O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Poste uma Screenshot ou Vídeo do que você está trabalhando no momento 3.0

Iniciado por Corvo, 11/08/2017 às 17:49

Olá pessoal, estou um bom tempo parado no RPG Maker e voltei faz uns meses.
Então vamos lá, primeiro algumas avaliações:

@Lord Wallace : Muito maneiro! Testou mais de um algoritmo para o pathfinder ou está usando algum específico?
Inclusive até a arte em si tá bem bonita, como você mesmo disse, falta refinar algumas coisinhas, mas já está bem maneiro.

@King Gerar:
Ficou muito bom a cena de batalha, apesar de eu estranhar essa mudança para esquerda (herói) e direita (inimigos), mas acho que é só costume. Não sei se é intencional por conta do tipo de coloração, mas eu daria alguns tons diferentes para o céu, ele completamente uniforme me soou estranho (isso não diminui em nada a cena, está bem bonito).

Espero que de alguma forma esse feedback possa ajudar os desenvolvedores e além disso, gostaria de compartilhar o projeto que venho trabalhando. É um projeto de readaptação ao Maker, logo deve sair um post específico para ele mostrando as mecânicas e a história.
Vale dizer que os NPCs e nome de personagens (com exceção da Ada) foram colocados só para prints e praticamente tudo pode mudar.
Dito isso, fiquem com alguns mapas para avaliação:

INN
Spoiler
[close]

Taverna - Externo
Spoiler
[close]

Zoom out na passagem da ponte - Primeira cidade
Spoiler
[close]

Item Shop na fronteira da cidade
Spoiler
[close]

Floresta ao sul da cidade
Spoiler
[close]

Ada utilizando o talento: modo furtivo, para passar no meio das criaturas
Spoiler
[close]

Ferramenta Tocha ativa - sendo utilizada para clarear a dungeon
Spoiler
[close]

Ferramenta Lanterna Ativa
Spoiler
[close]

Guide usando o talento: Super Força, para empurrar pedras em puzzle
Spoiler
[close]

Feedbacks são sempre bem-vindos   :ok:

Vash: Acho que já deve ter progredido, nos atualize quando estiver pronto. Não entendo nada de design, só posso dizer que gosto da casinha ao fundo.
gabrielschade: Os mapas estão bons, mas vou citar alguns pontos que me incomodaram. Essa sombra quadrada própria do RPG Maker estraga qualquer iluminação. O minimapa, nesse estilo quadriculado, atrapalha mais que ajuda. Os identificadores dos npcs (Item Shop, por exemplo) estão todos em inglês? Se o jogo estiver em português, recomendo que traduza.

Com todos esses efeitos visuais eu me pergunto como está o desempenho. Sem lag?

@Corvo, obrigado pelo feedback, de verdade!

CitarOs mapas estão bons, mas vou citar alguns pontos que me incomodaram. Essa sombra quadrada própria do RPG Maker estraga qualquer iluminação. O minimapa, nesse estilo quadriculado, atrapalha mais que ajuda. Os identificadores dos npcs (Item Shop, por exemplo) estão todos em inglês? Se o jogo estiver em português, recomendo que traduza.

Sobre a sombra, você teria alguma sugestão, ou é consenso que é melhor só não utilizar? Concordo que ela soa estranha, mas ainda não sei como lidar com isso.
Sobre os identificadores em inglês, eu coloquei só para a print, o NPC da loja ainda nem existe no jogo, mas serão todos em português, não gosto da ideia de misturar os dois idiomas.

E por fim, ainda tenho sensações mistas sobre o minimapa, me parece legal a ideia de visualizar os inimigos e os caminhos por lá, mas também concordo que a execução não é tão boa, não é tão legível e não sei medir o quão útil é.
Estava pensando em alternativas e cheguei em dois possíveis pontos, remover a funcionalidade ou utilizar um mapa de proximidade (ainda não testei o impacto disso em performance):
Spoiler
[close]

E sobre lag, bom, para falar a verdade ainda não medi nada fora testes na própria máquina, onde o FPS permanece firme e forte nos 60, mas para ter uma noção atualmente o que acontece na tela simultaneamente é:
- Iluminação (Terrax)
- Map Hud (sumrndm - Hud Maker)
- Minimap (upp)
- Event name (Yanfly)

gabrielschade: As sombras o pessoal geralmente corta. É difícil encaixá-la em qualquer coisa, não dá nem pra usar como detalhe no mapeamento porque ela só se sobrepõe aos tiles da camada A. Ao menos eu nunca vi bons resultados saindo dela. O problema desse minimapa é que ele se parece mais com um QR code. Em mapas totalmente quadrados, como interiores de casas, labirintos e afins talvez até fique melhor, mas ainda destoa do visual do jogo pela simplicidade. Esse sensor de proximidade é bem melhor, mesmo não reproduzindo o caminho.

