O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuda com sistema de checar party

Iniciado por Dark_the_king, 07/01/2017 às 23:33

07/01/2017 às 23:33 Última edição: 08/01/2017 às 07:32 por King Gerar
Olá a todos;
Então estava desevovendo um jogo no rpg maker mv e tentei faser um sistema bem
simples na teoria.
sabe quando você altera a formação pelo menu e o seu personagem"que vc controla"
se torna o primeiro da lista ele muda...(tipo você muda o ultimo pelo primeiro
ai você passa a controlar o ultimo em jogo).
Então Gostaria de Saber Primeiro Se e Possivel que tipo de acordo com o personagem que esta em primeiro na formação,um evento possa ou não ser executado:
EXEMPLO:
Tem Uma Porta que so e aberta Por Tau Carinha Que esta em sua party mais não esta
em primeiro ai você poe ele em primeiro ai a porta se abre!.
Se isso for Possivel gostaria de saber como faço para isso acontecer.
Obrigado!

08/01/2017 às 01:46 #1 Última edição: 08/01/2017 às 12:38 por Mistyrol
Você pode fazer isso por eventos que da super certo. Basta você armazenar o valor do primeiro membro da sua party em uma variável de sua escolha. Depois disso, crie uma estrutura condicional onde o sistema analisará o ID do primeiro personagem.

É bem simples. Eu não uso o MV, mas essas opções de eventos quase nunca mudam de uma engine para a outra (eu uso o ACE, no caso), então provavelmente deve seguir o mesmo caminho.

Aqui é onde você faz o sistema armazenar o ID do primeiro personagem da sua party em uma variável da sua escolha.

E aqui é onde você cria uma condição para cada personagem. Por exemplo, você quer que o terceiro personagem do seu database seja o único capaz de abrir uma porta do seu jogo. Nesse caso, você criará uma condição onde, caso o número da variável que você escolheu seja igual a 3 (o ID do personagem no database), ele executará alguma ação X.
O sistema verificará isso automaticamente, porque você já mandou a variável armazenar o ID do primeiro personagem da sua party.
Você pode tirar ou deixar a opção de exceção, sua escolha.

Você pode fazer isso com todas as posições da sua party. Seja com o primeiro membro, com o segundo, terceiro, enfim, no ACE tem como ir até o oitavo membro, não sei dizer no MV. E também pode fazer com vários personagens diferentes para a mesma posição.

Espero que tenha ajudado, qualquer coisa, só dizer.  :XD:

Muito muito obrigado amigo você me salvou msm , se eu poder fazer algo por vc e só dizer