O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como lidar com parallax em mapas maiores?

Iniciado por DarkHyudrA, 19/01/2016 às 08:18

19/01/2016 às 08:18 Última edição: 19/01/2016 às 08:33 por King Gerar
Então, finalmente, depois de ler alguns guias 101 do photoshop comecei a me virar com ele. (BTW, pra quem não sabe, o CS2 é gratuíto, falta algumas ferramentas, mas já é mais uma alternativa pros usuários do GIMP)

Criei um efeito rapidinho em 5 minutos pra testar a questão de raios solares iluminarem a tela, e apesar de faltar um refino na inagem, ficou bem como eu esperava. Só que claro, sem um devido script, a imagem vai ficar estática perante a tela, o que cria uma situação meio edtranha quando a tela desliza junto com a imagem.

Para conseguir deixar esse efeito o menos artificial possível, como vocês fazem? Fazer uma imagem gigantesca que cubra toda a região do mapa é realmente a melhor solução?
Our work is never over

Se tu fizer a imagem de iluminação do tamanho do mapa, isso sim, em minha opinião, vai deixá-la
artificial, ou no mínimo ruim, pois onde a luz provier vai iluminar muito mais do que os pontos mais
distantes, o que seria normal, se a fonte luminosa não estivesse a alguns anos-luz de distância.

O que eu costumo fazer é usar uma imagem do tamanho da tela mesmo e variar a opacidade
dela, vez mais forte, vez mais escura, pra tentar passar a impressão de que a iluminação está
oscilando um pouco. Não sei se é o que está querendo.

Citação de: King Gerar online 19/01/2016 às 08:33
Se tu fizer a imagem de iluminação do tamanho do mapa, isso sim, em minha opinião, vai deixá-la
artificial, ou no mínimo ruim, pois onde a luz provier vai iluminar muito mais do que os pontos mais
distantes, o que seria normal, se a fonte luminosa não estivesse a alguns anos-luz de distância.

O que eu costumo fazer é usar uma imagem do tamanho da tela mesmo e variar a opacidade
dela, vez mais forte, vez mais escura, pra tentar passar a impressão de que a iluminação está
oscilando um pouco. Não sei se é o que está querendo.

Já é uma solução vem simples pra tornar o efeito menos artificial, realmente. Outra coisa talvez que valha a pena testar é fazer pequenas rotações na imagem depedendo da posição do jogador no mapa... Quando eu tiver disponível vou começar a testar essas coisas, obrigado pelo dica  :XD:
Our work is never over

Olha, não recomendo criar uma imagem com a mesma dimensão do mapa, se você quer que os raios solares não sejam tão "fixos" e robóticos, recomendo usar um script do Moghunter, chamado Pictures Effects, na demo que o mesmo disponibilizou ele deixou um preset (Já pronto) do efeito de raios solares que são trêmulos e ofuscam (Simulando a luz do Sol) de maneira constante no mapa, mas lembrando, no meu caso já não funcionou pois uso iluminação/ambientação por imagens sobrepostas, e o script do Moghunter acabou ofuscando demais minha iluminação base.  No geral é isso, eu tomaria cuidado para não focar muito em detalhes como este no mapeamento, e se for, então saiba que terá que abrir mão de outras coisas, caso contrario seu jogo vai ficar muito pesado para processar. ~Abraço