O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Na era da Comunicação Atual

Iniciado por Ven, 03/03/2016 às 16:59

Na era da Comunicação Atual
Por - Ven

Antes de iniciar o texto eu gostaria de dizer que o mesmo foi elaborado para um trabalho de português escolar, onde o objetivo era criar / moldar uma opinião através de uma Manchete de Jornal. Deveria ser escrito como se fosse uma postagem para um Blog pessoal, por isso, tentei utilizar o melhor possível da Linguagem desse tipo de coisa, até porque se ficou meio.. tosco, não foi minha culpa, afinal não sou um Blogueiro. Um outro lembrete, essa é a minha opinião, analisada de um sentido reto, ou seja, não considerei nada a mais do que isso, não pensei em outras coisas, mantive um pensamento firme a favor de minha opinião, não pensei na das outras pessoas.. Mas de qualquer forma, acompanhem o texto.




"Homem escreve carta de amor à esposa todos os dias em 40 anos"

Olá leitores! Como estão?

Bem, hoje eu estava a analisar meu livro e me deparei com essa manchete que vocês leram ali em cima. Muita gente talvez venha a pensar, que romântico! O Esposo se lembra da mulher, mesmo depois de tanto tempo!
Mas se analisarmos direito isso, nós podemos ver o quão covarde ele foi de não ter ido simplesmente falar pessoalmente com ela. Agora antes que sua cabeça imagine mil coisas, vamos ao ponto: A Comunicação.

Hoje em dia estamos tomados por comunicação, seja ela Visual ou Verbal, mas podemos ver que anda ocorrendo vários acontecimentos que a tem prejudicado, também como seus envolventes, em especial a Língua Portuguesa; mas calma que a gente já vai chegar nela.

Provavelmente, é impossível dizer hoje em dia que eu, você, ou qualquer um ao nosso redor não usa das Redes Sociais. De acordo com o site www.Brasil.gov.br, cerca de quarenta e oito por cento da população brasileira usa a Internet, não importa como, mais usa. E no mesmo site, é possível ver a porcentagem da população que usa as Redes Sociais. Obviamente em primeiro lugar, está o Facebook, que está ganhando com oitenta e três por cento, em segundo o tão famoso Whats App, que é provavelmente o aplicativo mais usado para a troca de Mensagens, ficando em segundo lugar com cinquenta e oito por cento.

Ai você pensa, mas aonde você quer chegar? Vamos lá, onde está à comunicação verbal, cadê o famoso vamos falar cara a cara? Ele está se perdendo. Prova disso é a manchete que você leu acima, onde o homem usava de cartas para falar com sua esposa, porque não conversar pessoalmente com ela? Hoje em dia discutimos qualquer assunto por meio dessas Redes Sociais, até mesmo tomamos decisões importantes. Tem muita gente por ai pedindo sua amada em casamento, e nem se fala do caso mais "famosinho", o Vamos Terminar por textinhos.

Certo, esses aplicativos e redes facilitaram muito nossa vida, podemos conversar com nossos parentes que moram longe, até mesmo ver eles cara a cara pela distancia. São inovações muito úteis e inteligentes, mas o ponto é que, não é porque temos um novo meio que vamos abandonar o outro, que muitas vezes é bem melhor e mais produtivo!

Perceba que, quanto mais evoluímos mais nos perdemos.

Agora, você lembra que eu disse que a hora da Língua Portuguesa ia chegar? Pois é, chegou!
O uso dos aplicativos e redes sociais anda trazendo a tona as famosas Gírias e Vocabulário "Teen", trazendo diversos problemas a ela e até a nós mesmos, porque está se tornando realmente inevitável, as lindas abreviações como "VC, TBM, AMG" dentre outras que não vem ao caso. O uso delas está se tornando tão comum, que até mesmo fora das redes sociais estão sendo usadas! Provas, lições, trabalhos de escola e por ai segue.

Temos que entender certas coisas, da qual temos a nossa disposição, diversos meios de comunicação, mas não é porque gostamos de um que devemos abandonar os outros, também como saber diferir que abreviações se usam no máximo do máximo na Internet, e não em suas provas e derivados.

Captaram a mensagem? Eu espero que sim!

~ O Autor




Acho que esse assunto é meio complexo, até porque temos outros Prós e outros Contras que não foram citados, mas de qualquer forma se você quiser, me fala sua opinião sobre o assunto, faça alguma critica.. não sei, fale algo sobre o assunto, seria interessante ouvir outras opiniões no momento.  :XD:

Como você mesmo disse, é um trabalho de português, então vou focar nos erros. Mas, lembre-se que eu não sou especialista no assunto e, assim como você, ainda sou estudante!

