O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Olá!

Iniciado por Ellye, 07/11/2015 às 17:42

Onde conheceu o RPG Maker: Gosto do RPG Maker desde que usava como brinquedo lá no final dos 90s, com o RPG Maker 95 (e o "Sim RPG Maker 97" que hoje em dia é difícil de achar até infos sobre, mas eu adorava ele).

Usei todas versões; acho que atualmente sirvo de exemplo pro slogan de: "Powerful enough for a developer, simple enough for a child" - a mesma ferramenta que eu usava basicamente como um brinquedo quando era criança, agora posso usar como engine séria para desenvolvimento (o bom é que o próprio RPG Maker também evoluiu demais nesse meio tempo, primeiro com a inclusão de RGSS no XP e agora com o salto de tecnologia do VX Ace para o MV).

Onde conheceu a comunidade: Google, igual tudo nesse mundo.

Hobbies: Programar sempre foi meu hobby (comecei a aprender programação de verdade quando comecei a desenvolver mods para jogos, no caso Neverwinter Nights na época), acabou virando meu trabalho e continua também sendo um hobby.

Comentários adicionais: Há um tempo eu tinha deixado os RPG Makers de lado e me focado no Unity, principalmente devido à resolução limitada do VX Ace - qualquer outro "problema" dele eu conseguiria, teoricamente, corrigir com RGSS3... mas a resolução era um fator limitante demais. Acabei desistindo do sistema de batalha que eu estava criando nele puramente por falta de espaço na tela para interface, por exemplo.
Mas o anúncio do RPG Maker MV me animou muito com o que foi prometido. Comprei na pré-venda e acabei perdendo a noite no dia que lançou; programar para o MV é muito pratico, e em geral fiquei muito contente com a engine nova. Resolvi voltar a utiliza-la para valer.

Yey, um programador pro time! Muito bom.

Pensei que fosse estrangeiro quando vi a postagem de seu script linkando para RMWeb, aliás
depois vou dar uma olhada nele. É sempre bom ver gente das antigas retornando, ainda mais
tão das antigas assim, haha, mas considere como um elogio e admiração.
Espero que goste da comunidade e participe bastante, além de claro, agora que voltou a
programar, nos prestigiar com seu trabalho. Nos vemos aí!

Seja bem-vindo!
Para não me prolongar, farei das palavras do KG, as minhas.
Seja muito bem-vindo e tenha uma ótima estadia!

Opa, bem vindo man, sinta-se em casa!

:será: nunca me passou na cabeça um rpg maker tão antigo,mesmo eu conhecendo o 2k e tal,mas 97?acho que só pq sou meio jovem não sei quantas coisas assim vieram antes de mim.
Mas,anyway,seja bem vindo meu caro amigo!
Os melhore heróis não usam capas ou uniformes.
eles usam o coração.

08/11/2015 às 12:44 #6 Última edição: 08/11/2015 às 12:51 por Ellye
Citação de: Le_kageito online 08/11/2015 às 10:55
:será: nunca me passou na cabeça um rpg maker tão antigo,mesmo eu conhecendo o 2k e tal,mas 97?acho que só pq sou meio jovem não sei quantas coisas assim vieram antes de mim.
Mas,anyway,seja bem vindo meu caro amigo!
Uma das coisas que lembro sobre o RPG Maker 95: a interface era feita para uma resolução maior que meu monitor, então alguns dos botões ficavam escondidos para mim. Lembro que foi por causa dele que eu aprendi que <tab> selecionava botões e ia pros próximos que tavam escondidos fora da tela. XD

E o "Sim RPG Maker 97" era provavelmente só um "nome nacional", porque não acho qualquer info que não seja em português. Na época, as coisas, mesmo na internet, ainda não eram tão globalizadas (sistemas de busca indexados manualmente, tipo Cadê e Yahoo, ao invés de Google), e todo site por aqui era um ctrl+c / ctrl+v do conteúdo de outro site. Checar fatos não era algo que existia.
O nome certo do tal maker parece ser Sim RPG Maker 95 (apesar de ser lançado em 1998, o número deve ser pela versão do Windows). Era uma engine focada em fazer Tactical RPGs, com editor de database próprio para isso (dava para escolher o formato da área de efeito e de range das skills, por exemplo).

Outros makers antigos que cheguei a mexer foram o Fighting Maker e o Mugen, ambos também da Enterbrain mas voltados para criação de jogos de luta. Na época eu preferia o MUGEN, hoje em dia eu noto que o Fighting Maker era superior em geral.