  #--------------------------------------------------------------------------
  def add_game_end_command
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
end

class Window_Gold < Window_Base
 alias refresh_n refresh
  def refresh
    refresh_n
    draw_icon(10, 0, -3)
  end
   def currency_unit
    return ""
  end
end


editei o que o amigo passou em cima  parecido com o outro jogo.
  

Na verdade o que eu queria exatamente é quase igual ao de cima que postei, mas seria mais ou menos assim:
Spoiler

(e o tempo de jogo ali no canto direito que esqueci de por, além das opções itens e sair)
[close]
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

24/09/2015 às 08:09 #7 Última edição: 24/09/2015 às 08:25 por King Gerar
Aqui o script:

Imagem
[close]

#==============================================================================
# ** Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================

class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_single_status_window
    create_command_window
    create_others_windows
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de status do personagem.
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_single_status_window
    @single_stats_window = Window_MenuSingleStatus.new
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de status do personagem.
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    x = @single_stats_window.x + @single_stats_window.width
    y = @single_stats_window.y
    @command_window = Window_MenuCommand.new(x, y)
    @command_window.set_handler(:item,      method(:command_item))
    @command_window.set_handler(:game_end,  method(:command_game_end))
    @command_window.set_handler(:cancel,    method(:return_scene))
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de status do personagem.
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_others_windows
    x = @single_stats_window.x
    y = @single_stats_window.y + @single_stats_window.height
    width = @single_stats_window.width / 2
    @namemap_window = Window_NameMap.new(x, y, width, 48)
    
    x = @namemap_window.x + @namemap_window.width
    @money_window = Window_Money.new(x, y, width, 48)
    
    x = @command_window.x
    y = @command_window.y + @command_window.height
    width = @command_window.width
    height = @single_stats_window.height + @namemap_window.height - @command_window.height
    @gametime_window = Window_GameTime.new(x, y, width, height)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando [Item]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_item
    SceneManager.call(Scene_Item)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando [Fim do Jogo]
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_game_end
    SceneManager.call(Scene_End)
  end
end
#==============================================================================
# Window_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
#  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
#==============================================================================
class Window_MenuSingleStatus < Window_Base
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize
    super(0, 0, 256, 96)
    positioning
    create_bust
    draw_text( 0, (contents_height - line_height) / 2 , contents_width, line_height, $game_party.members[0].name, 2)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Definição da posição da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def positioning
    self.x = ((Graphics.width - 160) - self.width) / 2
    self.y = ((Graphics.height - 48) - self.height) / 2
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação do busto do personagem.
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_bust
    actor_name = "Menu_" + $game_party.members[0].name
    @bust = Sprite.new
	  @bust.bitmap = Cache.face(actor_name)
    @bust.z = self.z + 1
    @bust.x = self.x
    @bust.y = self.y + self.height - @bust.height
  end
  
  def dispose
    super
    @bust.dispose
  end
end
#==============================================================================
# Window_MenuCommand
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os comandos do menu.
#==============================================================================
class Window_MenuCommand < Window_Command
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do objeto
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(x, y)
    super(x, y)
    select_last
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Aquisição da largura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    return 160
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação da lista de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def make_command_list
    add_command(Vocab::item,     :item)
    add_command(Vocab::game_end, :game_end)
  end
end
#===============================================================================
# Window_NameMap
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar o nome do mapa atual.
#===============================================================================
class Window_NameMap < Window_Base
  def initialize(x, y, width, height)
    super(x, y, width, 48)
    draw_icon( 231, 0, 0)
	  draw_text( 24, 0, contents_width - 24, line_height, $game_map.display_name, 2)
  end
end
#===============================================================================
# Window_Money
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar a quantidade de dinheiro em posse na
# tela do menu principal.
#===============================================================================
class Window_Money < Window_Base
  def initialize(x, y, widht, height)
    super(x, y, widht, 48)
    draw_icon( 361, 0, 0)
	  draw_text( 24, 0, contents_width - 24, line_height, $game_party.gold, 2)
  end
end
#===============================================================================
# Window_GameTime
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar o tempo decorrido de jogo.
#===============================================================================
class Window_GameTime < Window_Base
  def initialize(x, y, widht, height)
    super(x, y, widht, height)
	  update
  end
  
  def start
	  draw_text( 0, (contents_height - line_height) / 2 , contents_width, line_height, $game_system.playtime_s, 1)
  end
  
  def update
	  contents.clear
	  start
  end
end


Coloque a imagem do busto do personagem na pasta Faces, e nomeie o arquivo como
"Menu_NomeDoPersonagem", sem as aspas, claro.
E busto e o nome do personagem são do primeiro personagem no grupo.
Na linha 119 e 132 você escolhe o ícone da janela com nome do mapa e de dinheiro,
respectivamente (ignore a ampulheta na janela do mapa ali e-e).
Vê se é bem o que deseja, qualquer coisa é só falar.

Ficou perfeito sr. Gerar!! Muito obrigada :*-*:

E tambien agradeço aos outros, desculpem pela enrolação. cof
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?