O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RGSS]Um iniciante, muitas dúvidas.

Iniciado por H.M, 15/01/2013 às 13:14

Percebo que não há nada no mundo maker que eu seja bom, tirando roteiro. Sou razoável em P.A, um esforçado em design, um completo idiota em eventos e um zero a esquerada quando se trata de Scripts. Essa última parte que eu queria mudar. Quero aprender a fazer scripts para meu jogo e outros e para isso trago essas dúvidas que eu tenho. Já tentei tirar elas com o vídeo-aula do khas mas era tudo tão confuso...

• Podem me indicar um tutorial detalhado sobre rgss? Eu simplesmente não consigo achar um que eu entenda!
  • Precisa entender codigos? Matématica é envolvida?
  • Eu deveria começar pelo mais novo(Rgss3) ou o mais antigo(Rgss1)?
  • O que cada codigo significa e faz?(Ex:class Scene/def)
  • Quanto tempo em média leva para aprender?

Bom, é isso. Caso eu tenha mais uma dúvida, atualizarei o tópico, por isso fiquem ligados por favor.
Venha conferir!

Saudações!

Respondendo suas dúvidas:

1 - Acho que antes de um tutorial de RGSS, é melhor você procurar algum material para aprender a programar. Mas de qualquer forma, apesar do tópico ter perdido a formatação:

http://www.santuariorpgmaker.com/forum/index.php?topic=1834.0

É um bom tutorial, ajuda a entender o funcionamento inicial.

2 - Precisa entender os códigos sim. Matemática e Física dO segundo grau são essenciais.  Foco em Leis Gerais de Física, Geometria principalmente e muita lógica. MUITA.

3 - Tanto faz. Eu recomendo o RGSS3 por ser mais completo que o 1.

4 - Bom, a lista de palavras chaves é meio extensa. Scene é uma classe para gerenciamento de estados no jogo, def é a nominação de uma função/método. Acho mais vantagem você pegar o apendice do RGSS e dar uma lida junto dos tutoriais. Mas saiba que IF/CASE/WHEN/FOR e por ai afora serão seus parceiros por todo o tempo.

5 - Se você conhece uma linguagem de programação orientada a objetos, meia hora vc aprende RGSS. Se vai começar do zero, uns 6 meses serão pouco ainda.

Mas assim, não se deixe desanimar. Não é difícil programar, mas precisa de foco e dedicação, não é simplesmente copiar códigos ou ler um tutorial que você aprende. Requer esforço, requer atenção e disciplina. Mas o resultado é bem gratificante xD

Realmente, eu não esperava que fosse tão rápido! Respondeu todas as minhas perguntas, mas vou deixar aberto para ver as respostas de outros membros.(Já consegui colocar uma mensagem antes da tela titulo por Script!!) Obrigado e +Ouro!
Venha conferir!

E de rgss3 e muito bom eu iria aprender por ele se a minha net fosse mais rapida.
http://arcthunder.com/category/portugues/aulas/

1 - tem aulas minhas aqui mesmo, acho que dá para iniciar nelas :P

2 - Matemática + lógica :D, tem que gostar ^^

3 - Depente, dê a preferência para o rpg maker que você prefere, caso não tenha algum que prefere recomendo o RGSS1, porque ele é muito mais "didático", ele faz as coisas sem muitos atalhos, então é mais simples.

4 - depois do 1,2,3 acho que você saberá o 4 :)

5 - depende de você, se tem uma facilidade com matemática e lógica, é mais rápido e o tempo passa mais rápido xD, então sei lá, tem gente que leva 1 mês para sair scriptando, outros levam 6 meses-1ano, mas depende da sua vontade, do quanto realmente quer aprender.