O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapas feitos a mão

Iniciado por TiagoCreed23, 12/07/2016 às 15:53

12/07/2016 às 15:53 Última edição: 13/07/2016 às 21:49 por TiagoCreed23
Olá, pessoal

Não se aqui é a área certa para esta dúvida ou se deveria ter colocando na sessão de mapeamento, mas aí vai kk

Estou com uma ideia de desenhar os mapas à mão (papel e material de desenho). Vi que esse estilo de mapear o jogo se encaixa em parallax mapping, porém em todos os tutoriais que achei se usa uma imagem digital, e não algo feito no papel, como pensei em fazer.

Estou com algumas dúvidas sobre esse processo de mapeamento, entre elas:
Como ajusto o tamanho da imagem no papel?
Pensei em scanear o mapa depois de pronto. Isso funciona? Quais os cuidados a serem tomados?
Vocês conhecem algum tutorial mais ou menos nesse estilo para me indicar?

Abraços,
Tiago
Graduando em Engenharia de Computação na UFSCar.
Programador da equipe de desenvolvimento Phantom.
Página da Phantom (Facebook): https://www.facebook.com/Phantom-480575328817811/?ref=aymt_homepage_panel

Olha aí depende MUITO de você, como assim?

Vamos lá, você quer um mapa feito a mão para colocar no maker blz até aí tudo bem, primeiramente uma folha A2 é a que eu "recomendo" é por esse motivo.

Spoiler

Se a folha é maior mais detalhes você consegue colocar, agora imagine se tu fez um mapa a mão igual esse desenho você não vai colocar assim né? Tipo o sombreamento e o desenho em si parece inacabado pois é, isto porquê foi uma foto de celular.

Mas continuando, terminou seu mapa recomendo que faça os traços em "Nanquim ou Caneta preta" porque na hora de escanear os traços de lápis vai ficar meio borrado e pode ficar ruim... feito isso tenha um programa de editor de imagem eu aconselho também "IllusStudio" com ele você vai colocar cor deixar o desenho com traço mais forte entre outros fins que você queira.

OBS:
Citação de: TiagoCreed23 online 12/07/2016 às 15:53
Como ajusto o tamanho da imagem no papel?
R: Simples vai em propriedade do papel e ajusta lá kkkkkkkkk brinks, então isso também depende de você na minha opinião; quando eu fiz um mapa para um projeto eu deixei uma borda de "2CMS". {Isso se tu diz quando for desenhar a mão, agora depois de digitalizado vai em um editor normal e modifique o tamanho da imagem pra 544x416.}

Bem é isso eu acho .-. qualquer coisa ou dúvida posta aí que respondo.

~Le abraços
-Amadeudeath

Quando eu reajustar o tamanho da imagem em um editor a qualidade pode alterar um pouco certo?

Se sim, considerando um papel como o que você disse, como eu sei o tamanho da área que eu devo usar pra perder menos qualidade possível durante um ajuste no editor, por exemplo.

Ou não costuma haver muita diferença de qualidade assim?

Página da Phantom (Facebook): https://www.facebook.com/Phantom-480575328817811/?ref=aymt_homepage_panel

Use um editor de imagens para verificar o tamanho. Por exemplo, se seu mapa será do menor tamanho possível, ele será em 544x416 (tamanho da tela do RPG Maker). Crie uma imagem com essas dimensões e depois use a opção "Alterar Tamanho/Redimensionar/Etc". Coloque em centímetros e pronto. Logo, uma imagem em 544x416 ocupa 19,19x14,68 centímetros.

Então é o seguinte conforme você vai fazer um desenho grande e depois diminuí-lo pode acontecer que os detalhes menores quase passem despercebidos, mas pode relaxar que isso não vai fazer nenhuma diferença, acredite é quase despercebidos, por isso que sempre falo para os meus amigos que sempre que vão fazer um desenho e depois diminuí-lo fazer um pouco maior do que querem, porque as vezes o detalhe pequeno pode faze muita diferença.

@Joseph Poe ele está certo, se quer que fique perfeito e sem passar por nenhum medo é assim mesmo.

Porém você quer fazer a mão certo? aí vai depender muito de você conseguir desenhar nessas dimensões.

Muito obrigado pela ajuda, pessoal

Abraços,
Tiago