O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Pedido] Plugin para usar outras teclas, RPG MAKER MV.

Iniciado por kote, 21/11/2015 às 13:03

21/11/2015 às 13:03 Última edição: 03/03/2016 às 00:13 por kote
Olá! Como o assunto diz, gostaria de um plugin que me permitisse usar outras teclas no jogo. Basicamente, preciso que ele me permita usar o pressionar de um botão como condição para ativar um evento comum e assim fazer uma "ação" especial, como um "dash" por exemplo.
Estou me baseando num plugin que usava no Rpg Maker Vx Ace e que basicamente permitia fazer isso. Se alguém puder fazer ou puder compartilhar um plugin que permite fazer isso, fico grato.

Eu tbm quero esse Plugin  :T.T:  :'-':
Tópico wardado  :cool:
xD vou ver se acho na net se achar te mando :3
Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:

Tutorial retirado do "FogoMax":



A primeira coisa a se fazer é abrir o arquivo rpg_core.js (fica na pasta js do seu projeto) e procurar pela função keyMapper da classe Input. Caso você não ache, o método é o seguinte:
Código: auto:0
Input.keyMapper = {
    9: 'tab',       // tab
    13: 'ok',       // enter
    16: 'shift',    // shift
    17: 'control',  // control
    18: 'control',  // alt
    27: 'escape',   // escape
    32: 'ok',       // space
    33: 'pageup',   // pageup
    34: 'pagedown', // pagedown
    37: 'left',     // left arrow
    38: 'up',       // up arrow
    39: 'right',    // right arrow
    40: 'down',     // down arrow
    45: 'escape',   // insert
    81: 'pageup',   // Q
    87: 'pagedown', // W
    88: 'escape',   // X
    90: 'ok',       // Z
    96: 'escape',   // numpad 0
    98: 'down',     // numpad 2
    100: 'left',    // numpad 4
    102: 'right',   // numpad 6
    104: 'up',      // numpad 8
    120: 'debug'    // F9
};

Para adicionar uma nova tecla é bem simples, basta colocar uma vírgula após a última entrada e inserir suas configurações de tecla. O formato é:

Código: auto:0
key_code: 'key_name'

Sendo que o key_code é o código ASCII da tecla desejada, é por esse código que você irá diferenciar uma tecla da outra. Os códigos ASCII de cada tecla podem ser obtidos por esse site: http://www.cambiaresearch.com/articles/15/javascript-char-codes-key-codes

Por exemplo, se você quiser ter acesso à tecla T, é só adicionar mais uma linha na função, dessa maneira:



Repare nas marcações coloridas:

  • Em vermelho (,), eu adicionei a vírgula para a entrada de mais um elemento[/*]
  • Em azul (84), eu adicionei o código ASCII da tecla T[/*]
  • Em verde ('letra_t'), eu coloquei entre aspas o nome da tecla (isso vai ser usado depois, o nome pode ser o que você quiser, desde que você entenda e se lembre)[/*]
  • Em roxo (// T), eu coloquei um comentário com a tecla que aquela linha representa, para facilitar na hora da manutenção do código. Tudo após // é ignorado, sendo assim, um comentário.[/*]
Para fazer uma condição com a nova tecla, crie uma estrutura condicional normalmente, porém ao invés de fazer uma condição com teclas, faça uma condição com script. No campo de texto, adicione o seguinte comando:
Código: auto:0
Input.isTriggered('key_name')

Sendo key_name o nome da tecla que você escreveu no rpg_core.js. Se eu quisesse verificar o "T" que eu declarei lá em cima, eu faço a condição dessa maneira:
Código: auto:0
Input.isTriggered('letra_t')

Your drill is the drill that will pierce the Heavens!