Considerando os elementos que você citou e que, já que usa guias, os mapas devem ser grandes, aqui seu jogo já não roda. Recomendo você observar alguns pontos. A HUD não deve travar quase nada, mas você realmente precisa dela? E o minimapa? É essencialmente necessário? Digo, é uma mecânica interessante, mas o quão relevante ela é pro seu jogo? Ah, resolução também conta bastante.

Citação de: Corvo online 19/11/2018 às 09:05
gabrielschade: As sombras o pessoal geralmente corta. É difícil encaixá-la em qualquer coisa, não dá nem pra usar como detalhe no mapeamento porque ela só se sobrepõe aos tiles da camada A. Ao menos eu nunca vi bons resultados saindo dela. O problema desse minimapa é que ele se parece mais com um QR code. Em mapas totalmente quadrados, como interiores de casas, labirintos e afins talvez até fique melhor, mas ainda destoa do visual do jogo pela simplicidade. Esse sensor de proximidade é bem melhor, mesmo não reproduzindo o caminho.

Considerando os elementos que você citou e que, já que usa guias, os mapas devem ser grandes, aqui seu jogo já não roda. Recomendo você observar alguns pontos. A HUD não deve travar quase nada, mas você realmente precisa dela? E o minimapa? É essencialmente necessário? Digo, é uma mecânica interessante, mas o quão relevante ela é pro seu jogo? Ah, resolução também conta bastante.

Entendi... Novamente, obrigado pelo feedback!
Conversei com algumas outras pessoas e até coloquei na mão de alguns amigos para testarem e de fato, boa parte das pessoas não gostaram do minimapa.
E no fim das contas vou cortar mesmo, sem minimapa nem proximidade, é como você falou, é legalzinho, mas não é importante.
A HUD ainda vou manter porque ela mostra as ferramentas e as habilidades em campo de cada personagem, apesar do jogo utilizar batalha lateral normalmente, o gameplay em mapa é bastante importante para manter o jogo interessante.
Então 3 dos 4 personagens principais possuem técnicas de interação com cenário e movimentação, o HUD funciona como interface com o usuário para isso.

[Conteúdo removido]

Citação de: Takkun online 22/11/2018 às 19:24
[...]

Removi sua mensagem porque você não avaliou ao menos trabalhos recentes de dois membros que postaram anteriormente.

@gabrielschade
Esses MV me parecem mais cabeçudos que VX, ou talvez seja esse zoom que você deu nas imagens, com exceção da ponte. o.O
Gostei de como montou os mapas e realmente as sombras do RM atrapalham quando faz um sombreamento próprio.
Esse mini mapa eu achei confuso da cidade, talvez pelos pontos representados como entrada, npc e jogador serem com cores claras. Já a bússola eu achei grande para a tela, apesar da ideia ser bacana.

Sobre um mini-mapa ser viável ou não eu acho que vai depender do nível do mapeamento ou design, não me refiro em qualidade, mas em detalhes, caminhos diversos, extensão que possam confundir o jogador como num mapa mundo.

@Takkun
... Eu vi o que era antes, ficou legal, mas não acredito que seria usual, apenas um treinamento lidando com códigos programando do zero!?  :sera:

Citação de: Corvo online 18/11/2018 às 12:23
Vash: Acho que já deve ter progredido, nos atualize quando estiver pronto. Não entendo nada de design, só posso dizer que gosto da casinha ao fundo.

Já montei o rascunho de onde vai estar cada elemento há algum tempo e hoje tomei coragem de fazer algumas iluminações, o intuito era para desenferrujar sem ter que fazer charsets no que eu tenho mais prática, mas acabou me deixando um grande desafio beeem complexo, com apenas 4 cores, porque pensei "que tal completar esse background do fórum para o perfil".
Antes = :sera:
Até onde fui hoje antes de ir dormir:
Spoiler
v0.1

Edit: 02h:12min
[close]
Durante = :facepalm:

Depois vou modificar essa textura da parede da casa, acho que vou por madeira, pois se for pedra vai se misturar com o chão da sacada, ou a sacada de madeira e aumento essas pedras na parede... até daqui uma semana pois esse vai me tomar um bom tempo.

