O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Faalco Basic Menu (Código Novo + Edições)

Iniciado por Takkun, 13/01/2013 às 23:18

13/01/2013 às 23:18 Última edição: 20/01/2017 às 09:36 por King Gerar
Faalco Basic Menu
por Faalco

Introdução

Menu Básico feito por mim. Com a possibilidade de definir Background e música de fundo.

Características


  • Menu Básico.
  • Possibilidade de definir Background e Música de Fundo.
Screenshots



Como usar

  • Abra o ''Editor de Scripts''.
  • Cole este Script abaixo de ''▼ Scripts Adicionais''

    Demo

    Não necessita.

    Script
    #==============================================================================
    # Faalco Basic Menu
    #------------------------------------------------------------------------------
    # Menu Básico feito por mim. (Possibilidade de definir Background e música de
    # fundo no Menu
    #==============================================================================
    # Criado por: Faalco © 2013
    #==============================================================================
    # ** Scene_Menu
    #------------------------------------------------------------------------------
    #  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
    #==============================================================================
    module FBM
      Background_Menu = "BlueSky" #Defina aqui o Background a imagem usada no fundo
      #deve estar dentro da pasta System do seu projeto.
      Play_Music_Menu = true #Tocar música no Menu true = Sim false = Não
      Music_Menu = "Dungeon5" #Defina a música que irá tocar dentro da pasta BGM
    end
    
    class Scene_Menu < Scene_MenuBase
     
      alias fbm_start start
      alias fbm_terminate terminate
      alias fbm_create_command_window create_command_window
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Inicialização do processo
      #--------------------------------------------------------------------------
      def start
        fbm_start
        create_background
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Finalização do processo
      #--------------------------------------------------------------------------
      def terminate
        fbm_terminate
        Audio.bgm_stop if FBM::Play_Music_Menu
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Criação do plano de fundo
      #--------------------------------------------------------------------------
      def create_background
        @background_sprite = Sprite.new
        @background_sprite.bitmap = Cache.system(FBM::Background_Menu+'.png')
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Criação da janela de comando
      #--------------------------------------------------------------------------
      def create_command_window
        fbm_create_command_window
        Audio.bgm_play("Audio/BGM/#{FBM::Music_Menu}") if FBM::Play_Music_Menu == true
      end
    end
    


    Pequena edição a pedido por andregsr: (Não mostra as opções Habilidades e Formação e não mostra a barra de MP)

    #==============================================================================
    # Faalco Basic Menu
    #------------------------------------------------------------------------------
    # Menu Básico feito por mim. (Possibilidade de definir Background e música de
    # fundo no Menu
    #==============================================================================
    # Criado por: Faalco © 2013
    #==============================================================================
    # ** Scene_Menu
    #------------------------------------------------------------------------------
    #  Esta classe executa o processamento da tela de menu.
    #==============================================================================
    module FBM
      Background_Menu = "BlueSky" #Defina aqui o Background a imagem usada no fundo
      #deve estar dentro da pasta System do seu projeto.
      Play_Music_Menu = true #Tocar música no Menu true = Sim false = Não
      Music_Menu = "Dungeon5" #Defina a música que irá tocar dentro da pasta BGM
    end
    
    class Window_Base < Window
        def draw_actor_mp(actor, x, y, width = 124)
        change_color(system_color)
      end
    end
    
    class Window_MenuCommand < Window_Command
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Adição dos comandos principais
      #--------------------------------------------------------------------------
      def add_main_commands
        add_command(Vocab::item,   :item,   main_commands_enabled)
        #add_command(Vocab::skill,  :skill,  main_commands_enabled)
        add_command(Vocab::equip,  :equip,  main_commands_enabled)
        add_command(Vocab::status, :status, main_commands_enabled)
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Adição do comando de formação
      #--------------------------------------------------------------------------
      def add_formation_command
        #add_command(Vocab::formation, :formation, formation_enabled)
      end
    end
    
    class Scene_Menu < Scene_MenuBase
      alias fbm_start start
      alias fbm_terminate terminate
      alias fbm_create_command_window create_command_window
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Inicialização do processo
      #--------------------------------------------------------------------------
      def start
        fbm_start
        create_background
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Finalização do processo
      #--------------------------------------------------------------------------
      def terminate
        fbm_terminate
        Audio.bgm_stop if FBM::Play_Music_Menu
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Criação do plano de fundo
      #--------------------------------------------------------------------------
      def create_background
        @background_sprite = Sprite.new
        @background_sprite.bitmap = Cache.system(FBM::Background_Menu+'.png')
      end
      #--------------------------------------------------------------------------
      # * Criação da janela de comando
      #--------------------------------------------------------------------------
      def create_command_window
        fbm_create_command_window
        Audio.bgm_play("Audio/BGM/#{FBM::Music_Menu}") if FBM::Play_Music_Menu == true
      end
    end
    



    Perguntas Frequentes

    CitarPergunta: Funciona em outros makers?
    Resposta: Não.

    Créditos e Agradecimentos

    • Feito por Faalco
    • Limpeza de código por KervinRox

Uia moço! É assim mesmo que se começa parceiro!  :wow:

Bom, o visual pouco muda, mas é bom a opção de uma
BG e musiquinha no fundo. Quanto ao script, não sou lá
uma beleza para olhar códigos, mas ao que me parece
você manteve algumas partes que poderia ter retirado,
um vez que já existem...

Mas bom trabalho manu, espero que siga assim...
:ok:

E assim que começa mesmo. xD
Vem e o visual não mudou quase nada mesmo mais estou focado aqui em estudar RGSS3.
Bem talvez no meu próximo menu adicione mais funções e coisas.
Bem um abraço camarada.

Foi feita uma limpeza no código pelo meu amigo KervinRox.
Obrigado pela ajuda.
Um abraço.

~ Faalco

É, vejo que vc já ta começando a fazer scripts (Ou será que já fazia antes?)
Eu que não to fazendo merda droga nenhuma  :T.T: Eu acho que não tenho paciencia pra ficar digitando...  :o:

Ótimo script, pode ser útil no meu projeto (Que, aguarde, será totalmente diferente de um jogo feito em um dos makers, e não vai necessitar de RTP  :malvado: )

Abraços,
ElementoZero  :cool:
They're taking the hobbits to Isengard!

Bem eu já fazia antes mais para RGSS. (RMXP)
Bem basta ter calma e estudar que você consegue fazer muitas coisas boas, antes eu achava RGSS3 complicado agora que estou pegando jeito se tornou bem mais fácil.
Bem espero ver seu projeto.
Um abraço.

~ Faalco

Ficou legal, mas uma dica, por bons modos de programadores, tudo que se inicia, se termina u_u. Por vários motivos peculiares é interessante fechar tudo que foi aberto, evita erros, evita lags e é bom ir se acostumando :D.
Então como você tem essas 2 coisas.
    @background_sprite = Sprite.new
    @background_sprite.bitmap = Cache.system(FBM::Background_Menu+'.png')


Deve-se dispor de ambas quando fechar o menu, dentro do terminate estaria legal, ou um outro método que ao terminar o menu dispõe tal coisas.
@background_sprite.bitmap.dispose
@background_sprite.dispose

E obrigado Raizen.
E isso vai vir a ajudar muito no futuro estou apenas no começo então vou em acostumar logo.
Bem obrigado pelo comentário e pelas dicas.
Um grande abraço meu amigo.

~ Faalco

Saudações cordiais, meu amigo.

Muito legal este menu simplificado, vou utilizá-lo em um joguinho aqui que estou dazendo para um projeto pedagógico de um professor de geografia (que é meu sogro). kkkkk

Percebi algo interessante, não é um "graaande" bug, mas quando definimos a música de menu como "true" (lá no script) e entramos no menu, tudo beleza: a música toca legal. Porém ao sair do menu fica um silêncio total, sem música.
Então eu preferi definir como "false" porque fica o tema do cenário mesmo no menu.

No mais é isso.

Sucesso!

Em breve irei corrigir esse bug.
E que esses dias estão ben difíceis.
Bem um abraço Brittus.

~ Faalco