O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Paralaxe bugando ao carregar Jogo

Iniciado por Ludo, 22/09/2016 às 13:33

22/09/2016 às 13:33 Última edição: 23/09/2016 às 21:03 por Ludovic
Estava fazendo um projetinho de estudo aqui (que irei lançar logo, logo) quando encontrei esse erro.

Acontece da seguinte forma:
Estou usando um mapa por paralaxe, mas esse paralaxe muda durante o jogo, via evento. Até aí beleza.
Então eu salvo o jogo.
Se eu fechar a janela do jogo e depois carregar o save o Paralaxe volta a ser o primeiro.

OBS: Se eu não fechar a janela do jogo e apenas pressionar F12 para voltar ao titulo e carregar o jogo, então não
acontece o problema.

Então, eu simplesmente queria poder usar o comando "mudar panorama" e que ele continuasse após mudar para o resto do jogo.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Você pode corrigir colocando um evento paralelo que sempre altera o parallax baseado no valor de uma variável, que guarda o parallax atual.

O que acontece é que quando você salva, e altera alguma coisa na engine e roda o jogo, ele não vai executar nenhum evento que já tenha sido executado (incluindo aquele em que voce define um novo parallax)

Quando voce colocar em um processo paralelo, ele vai executar independente de save.
Born in 95 to die

Então Ludovic, colocando apenas para executar a troca de panorama no próprio evento onde originalmente o comando é executado, quando você retornar ao mapa o panorama original voltará também. pra resolver é simples, o comando que você deve usar para trocar panoramas deve ser o "Chamar/Ativar Switch".

Exemplo, você tem esse evento que já está usando para trocar o panorama, certo? ok, agora crie um segundo evento no seu mapa, as configs desse evento devem ser mais ou menos essas:

Condições: [V] Switch [Escolha o Slot] ON
Condição de inicio: Processo Paralelo

Lista de comando: Mudar panorama 'panorama whatever'
Lista de comando: Apagar evento temporário

Voltando pro evento original, nele você ativará a troca de panoramas, mas dessa vez você não vai ativar o comando por lá diretamente ou o problema irá continuar, dessa vez ative via essa Switch, assim o segundo evento executará a troca, assim quando você carregar o Save o segundo, terceiro ou quarto panorama estará lá e não o original.

Porém, nem sempre é preciso usar esse método para trocar panoramas, se for uma troca rápida em uma Cutscene ou introdução, por exemplo, você não precisa fazer tudo isso e assim gastar Slots de Switch. Faça isso apenas quando a troca for permanente pelo resto do game. Em um desses casos que citei, você pode executar a troca de panorama no evento de raiz onde os demais comandos estão.

Muito obrigado pessoal.
Está resolvido com o esquema das switches.
Mas esse erro do paralaxe é meio incompreensível porque a mudança de paralaxe é algo que aconteceu e que deveria ser gravado tipo mudança de gráfico de personagens e etc, e por ser um acontecimento não é o mesmo que um evento sendo executado quando se salva, é algo bem diferente.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone