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Aulas de Ruby

Iniciado por Sotelie, 24/02/2017 às 02:11

Muito boa essa o/ Agora só falta a aula sobre janelas e já poderei começar alguma coisa. Só fiquei com uma dúvida: Digamos que eu crie uma cena adicional para o menu. Eu preciso declarar novamente quais serão os SE's base que serão tocados ao escolher uma opção, ou o sistema vai identificar os que estiverem configurados no database?

Para reproduzir sons do sistema, como o som do cursor e som de confirmação, dê uma olhada no módulo Sound. É um dos primeiros módulos padrões no editor de scripts.
Se você usar algo com: Sound.play_ok ou Sound.play_cursor, ele irá detectar automaticamente o som configurado no database :D
Basta ver lá os outros sons no módulo e usar de acordo.

Aula 20 lançada.




SceneManager.call(scene) # Chama a scene.
SceneManager.return      # Retorna para a scene anterior.
SceneManager.goto(scene) # Vai para a scene, não deixando nenhuma scene anterior.
SceneManager.exit        # Sai do jogo.

 :wow: Ja tenho tudo que preciso pro meu primeiro script, espero poder mostrar pra você alisson-sensei.  :XD:
To adorando as aulas avançadas. :lol:
Spoiler
ORA,ORA,ORA,ORA,ORA,ORA,ORA,ORA,ORA!!!
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Agora sim. Aguardem minha coleção de scripts inúteis, que já rascunhei aqui só para testar haha Achei que esse negócio das cenas era mais complicado, mas pelo vídeo nem é. Vou comparar com HTML, que tenho aprendido aos poucos:

Uma Tag com poucos atributos obrigatórios.

Haha estou doido pra ver o que estão aprontando :) Em breve a aula sai.
Spoiler
MUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDA
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28/04/2017 às 04:17 #81 Última edição: 28/04/2017 às 04:20 por Selitto
Tem como usar as variáveis criadas no jogo, lá nos eventos, dentro dos scripts?
Por exemplo tenho a variável Energia, não tem como eu fazer:

def disable_dash?
    return false if Energia <= 5
  end

Outra coisa, tem como limitar o dash/correr, pelo chamar script? Como seria o comando? Valeu!


28/04/2017 às 17:45 #82 Última edição: 28/04/2017 às 17:49 por Valentine
Citação de: Selitto online 28/04/2017 às 04:17
Tem como usar as variáveis criadas no jogo, lá nos eventos, dentro dos scripts?
Por exemplo tenho a variável Energia, não tem como eu fazer:

def disable_dash?
    return false if Energia <= 5
  end

Você pode fazer assim:
def disable_dash?
  return $game_variables[ID] > 5
end

Agora é só trocar o ID pelo número correspondente à variável Energia.

28/04/2017 às 18:43 #83 Última edição: 28/04/2017 às 19:05 por Selitto
Citação de: Valentine online 28/04/2017 às 17:45
Você pode fazer assim:
def disable_dash?
  return $game_variables[ID] > 5
end

Agora é só trocar o ID pelo número correspondente à variável Energia.

EDIT: Deu certo sim, valeu cara!
Outra dúvida como checar se o personagem está parado?

Citação de: Selitto online 28/04/2017 às 18:43
Citação de: Valentine online 28/04/2017 às 17:45
Você pode fazer assim:
def disable_dash?
  return $game_variables[ID] > 5
end

Agora é só trocar o ID pelo número correspondente à variável Energia.

EDIT: Deu certo sim, valeu cara!
Outra dúvida como checar se o personagem está parado?

Assim:
unless $game_player.moving?

Citação de: Valentine online 29/04/2017 às 07:52
Assim:
unless $game_player.moving?


Valeu, mas agora já fiz o restante do sistema por eventos, e ficou como eu queria. :ok:

Me perdoem pela ausência, pessoal. Tive problemas com a internet, mas fiquei ligados que estaremos continuando as aulas em breve o/
Ah, e obrigado por ajudar o Selitto, Valentine :D

Aula 21 lançada. Demorou mas chegou o/

Pô, o negócio é mais simples do que parece (até aqui). Assim que tiver um download das aulas (estou enchendo o saco, né?), vou estudar esse negócio dia e noite e pretendo criar tudo o que tenho sentido falta no Ace.  :malvado:

Vai por mim, você vai começar a programar tudo que cê quiser aehuaeh
Até eu, 99% dos scripts que uso são feitos por mim ._. E se preocupa não que ainda vou colocar elas pra download aehue