O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Camas "entráveis"

Iniciado por vico, 03/06/2016 às 21:49

03/06/2016 às 21:49 Última edição: 07/06/2016 às 08:35 por King Gerar
Bom galera, estou aqui fazendo um "remake" da Aventura de Arkhos pra treinar, e enquanto recriava os cenários reparei nesse probleminha no editor de tiles do MV, ao menos nos tilesets básicos.

No XP dava pra colocar a cama (passável) e por cima (acho que no terceiro layer) o lençol, e quando o personagem "subia na cama" ele automaticamente ficava de baixo dos lenções.

Bom, no MV parece ser complicado. Praticamente todas as camas na aba B são bloqueadas (exceto as camas de chão), e só dá pra "desbloquear" uma das metades por vez, sendo que o cobertor "começa" na metade da primeira parte da cama.

Se eu habilitar a passagem (4dir) pra que o personagem só passe dos lados ou entre as metades da cama, tudo ok, mas a dúvida que fica é: como fazer o efeito de "sob os lençóis" que tinha no XP? Sei que há limitações pelo tipo de char que estou usando (o chibão do RTP), então nao sei se alguém tem dicas de como imitar isso.

Muito obrigado, e mais uma vez, desculpem se o assunto é duplicado ou esteja fora do lugar.

Na verdade a questão aí não tem muito a ver com o bloqueio dos tiles, mas para tu fazer isso que quer,
o lençol deveria estar num tile separado da cama. Assim você colocaria o tile com a parte que ficaria
por baixo do personagem como passável e a parte do lençol, que ficaria por cima, marcada com estrelinha.

Exatamente isso que o Gerar disse. Vale ressaltar que este tile do lençol terá que ser criado por você, pois, pelo menos em intermédio do RTP, não há nenhum tile só de lençol. No caso, você terá que fazer algumas edições no tile da cama para retira-lo.
De toda forma já é um avanço poder fazer isso só com tiles, no VXA por exemplo, teria que ser usando eventos, já que ele não tem suporte para multi-camadas.
Enfim, é básicamente isso. Na verdade, bem simples.

Citação de: Skyloftian online 04/06/2016 às 01:08
Exatamente isso que o Gerar disse. Vale ressaltar que este tile do lençol terá que ser criado por você, pois, pelo menos em intermédio do RTP, não há nenhum tile só de lençol. No caso, você terá que fazer algumas edições no tile da cama para retira-lo.
De toda forma já é um avanço poder fazer isso só com tiles, no VXA por exemplo, teria que ser usando eventos, já que ele não tem suporte para multi-camadas.
Enfim, é básicamente isso. Na verdade, bem simples.

Eu ia perguntar isso. Há a possibilidade de usar um "evento" com o tile do lençol (eu vi que da pra usar tiles no lugar de um char)? Teria como configurar pra ele aparecer sobre o player?

Sim, na parte de configurações da página do evento, que fica à esquerda, tu escolhe a prioridade de exibição.

Citação de: King Gerar online 04/06/2016 às 07:46
Sim, na parte de configurações da página do evento, que fica à esquerda, tu escolhe a prioridade de exibição.

Wow valeu mesmo! Não me lembrava mais desses macetes.