O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ripando gráficos de jogos, e os adaptando para o Rpg Maker

Iniciado por MayLeone, 25/11/2012 às 23:44

Ripando gráficos:

[box class=titlebg2]

Introdução:
[/box]
Hoje irei ensinar de uma forma bastante detalhada, como ripar  gráficos de outros jogos.
Para criar este tutorial, eu irei ripar gráficos de um jogo da Sega Genesis, mas o tutorial vale para qualquer outro.
Exemplo de gráficos ripados por mim:
Spoiler
[close]

O processo de ripagem é bastante simples, e requer apenas paciência.
Iremos precisar de alguns programas para isto:

[box class=titlebg2]

Programas necessários:
[/box]
Photofiltre Studio. Ou qualquer outro editor de imagens que você preferir. No tutorial, irei usar este programa.
O emulador do jogo no qual você quer ripar os gráficos. No caso do tutorial, eu estou usando o Gens.
E o programa que printa automaticamente o jogo. O nome do programa é AnimGet, e o download está disponível em anexo.

[box class=titlebg2]

Entendendo o AnimGet:
[/box]
Observe a imagem abaixo:
Spoiler
[close]

Para entender melhor:

1. File - Fará apenas o programa fechar ao clicar em 'exit'.
2. Observe - Irá iniciar as screens do jogo, clicando em 'start', e irá para-las ao clicar em 'stop'.
3. Screen Shots - Ao clicar em 'save' o programa, irá criar uma pasta em seu pc, com todas as screens que ele tirou do jogo.
Ao clicar em 'delete' ele irá deleta-las.
4. Inactive - Irá determinar se o programa está ativo, ou inativo.
Para ativa-lo, basta clicar em 'observe' e depois em 'start'.

[box class=titlebg2]

Iniciando o processo de ripagem:
[/box]
Com o AnimGet inativo, execute o seu emulador, e consequentemente abra o jogo, que no qual você quer ripar os gráficos:
Spoiler
[close]

Agora, vá no AnimGet e ative-o. (apenas clique em 'observe' e depois em 'start')
Spoiler
[close]
Com o programa ativado, ele irá automaticamente tirar screens shots, de todo o seu jogo.
Então, vá jogando, para que o AnimGet vá printando todos os movimentos dos personagens.
Depois de fazer todos os movimentos que deseja para criar os sprites, clique em 'observe>>stop'.
Depois é só salvar, clicando em 'Screens Shots>>Save'.
Agora, uma pasta em seu pc será criada pelo programa, com todas as SS do jogo.
Spoiler
[close]

O trabalho do AnimGet termina por aqui.

[box class=titlebg2]

Trabalhando com as screens:
[/box]
Abra o PhotoFiltre, ou o editor de imagens da sua preferência, e nele crie um novo documento.
O tamanho deste documento pode variar com a necessidade de cada um, mas recomendo que seja um tamanho, aonde possa caber todos os sprites necessários. O meu documento será de 500x500 pixels.
Neste documento, com a ferramenta do flood fill (balde de tinta) preencha-o com uma cor que você desejar, para ser o fundo dos sprites. Eu deixei rosa.
Agora, ainda no editor de imagens, abra uma das screens que você deseja começar:
Spoiler
[close]

Agora, iremos retirar o fundo, e só deixar o personagem.
Para esta tarefa, iremos nos utilizar de apenas duas ferramentas:
Comece retirando o fundo da imagem, com o balde de tinta (recomendo que aumente o zoom da imagem, para melhor visualização):
Spoiler
[close]

Quando acabar de retirar todo o fundo da imagem, utilize o pincel, para retirar o restante:
Spoiler
[close]
Você pode ir variando no tamanho do pincel, conforme for necessário para você.
A ideia é apenas deixar o personagem.
Spoiler
[close]

Quando se sentir satisfeito com o resultado, copie (CTRL+C) e cole (CTRL+V) a imagem do personagem sem fundo, naquele documento que você abriu.
Spoiler
[close]

Agora, é só fazer a mesma coisa aqui explicada, com as outras screens shoots.
Spoiler
[close]

Depois de ter terminado todos os sprites, é só salvar.
Se você for apenas dispor os sprites, não esqueça de colocar os seus créditos na imagem.
Estão lembrados que eu disse que apenas precisa-se de paciência para ripar?
Então, o processo de ripagem deste exemplo, me custou apenas vinte minutos.
O do Taz-Mania, 35 min.

[box class=titlebg2]

Adaptando os gráficos:
[/box]
A adaptação é o processo mais simples.
Deixo aqui dois videos criados por mim, aonde mostro como colocar os sprites corretamente no template de chars do Rpg Maker XP!

Spoiler

[close]
Spoiler

[close]

>> Dicas para alinhar corretamente os sprites:
Spoiler
• Na hora que você for colocar seus sprites em ordem dentro dos quadrados, lembre-se de virar o mesmo para a direita na primeira fileira como mostrado nos videos, na segunda fileira os sprites serão virados para a esquerda, e na terceira fileira, os sprites são virados novamente para a direita, na última fileira, não será necessário colocar mais nada.
• Para calcular qual será a largura e altura de cada quadradinho no templete, para que os sprites não fiquem um sobre o outro, você poderá usar a sua calculadora do pc: (iniciar>> todos os progamas >> acessórios >> calculadora.) Você irá pegar a largura e a altura do maior sprite (ex: seus sprites: sprite 1 122x126, sprite 2: 122x128 e sprite 3 140x130) Se esse fosse realmente o caso, você iria pegar as medidas do sprite 3 dado no exemplo, pois ele possuí maior largura e altura que os outros. Se todos os sprites forem do mesmo tamanho, mais fácil ainda, é só pegar a altura e largura de qualquer um deles.
Enfim, com a altura e largura, coloque na calculadora o tamanho da largura e multiplique por 4, como mostrado nos videos, o mesmo você fará com a altura.
Agora com os resultados multiplicados por 4, aplique esses dois resultados, no tamanho da imagem do templete, para que o mesmo se encaixe corretamente com o tamanho dos seus sprites.
• Na hora de colocar seus sprites alinhados, fique pressionando a tecla ''Shift'' no seu teclado, na camada do sprite, para que ele fique alinhado corretamente.
• Aumente o  Zoom da imagem do templete para melhor visualização do que você está fazendo.
[close]

Bom, é isso aí, nosso tutorial chegou ao fim.
Espero que tenham gostado. E até a próxima.

Créditos pelo tutorial e imagens: MayLeone.

Wow, isso realmente da MUITO trabalho. Fazer algo deste tipo para suprir um projeto inteiro seria realmente inviável para uma pessoa só...

Citação de: Yukii-kun online 25/11/2012 às 23:55
Wow, isso realmente da MUITO trabalho. Fazer algo deste tipo para suprir um projeto inteiro seria realmente inviável para uma pessoa só...

Rrrrrrrrealmente... mas quem quiser fazer isso apenas para disponibilizar (assim como eu)...

Eu já tentei, e realmente dá muito trabalho. Mas esse tutorial vai ser bem útil caso eu vá tentar de novo, de qualquer forma obrigado por postar may.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Com certeza seria muito trabalhoso. Eu falo por experiência própria, pois ripei os gráficos do meu jogo, e demorei exatos 5 meses para ripar todos eles. Mas, é um trabalho que no fim chega a ser prazeroso de se ver.
E falando do tutorial, ele está muito objetivo, porém a explicação está ótima. Meus parabéns!

Paçokas... Acho que se tivesse usado seus metodos teria ganhado um dois meses no desenvolvimento do meu novo projeto, foram mais de 120 chars, e muito, muito suor.  \o/

Mas... como nunca é tarde, a partir de hoje usarei sua estrategia senhorita May.
Simples, rapido e objetivo, como deve ser um Tutorial.

Que Setsuna F. Seiei lhe proteja.

Só de lembrar que passei 2 dias inteiros ripando gráficos de naruto, pra no dia seguinte o PC queimar, eu nem curto seu tópico. kkk

Isso é uma faca de dois gumes.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan