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Bloquear posições específicas na formação da party

Iniciado por Rory Kamau, 27/12/2015 às 19:56

Estou com o seguinte problema:preciso bloquear posições específicas da party para que não possa
haver trocas entre esses personagens.
Eu tentei usar eventos mas não consegui.O máximo que consegui foi bloquear a opção de formação, mas eu não queria bloquear toda a formação,apenas posições específicas(tipo a posição número 1 e a número 2).

Como eu bloqueio apenas posições específicas?

Se você está tentando requerir que um certo personagem esteja na party pra um certo momento do jogo, você pode usar esse script:

YEA Party System: https://yanflychannel.wordpress.com/rmvxa/core-scripts/party-system/

Uma vez que tenha o script, você pode usar a script call "require_actor(x)" pra poder fazer com que para avançar, seje nescessário o personagem requerido estar na party, você também pode usar "lock_actor(x)" pra poder trancar tal personagem na party impossibilitando a troca.

E é isso, espero que o ajude.

Esse Script muda o menu do jogo?
Porque mudar o menu do jogo está fora de questão pra mim.
Eu queria fazer isso sem precisar de script na verdade...

Isso não é possível sem script. Tanto que para isto, tal script existe.


Eu já estou usando um script do Galv que mostra uma imagem no menu.
Qualquer script que modifique o menu já conflita automaticamente com este.

Nesse caso eu fiz(ou tentei fazer) uma snippet que trava oito posições na formação baseados em uma switch.
# Tranca um ator na party baseado em uma switch


First_ID   = 1        #ID da Switch que proíbe a primeira posição da party.
Second_ID  = 2        #ID da Switch que proíbe a segunda posição da party.
Third_ID   = 3        #ID da Switch que proíbe a terceira posição da party.
Fourth_ID  = 4        #ID da Switch que proíbe a quarta posição da party.
Fifth_ID   = 5        #ID da Switch que proíbe a quinta posição da party.
Sixth_ID   = 6        #ID da Switch que proíbe a sexta posição da party.
Seventh_ID = 7        #ID da Switch que proíbe a sétima posição da party.
Eighth_ID  = 8        #ID da Switch que proíbe a oitava posição da party.


class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  alias lock_actor_snippet_on_formation_ok on_formation_ok
  def on_formation_ok
    if @status_window.index == 0 && $game_switches[First_ID]
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 1 && $game_switches[Second_ID]       
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 2 && $game_switches[Third_ID]
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 3 && $game_switches[Fourth_ID]
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 4 && $game_switches[Fifth_ID]
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 5 && $game_switches[Sixth_ID]
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 6 && $game_switches[Seventh_ID]
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    elsif @status_window.index == 7 && $game_switches[Eighth_ID] 
      Sound.play_buzzer
      @status_window.activate
    else
      lock_actor_snippet_on_formation_ok
    end
   end
 end


Isso foi o máximo que eu consegui fazer com meu conhecimento de Ruby(preciso aprender mais), mas eu acho que essa snippet deve pelo menos quebrar seu galho, até testei com o menu do galv aqui e parece funcionar de boa, é só ativar as switchs configuradas que vai travar certa posição na party.

Espero que isso possa ajudar, se precisar de mais alguma coisa eu posso ver se consigo te ajudar.