O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como fazer um item pergaminho para usar no lugar do scan (engine rpg vx ace)

Iniciado por Otoniel, 26/11/2016 às 20:27

Boa noite comunidade Centro RPG Maker, estou querendo fazer um (ITEM) no vx ace que seja um pergaminho que ao usar mostre uma imagem na tela do jogo contendo informações do personagem ou inimigos de forma que possa ser usado para substituir scan, teria como me ajudar a fazer isso no rpg vx ace. Não sei por onde começar e se e possível fazer, de formar que ao usar item mostra uma imagem contendo informações e ao apertar botão novamente imagem some mais de forma que o item não desapareça. Que servisse como um bestiário porém sem ter necessidade de usar script, pode ser algo simples, um pergaminho que possa se ler quantas vezes quiser no jogo.

Sem script vai ar trabalho, mas ok. Para o item não sumir, marque a opção "Consumir Item" como não. Na aba de efeitos, defina um evento comum. Na aba do evento, use um valor em uma variável para cada monstro. Use condições para selecionar cada um. Para as imagens, só importe o próprio battler para a pasta "pictures". Desculpe a brevidade, mas não dá para fazer uma resposta decente pelo celular. De toda forma, há alguns scrpits bem mais fáceis de usar, com todas essas funções.

Bom fiz um evento, fui no banco de dados opção (evento comum), depois fui opção (comando de eventos) na aba 2 (Imagem e clima) coloquei opção (mostrar imagem). depois fiz um item com nome pergaminho de Hanzo na opção (item no banco de dados) neste lugar entrei na caixa (escrito efeito ao usar) no meu item, depois fui opção (outros) e adicionei o Evento.

Então no teste quando usei meu item (pergaminho de Hanzo) apertando tecla (enter do pc)mostrou a imagem deu certo, porém quando aperto (enter no item) para imagem sumir da tela a imagem não desaparece.

tentando aqui descobrir como fazer imagem desaparecer ao apertar tecla enter.
se tiver mais sugestões e bem vindo, obrigado pela ajuda, depois quando puder posta um tutorial pra mim ver como que faz, não sei muito sobre rpg maker vx ace.