O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Arquétipo de Bartle

Iniciado por Geraldo de Rívia, 13/10/2015 às 14:41



     Antes de falarmos do Arquétipo de Bartle, é melhor conhecermos aquele que está por trás dessa criação. Richard Allan Bartle nasceu em 10 de janeiro de 1960, em Ripon, na terra da rainha, também conhecida como Inglaterra. Ele é escritor, professor e pesquisador sobre jogos eletrônicos, campo em que mais se destacou em 1978, quando criou o primeiro MUD (Multi-User Dungeon), na Universidade de Essex, sendo assim considerado um dos pioneiros na criação de MMOs (jogos multi-jogadores online). Além disso, Bartle é PhD em inteligência artificial e supervisor do Departamento de Computação e Sistemas Eletrônicos. Em 2003 escreveu Designing Virtual Worlds, um livro sobre a história, ética, estrutura e tecnologia dos jogos multiplayer.


     Levando um pouco em conta que a vida é um jogo, todos somos jogadores. Mas temos sempre os mesmos objetivos? As mesmas prioridades? Não, e isso explica as diversidades, contradições, divisões e visões diferentes, tanto na vida como nos jogos. Os jogos MMOs são o que temos mais próximo de um "mundo real-virtual", pois além da reprodução gráfica, sonora, e tudo mais, temos jogadores independentes de inteligência artificial, que assim como no mundo real, tem objetivos diferentes dos nossos.
     Muitas das vezes, o personagem que criamos em um jogo, seja MMO ou qualquer outro jogo com criação de personagem, tende a ser a nossa personificação, ou ao menos, a personificação do que gostaríamos de ser, ter, viver e sentir. E esses gostos são o que torna os jogadores tão diversificados, e que também foi alvo de estudos de Richard Bartle ao longo dos tempos.

     Estudando isso, Bartle notou que estímulos diferentes atraíam jogadores com certas características e que a ausência desses estímulos consequentemente afastariam esses jogadores. Por exemplo; em um jogo voltado a lutas, como Mortal Kombat, jogadores que prezam mais por explorar mapas não sentirão tão satisfeitos. Sendo assim, ele estabeleceu que existiam 4 arquétipos (tipos mesmo) básicos de jogadores, que serviriam para qualquer tipo de jogo, sendo esses arquétipos conhecidos como os Arquétipos de Bartle:

     • Os Assassinos () - São os que prezam as lutas, gostam de matar e de conseguir vitórias.
     • Os Empreendedores () - São os que gostam de acumular recursos, juntar muitos itens, dinheiro, coisas raras, etc.
     • Os Exploradores () - São os que exploram os mapas, dungeons, que gostam de desfrutar dos cenários e conhecer outros.
     • Os Socializadores () - São os que gostam de conhecer novas pessoas, novos amigos e realizar atividades em grupo.


     Tendo como base o diagrama acima, quando uma pessoa com o arquétipo de assassino observam em um jogo o nível de ação e o nível de interação com outros jogadores. São altamente competitivos, basicamente gostam de afirmar seu poder ou habilidade confrontando, preferencialmente, outros jogadores. Gostam de prosperar em competições com outros jogadores, onde a situação de empate não é uma opção e seu desafiante deve ter que perder.
     Já os empreendedores analisam a ação e o quanto de elementos no mundo o jogo exibe. São os jogadores que preferem ganhar "pontos", níveis, equipamentos e outras medidas concretas de sucesso em um jogo. Eles não medem esforços para conseguir recompensas que lhe confere pouco ou nenhum benefício, fazem simplesmente por prestígio e realização pessoal. Em tese é aquele que procura completar todos os desafios, almeja completar 100% das missões dada pelo jogo e completar uma lista de equipamentos raros.
     Os socializadores procuram jogos com possibilidade de jogar com outras pessoas e com um nível interessante de interação. Sentem prazer em um jogo através da interação com outros jogadores, e em algumas ocasiões, personagens controlados pelo computador que apresentem características de personalidade. O jogo é apenas uma ferramenta ou ponte que eles utilizam para conhecer outras pessoas dentro do jogo ou fora dele.
     Por fim, os exploradores preferem jogos com um mundo grande o bastante para caber muita interação. Preferem descobrir novas áreas, criam mapas e aprendem sobre lugares escondidos e passagens secretas, buscam conhecer e aprender como o jogo funciona e seu objetivo é sempre a busca pelo descobrimento.

     Todos esses perfis podem ser traçados e então definidos a partir de um questionário pontuado, em que sua pontuação leva ao perfil que se assemelha. Originalmente, esse questionário estava nessa página, porém está off, bem como o próprio site gamerDNA. Todavia, quem estiver a fim, achei este teste com a mesma finalidade, em inglês e não parece ser igual ao original.

:linha3:

Os diferentes tipos de personalidade referem-se diretamente a classificação psicológica de cada indivíduo, sendo este um fator de suma importância no processo de construção de qualquer tipo de jogo, devendo haver um estudo minucioso referente ao público alvo, a fim de se aplicar os elementos de "Game Design" adequados para aumentar o engajamento entre o jogo e o jogador.

[box class=errorbox]Eu me acho o tipo de jogador explorador. Gosto de explorar mapas e achar novos lugares, tanto que o quão grande o mapa de um jogo é, é um dado importante para mim. Acho também que é o arquétipo predominante aos que gostam de RPG. Mas é você: qual dos quatro arquétipos você se encaixa melhor? Comente aí abaixo!

:wow:
[/box]

Vocabulário
MUD são espécies de plataformas voltadas para jogar-se Rpg de mesa online. Por esse tipo de software, os jogadores recebem informações textuais de um mestre (pessoa que narra o rpg) e interagem a partir delas, retornando respostas do que fariam, quem atacariam, que itens usariam, tudo isso por meio de comando do teclado. Não é a toa que o primeiro MUD fora desenvolvido baseado em Dungeon & Dragons.
[close]

Eu ia falar explorador, mais ai que me toco que só exploro para achar itens, então sou um belo empreendedor
♦Gifts♦

Estou no limiar entre explorador e empreendedor  :=p:



Me considero um Assassino e socializador, curto bastante melhorar minha build em jogos assim como também curto fazer novas amizades e melhorar minhas experiências, não me considero um explorador por que tipo, acho que em certos jogos o foco já se baseia na historia e na exploração ( por que, até mesmo os assassinos e os socializadores não vão ficar somente em um determinado mapa para fazer amizades e lutar e talz ) considero a exploração no jogo algo no qual todo jogador já se baseia nem só para ganhar XP e se fortalecer como também da um rumo na historia do jogo. Eu fisolofo demais meu deus! e.e
Night The Kids...''

Rindo eu descubro, estudando eu deduro, desenvolvendo eu aprendo, conhecendo entendo. As vezes trato por decidir, se fico ou se vou, se aturo. Um desanimo acontece que Deus nos preze amém!

 Fico bem entre explorador e empreendedor. Já que ao mesmo tempo que gosto de explorar os cenários diversificados eu busco obter itens, quests ou infos até de monstros, como os monstros de FF12 (os raros, os marks, comuns).

2010 ~ 2016 / 2024

Matéria interessantíssima, a leitura ficou tão fluída que eu li no tempo de apenas trocar o navegador que estava usando para estudar (Chrome é uma porcaria).

Eu acho que eu me enquadraria em uma interseção entre Socializador e Explorador e um tantinho de Empreendedor. Mas o fato é que se um jogo consegue oferecer bem estar para esses quatro tipos de jogadores, sem dúvidas é um jogo espetacular.

 A matéria é muito boa. Realmente ler esse tópico foi bem "gostoso". Eu sou um cara bem todos ali na linha, exceto o assassino que não é a minha cara. Bem diferente o conteúdo, gostei.
Prazer, Terror dos Modinha

Eu acho que estou entre Assassino e Empreendedor, se bem que para empreender algumas coisas em jogos é necessário matar.
Meus Recursos e tópicos


Com certeza sou um Empreendedor e um Explorador! A prova disso é minha ambição em zerar Final Fantasy e Kingdom Hearts sempre com os melhores itens e com muitos deles, para depois não ter problemas, acho que posso me considerar também aquele tipo de pessoa que prefere se Prevenir do que depois ter que remediar nos games  :XD: Percebo que a maioria é assim, aliás é sempre muito bom rever a Ultima Weapon pra acabar com o Ansem facin ou utilizar a Zodiac Spear pra matar o The Undying (Mitos entenderam)

That's All~

Ótima matéria, como sempre
Olha eu acho que sou os 4 ao mesmo tempo, então tem mais um tipo que são os variantes, eu gosto das quatro coisas e me foco nas quatro coisas apresentadas a cada período do jogo.
Normalmente num início onde se tem muita coisa pra conhecer eu gosto maisd e prosseguir na historia e juntar recursos, lá pelo meio, ou geralmente em fases difíceis de passar eu gosto de voltar ao início e dessa vez pretar atenção em cada detalhe do ambiente e encontrar itens para só então prossguir, é nesse período que entra o empreendedorismo completo, hora se socializar bastante e por fim após um gameplay começa a busca pelo ranking como assassino
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Ótima matéria!

Acho que eu estou mais para o lado do explorador também, mas com uma pitada de empreendedor.
Com um punhado de areia, eu mostrarei o terror a vocês...


Esqueceram de colocar o "samaritano" como categoria. jogando Dead Rising por exemplo eu me sinto compelido a salvar a galera de sobreviventes. Por outro lado se alguém dizer que isso pode ser um nicho específico demais pode até ter razão.

Existem jogos que o camarada é solidário com uma senhora que perdeu sua panela e ele a ajuda a encontra-lá (e olha que o personagem principal do game é um mercenário).

Mas enfim é somente uma opinião.


sou óbviamente um empreendedor, eu ODEIO pvp em qualquer tipo de RPG, e ODEIO ter que ficar explorando mapa sendo que eu posso simplesmente ir na wiki do jogo e ver o local exato de onde os tesouros estão. eu também gosto de socializar, mas empreendedorismo vem primeiro.

A nossa vida, é feita da morte dos outros. -Leonardo Da Vinci

Eu sou o vingador. No GTA eu finjo ser um cara que "salvará o mundo das impurezas a lá Uchiha Madara" e saio detonando tudo, e.e.