O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida sobre um evento aparecer no mesmo espaço do personagem.

Iniciado por aezakmi14, 08/07/2016 às 14:40

08/07/2016 às 14:40 Última edição: 09/07/2016 às 11:17 por aezakmi14
Boa tarde, Aezakmi se apresentando!

Este é meu primeiro post aqui no fórum, e estou com uma dúvida:

Criei um puzzle no meu jogo em que o personagem precisa andar pela rua desviando do fogo que vai aparecendo.
O fogo é um evento que aparece em toda a rua e segue três padrões que fazem o fogo aparecer
em lugares diferentes ao longo da rua. Então o evento Fogo tem duas páginas:

- Primeira página: Esta página é vazia, para quando o Switch que liga o padrão de fogo 1 ficar desligado, não aparecer fogo nesse evento.

- Segunda página: Nesta, o evento é ativado por um Switch que ativa o gráfico do evento, e o que ele vai fazer, as condições estão junto ao herói, e Ao tocar evento.

Cada espaço com fogo fica ligando e desligando, em um loop, por outro evento com um determinado tempo entre um padrão de fogo ativar, até o outro, pra dar tempo pro jogador caminhar até a saída. O evento que controla o Loop está em processo paralelo e pode ser desativado atribuindo valor a uma variável. Pro jogador desativar o Puzzle quando terminar o desafio.

O grande problema que estou tendo, é que quando o jogador se move para um lugar e espera o novo
padrão de fogo aparecer, se o fogo aparece no mesmo espaço que o jogador, não acontece nada. Eu queria que desse Game Over, pois se o jogador se move de encontro com o fogo, ele já da Game Over, mas se ele fica esperando em um espaço, e o padrão do fogo muda e aparece um fogo em baixo do personagem, não ocorre o Game Over.

Aqui vai algumas imagens para ajudar a entender o que estou falando:

Quando o fogo tá mudando de posição:
http://prntscr.com/bqh2e3

Quando o fogo aparece bem no espaço do personagem:
http://prntscr.com/bqh4g2

PS: Não liguem pra chuva e o fogo, é um fogo mágico  :lol:

Espero que tenha conseguido passar a ideia do sistema, e da minha dúvida.

O que posso fazer pra esse evento de fogo, quando aparecer em baixo do jogador, dar game over também?

Agradeço!  :XD:

Antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum aezakmi14!

Mas então, de momento me lembrei de dois métodos, veja qual lhe agrada mais:

Faça variaveis que se igualem com a posição do personagem e outras que se igualem com a posição do fogo, se as variaveis da posição do fogo forem iguais as do personagem, ocorre o Game Over.
O complicado é esse monte de fogo ai, seriam bastantes variaveis, o que tornaria o trabalho bem confuso.

Você também pode fazer isso com esse script, ele possui uma função que verifica se  determinado evento está sobre o personagem. Para isso basta usar o seguinte código:
sabout?(b, c) #b=ID do Evento c[opicional]=Switch à ser ativada

Para mais informações, basta ler o script.

Que legal!

Vou tentar usar o script então e ver como vai ficar.

E uma outra dúvida: A quantidade de variáveis no RPG maker é limitada?

Obrigado!

É sim. Você só pode ter 5000 variáveis e 5000 switches. Ha-Ha!

Enfim, não há de quê! E boa sorte!

Zé, você pode criar uma variável -Fogo.x- no próprio evento, vai em controle de variável e substitui pela "informação""Personagem""este evento MAPA x", depois vai em controle e subtrai (Da variável Fogo.x) a "informação""Personagem""Jogador MAPA x", depois faz outra variável com a info de y. > cria uma condição "se Fogo.x = 0  ----  dentro dessa condição cria outra com "se Fogo.y = 0" dentro disso é só chamar game over.
* depois é só copiar e colar dentro dos outros, não precisa de uma variável pra cada um deles.
-------------
Opções de variável: [0001:Fogo.x] = Este evento Mapa X
Opções de variável: [0002:Fogo.y] = Este evento Mapa Y
Opções de variável: [0001:Fogo.x] -= Jogador Mapa X
Opções de variável: [0002:Fogo.y] -= Jogador Mapa Y
-------------
Estrutura condicional:Variável [0001:Fogo.x] = = 0
      Estrutura condicional:Variável [0002:Fogo.y] = = 0
      chamar Game Over