O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

exceção de movimento

Iniciado por Cybermaker, 13/11/2015 às 20:14

13/11/2015 às 20:14 Última edição: 17/11/2015 às 09:16 por Skyloftian
Eu estava testando o RPG Maker MV e então resolvi criar um mini game, nele o personagem fica continuamente andando para direita, menos quando se aperta o botão para cima e para baixo que ao serem pressionados movem o personagem na diagonal.

O problema é o seguinte, quando o jogador aperta para cima ou para baixo até encostarem na parede o personagem trava, o que eu queria saber é se existe um tipo de exceção de movimento, por exemplo:

Se botão [Para Baixo] está pressionado:
Definir a rota do movimento: Jogador
                                        : Mover a inferior direita

Se impossível: Mover a direita

Acredito que para resolver isso basta desmarcar a opção "Espere pela conclusão".

Já não estava marcado, eu vou colocar uma imagem do que eu fiz, talvez de para entender melhor o problema:

Se o botão para baixo ou para cima estiverem pressionados o comando de andar a direita não acontece.

14/11/2015 às 12:46 #3 Última edição: 14/11/2015 às 12:48 por Ellye
Testei aqui e deu certo: o jogador anda automaticamente para direita, mas se apertar [Cima] ou [Baixo] anda nas diagonais.

É um parallel process, faça ele depender de um Switch para não ficar ativo o tempo todo no mapa, caso necessário.

PS: E tá me zoando que traduziram "Else" como "Mais"? Por quê toda screenshot que eu vejo do RM MV em pt-BR tem que ter um erro bizarro novo?

Eu não entendi o que você fez de diferente, pois pela imagem que você mandou ao enconstar no canto superior ou inferior da tela o movimento para.

Citação de: Cybermaker online 14/11/2015 às 15:32
Eu não entendi o que você fez de diferente, pois pela imagem que você mandou ao enconstar no canto superior ou inferior da tela o movimento para.
É, enquanto o jogador continuar segurando [Cima] ou [Baixo], sim. Eu tinha lido errado seu problema inicial.

Tentando pensar em alguma maneira em evento de checar se um movimento é valido ou não para por na condição. Se não conseguir pensar em algo, depois vejo com uso de script na condição que deve dar fácil também.

Vê se consegue entender o que fiz aqui. Tipo, além de chegar a tecla pressionada,
também checa se o jogador está nos tiles limites do mapa, no caso o 12 ali é porque
o mapa tem 13 tiles de altura.

Spoiler
[close]

Isto resolve o problema do limite do mapa, mas não no caso de um cenario, porém já
ajuda muito, acho posso me virar só com isso.