O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre a tela do jogo

Iniciado por Cleanboost, 08/03/2016 às 18:42

08/03/2016 às 18:42 Última edição: 08/03/2016 às 19:24 por Alisson
Alguém sabe me dizer, se tem como por meio de um script ou pelo próprio RPG Maker VX Ace,a tela do jogo ficar adaptável de acordo com o monitor? Pode dizer como?
Tipo assim, o monitor é 1360x768, daí o jogo se auto-configura para 1360x768
Em outro caso; o monitor é 1240x768, daí o jogo se auto-configura para 1360x768

OBS: Sem o jogo perder a qualidade

Tipo, eu não conheço nenhum script que faça isso, mas você pode fazer um sistema de configuração próprio.
Põe uma mensagem, escolha a resolução adequada ao seu monitor, ai a opção que a pessoa escolher você redimensiona com a script call:

Graphics.resize_screen(x, y)

Em X você define a dimensão da Largura e em Y a da Altura.

Claro, apenas um base que eu to te dando aqui, você tem que usar a criatividade e o pensamento pra deixar de uma maneira mais bem bolada.

Ah, no VX ACE não tem como não perder a qualidade da tela quando você redimensiona para valores acima de 640 x 480. Sinto muito.

Por favor, evite usar textos com dimensões escandalosas. Desde já, fica aí o aviso.
O limite da tela no Ace é 640x480. Se passar disso estará infringindo nos termos de acordo do produto. Resoluções maiores causam desequilíbrio no desempenho e ocasionam bugs que não existem caso você não quebre os termos.
Existe o script Fullscreen++ que deixa o game com tela cheia ajustando automaticamente a tela para a sua resolução ao pressionar F5. Caso pressione F6, terá o mesmo efeito, mas o jogo irá ficar em modo janela.

Citação de: Ven online 08/03/2016 às 18:57
Tipo, eu não conheço nenhum script que faça isso, mas você pode fazer um sistema de configuração próprio.
Põe uma mensagem, escolha a resolução adequada ao seu monitor, ai a opção que a pessoa escolher você redimensiona com a script call:

Graphics.resize_screen(x, y)

Em X você define a dimensão da Largura e em Y a da Altura.

Claro, apenas um base que eu to te dando aqui, você tem que usar a criatividade e o pensamento pra deixar de uma maneira mais bem bolada.

Ah, no VX ACE não tem como não perder a qualidade da tela quando você redimensiona para valores acima de 640 x 480. Sinto muito.

Mas será que tem um sistema que se auto-adapta pro monitor da pessoa que for usar? ou até uma opção no menu?

O script que eu passei faz exatamente isso. Basta pressionar F5 ou F6. É Plug 'n Play.

Citação de: Alisson online 08/03/2016 às 19:08
O script que eu passei faz exatamente isso. Basta pressionar F5 ou F6. É Plug 'n Play.

Infelizmente ele ta com aquelas bordas pretas :(

Sem as bordas a tela fica achatada. Já que as resoluções normais do PC são widescreen, ele "esticaria" a tela e a qualidade se perderia. Até mesmo no MV as bordas são presentes.

E outra coisa, seria muito ruim jogar um jogo com uma tela toda achatada, principalmente por termos de resolução. O ACE não é adequado para Fullscreen, nem seus antecessores eu diria. Tente usar o MV, mas tela widescreen não vai rolar... vai acabar com a qualidade visual do seu jogo. =/

Valeu galera <3 Irei fechar o tópico