O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como se faz um quiz no rpg maker?

Iniciado por hategum rpg, 22/12/2015 às 20:10

22/12/2015 às 20:10 Última edição: 23/12/2015 às 12:23 por hategum rpg
Estava pensando em adicionar um mini-game ao meu projeto tipo o show do milhão  :lol: ou tipo do X-Men Legends  :lol:

Alguém me da uma luz ai, tipo um passo a passo ou uma demo.

Você quer por eventos ou por script?qual engine?

É por eventos, acho que não tem plugin pra isso, como usa scripts no mv?

Espero ter ajudado  :XD:
Spoiler
[close]

Lembrando que não é preciso fazer na mesma ordem que eu coloquei, você quem decide isso !

Mas como vai aparecer outra pergunta caso eu acerte?Como adicionar +1 gold ou -1 gold a cada acerto ou erro?Como pular a pergunta ate um limite de 3 vezes? Como fazer para a pergunta vir aleatória? Com colocar um nivel de dificuldade?

Basicamente é apenas utilizando escolhas que se faz um sistema desses.
Use labels, variáveis, condições, se quiser até switches. Não estou podendo fazer uma demo no momento, mas basta explorar essas opções que você encontra diversas funcionalidades a.k.a introdução a eventos.

Vou fazer um tópico a parte ensinando passo a passo de fazer isso por eventos...espera ai

Citação de: Hiroto online 22/12/2015 às 21:42
Vou fazer um tópico a parte ensinando passo a passo de fazer isso por eventos...espera ai

:lol: ok, ancioso para ver o topico :*-*:

Citação de: hategum rpg online 22/12/2015 às 21:48
Citação de: Hiroto online 22/12/2015 às 21:42

:lol: ok, ancioso para ver o topico :*-*:
cara hoje eu posso estar fazendo esse tópico como prometido na minha última resposta pois começou a falta  energia aqui no meu bairro então amanhã eu estarei postando...Enfim espero que entenda mas amanhã estará lá o topico blz eu só não faço por causa da falta de energia aqui no meu bairro blz

23/12/2015 às 11:54 #9 Última edição: 23/12/2015 às 11:59 por Skyloftian
Ahh, isso é bem simples, de acordo então, lhe ensinarei uma forma ainda mais simples de se fazer isso, acompanhe:

[info][/info]
Como pode ver na imagem ao lado, a estrutura em si, é bem básica, apesar de um pouco confusa a primeira vista. Vamos lá, irei explicar por cima todas as funções envolvidas:
<>Label: Começo das Perguntas
O Label é usado basicamente para marcar o começo de uma "sala" e quando você quiser, poder então sempre retornar para o começo desta sala.
<>Texto de exibição:
Este texto é usado para inserir a pergunta ao jogador.
<>Mostrar opções:Errada, Correta, Errada, Errada
Está são as opções de resposta que o jogador poderá escolher para responder a pergunta dada acima.
:        Se escolher [Errada]
Abaixo desta opção, está o bloco que determinará os acontecimentos que sucederão ao jogador quando escolher uma alternativa errada.
             <>Texto de exibição:
Está mensagem é usada para informar que o jogador errou a resposta.
             <>Mudar Dinheiro: - 10
Está é uma forma de "penalidade" pelo erro, ela remove 10G do jogador.
             <>Ir ao Label: Começo das Perguntas
Ir ao Label, é usado para que o evento continue sendo executado ao inicio do Label, ou seja, será retornado lá para cima, onde as perguntas começam a ser feitas, ou seja, no começo da "sala" criada pelo Label.
:        Se escolher [Correta]
Abaixo desta opção, está o bloco que determinará os acontecimentos que sucederão ao jogador, quando escolher a alternativa correta.
             <>Texto de exibição:
Está mensagem é usada para informar que o jogador acertou a resposta.
             <>Mudar Dinheiro: + 50
Está é uma forma de "parabenização" pelo acerto, ela adiciona 50G do jogador.
             <>Comentário: ******
Este comentário foi usado para explicar o que deve ser feito a seguir e deverá ser ignorado.

Bem, basicamente é isso. Para continuar o quiz, basta ir criando novas perguntas, sempre dentro do "Se Acertar", ou seja, quando o jogador escolher a alternativa correta.

Espero que tenha ficado claro e bem explicado, espero também que tenha lhe ajudado. ^^

:*-*: legal ajudou muito, ficou bem explicado  :XD: agora ja posso começar a usar o quiz :lol: