O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Guardar direção do personagem

Iniciado por Magic D, 25/09/2015 às 04:48

25/09/2015 às 04:48 Última edição: 27/09/2015 às 14:57 por Magic D
Estou criando um menu por eventos e pra isso eu uso dois mapas, o que eu estou jogando e o mapa que contem as imagens do menu.
Eu armazenei a posição X e a posição Y do personagem no mapa e a ID do mapa conforme manda a regra na hora de me teletransportar para o MENU
Exemplo do evento usando:

Ignorem o fade (É pra outra finalidade)

Depois na hora de voltar para o mapa eu usei a opção de teletransporte usando as variáveis

Até aí tudo funciona nos conformes nasquié, só que como eu uso as teclas para mover o cursor no mapa do menu, o personagem sempre volta olhando pra cima, ou pra baixo, enfim, raramente volta na direção que ele estava quando aprtei a tecla para ir para o menu..
O que eu quero é que quando eu apertar a tecla S para ir para o menu, se o personagem estiver olhando pra baixo, ele volte olhando para baixo depois :o:
Sei que eu mais complico do que explico, mas se alguém ai entendeu e poder me dar uma forcinha eu agradeço :ok:

Tu tem duas opções: ou, antes de teleportá-lo para o mapa do menu tu ativa a direção
fixa dele, ou antes de tu teleportá-lo, tu guarda a direção também (que fica no mesmo lugar
em que se guardam as coordenadas), e na hora de reposicioná-lo, tu usa as condições. Se
não me engano é 2 = baixo, 4 = esquerda, 6 = direita e 8 = cima.

Isso é simples, só montar condições da direção em uma variável
depois quando for determinar a direção faça a condição para saber qual o valor dessa variável.
basicamente o que fiz abaixo:

guardando o valor da direção numa variável

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Juntando a ideia dos dois acima com scripts:

Você usa um script call simples pra guardar a direção numa variável quando teleportar:
$game_variables[4] = $game_player.direction

E outro pra recuperar ela quando voltar:
$game_player.direction = $game_variables[4]

Se der erro tente assim que funciona:
$game_player.instance_variable_set(:@direction, $game_variables[4])
~ Masked

25/09/2015 às 21:51 #4 Última edição: 27/09/2015 às 14:57 por Magic D
Minha cabeça ficou meio embaralhada agora sahshahsahs
Mas amanha assim que eu tiver um tempo vou ver se consigo arrumar isso :ok:

Edit:
Bem, eu fiz como o Raizen disse, ativei a direção fixa na hora de ir para o menu, e na hora de voltar eu desativei. Até tentei por variaveis mas me enredei todo..
Valew mesmo galera!