CitarOlá leitores! Como estão?

Bem (Marca da oralidade. Não sei se nesse tipo de texto é permitido, mas pelo menos, em uma redação como a do ENEM, não seria. E, na minha opinião, não ficou legal), hoje eu estava a analisar meu livro e me deparei com essa manchete que vocês leram ali em cima. Muita gente talvez venha a pensar, que romântico! (Acho que faltou "" aqui) O Esposo se lembra da mulher, mesmo depois de tanto tempo!
Mas se analisarmos direito isso, nós podemos ver o quão covarde ele foi de não ter ido simplesmente falar pessoalmente com ela. Agora antes que sua cabeça imagine mil coisas, vamos ao ponto: A (a) Comunicação.

Eu achei meio radical seu posicionamento, hehe.

CitarHoje em dia estamos tomados por comunicação, seja ela Visual ou Verbal, mas podemos ver que anda ocorrendo vários acontecimentos que a tem prejudicado, também como seus envolventes, em especial a Língua Portuguesa; mas calma que a gente já vai chegar nela.

Gramaticalmente falando você não poderia começar visual e verbal com letras maiúsculas ali. Serviria para enaltecer a palavra em um texto literário.

CitarProvavelmente, é impossível dizer hoje em dia que eu, você, ou qualquer um ao nosso redor não usa das Redes Sociais. De acordo com o site www.Brasil.gov.br, o Brasil do url não é nome próprio cerca de quarenta e oito por cento da população brasileira usa a Internet, não importa como, mais usa. E no mesmo site, é possível ver a porcentagem da população que usa as Redes Sociais. Obviamente em primeiro lugar, está o Facebook, que está ganhando com oitenta e três por cento, NA MINHA OPINIÃO essa oração ficou muito feia. E acho que o uso da vírgula foi inadequado. em segundo o tão famoso Whats App, que é provavelmente o aplicativo mais usado para a troca de Mensagens, ficando em segundo lugar com cinquenta e oito por cento.

Tentei reescrever o que você passou:

Como esperado, em primeiro lugar está o Facebook, usado por 83% dos internautas. Em seguida vem o Whatsapp, usado por 80%.

Eu retirei a parte que diz que é provavelmente o app mais usado, porque você está trabalhando com dados e no meio disso coloca um achismo. Além disso eu fiquei confuso: se o Facebook é o mais usado, e estamos falando de comunicação, como é que em seguida você afirma que o Whatsapp é, provavelmente, o mais usado? Talvez não tenha sido essa a intensão, mas eu fiquei realmente confuso. E mais, a maneira como os dados foram jogados também confundiu: você disse que quarenta e oito por cento da população usa a internet. E depois disse que o Facebook está ganhando com 83%. A pergunta que fica é: 83% o que?

CitarProvavelmente, é impossível dizer hoje em dia que eu, você, ou qualquer um ao nosso redor não usa das Redes Sociais. De acordo com o site www.Brasil.gov.br, cerca de quarenta e oito por cento da população brasileira usa a Internet, não importa como, mais usa.

, mas usa.

Minha opinião: menos da metade da população brasileira, segundo o dado que você passou, usa redes sociais. É extremista, então, dizer que "é impossível dizer hoje em dia que (...) qualquer um ao nosso redor não usa das redes sociais". Além disso, usamos as coisas, não das coisas.

CitarAi você pensa, mas aonde você quer chegar? Vamos lá, onde está à comunicação verbal, cadê o famoso vamos falar cara a cara?

Mensagens de texto configuram-se como comunicações verbais.








Enfim, vou comentar como sendo leitor do blog  :XD: :

Eu discordo de diversos pontos do texto. Dizer que não devemos abandonar um meio não me convence a me comunicar mais pessoalmente de que virtualmente, é apenas uma ordem, ou algo assim. Dizer também que as novas tecnologias reacendem o fenômeno das gírias é inválido, haja vista que toda década é marcada por um linguajar juvenil, isso acontece desde mesmo o início do século passado, e desde muito antes, até.

A língua é flexível, se configura de diferentes maneiras em diferentes meios. No meio virtual não poderia ser diferente. É de se esperar que alguns prefiram usar termos mais coloquiais ou até mesmo criar novos termos, a fim de facilitar e agilizar a comunicação.

Enfim, no mais, um abraço!