2010 ~ 2016 / 2024

Olha só quem voltou  :XD:

@Vash: Apesar de ser simples eu achei bem bonitinho, esse mapinha que cê fez me recorda alguma coisa que não consigo lembrar :math:
E o que é aquele monte, descendo a ladeirinha da casa? não entendi o que é, parece uma arvore cortada ou uma plataforma.
Tirando a minha burrice, achei bonito de qualquer jeito rs.
@Vash: Enquanto eu tava escrevendo tu me mandou uma obra de arte! ai Vash, vash... Só de olhar tó vendo que isso vai dar um trabalho, boa sorte, até agora já está ótimo!! e modifica sim, acho que madeira ia ficar muito melhor(e mais fácil se não me engano).

@gabrielschade: Só enaltecendo o que o Corvo disse, a sombra quadrada do próprio RPG Maker deixa o negócio feiozim, estraga sim.
Dos mapas que você postou depois eu ia citar sobre os NPCs mau posicionados e como me incomoda que a sombra, mesmo que quadrada, não atinga alguns NPCS que estão debaixo dela ;'( (mas já vi que você falou que os NPCs só tão pro print, perdão)

@Metthink: Eu não fui assistir o vídeo, apesar de ter tomado um susto quando dei play, mas fui ver o link do projeto que você deixou e achei a história interessante, adoro histórias de viagem do tempo, porque as coisas da atualidade, obviamente, colidem com o passo e tem costumes diferentes, amo quando vem um senhorzinho perguntar que roupas estranhas são essas, nem sei por que kkk
vou ver se jogo o demo um dia desses, tó sem tempo, mas quem sabe. Parabéns por ter já feito a demo  :heart:

Agora é hora de depositar minhas tralhas, ta-da!!

Spoiler

Mais alguns treinos e testes do meu projeto. Alguns eu refiz, como a pequena(minuscula) char que fiz do Demonhão, onde o Corvo já chegou a citar sobre as cores estarem sobrando, e se é o que eu entendi, a paleta de cores anterior não tava muito boa não e eu também não sabia mexer com cores direito ainda, já com mais aprendizado eu refiz e ainda fiz uma char de teste e umas faces e uma besteirinha ai, brincando com contraste e saturação.

Char em funcionamento, o negocio travou um pouco então não reparem o atraso de frame (e tem um erro, esqueci de por ele andando pra esquerda edjhekdh)

[close]

Spoiler

Fiz umas faces do pessoal todo com uns desenhos antigos, mas pense na preguiça...
[close]

aaaa
Spoiler
PARA TUDO QUE EU ESQUECI DE POR ISSO!!!!!!!!!
é um negocio antiguinho que fiz, ai um dia desses eu refiz porque as cores estavam quase invisíveis e esqueci as costeleta dele, continuam, mas é antigo então blé
[close]

"Mentes cegas, olhos cegos"
Visite minha ideia de jogo!

@Saiko : Maluco, quanta qualidade nos pixel art! Sério mesmo, está bem gostoso de ver eles, são harmônicos :) As cores estão incríveis também.
@Vash : wow, desafiador indo fazendo a luz direto assim! Me lembra bastante a vibe snes, e com essa limitação de cores e paleta, me parece que iremos ter um resultado bem singular xD

Observadamente, observado, ainda estou trabalhando nas sombras dessa mapa... mah um dia ele fica completo hauhau

@Saiko
Só de ver que está fazendo portraits por PÁ já me deixou com inveja. Hahhaha Sobre a movimentação do char, faltou ele mexer um pouco mais o braço pra frente, acompanhando a animação me pareceu que ele só joga o braço pra trás. E eu faria uma alteração nas mechas laterais do cabelo para representar bem a face, apesar que dessa forma deixa mais fácil de fazer outros movimentos.

@Kvothe
Chego pra humilhar. hahaha
Eu gostei da chama e iluminação também, como tenho a sensação da tocha ser maior que o monte, talvez ilumine um pouco da lateral da ponte, mas pode estar longe da ponte também... e não entende a iluminação ali nas paredes abaixo da tocha mais alta, a luz vem de alguma janela?

Esse tipo de estilo de mapear nunca foi meu forte, então eu não tenho uma boa noção, só vejo como dificulta na hora de representar luz/sombra de forma natural em todo mapa, pois podemos deixar escapar algum detalhe. Mas é claro que deixa os mapas mais bonitos.

Pois é, está mais difícil do que pensei. Hahaha, mas sei lá, estou gostando de ir me testando.

[Zoom 100%]

[Zoom 300%]

2010 ~ 2016 / 2024

Vash...
Cara, Que foda!
Como você ta fazendo? Você está usando algum tipo de programa, caneta ou esta fazendo tudo a mouse e paciência?

@Kvothe:
Mais uma vez nesse trampo de iluminação e mais uma vez mandou muito bem, Daxão. Essa parada tá lindcha.
Só acho que as cores talvez estejam saturadas de mais? De qualquer forma, isso deve ajudar a dar mais contraste a iluminação. :sera:
@Vash
Tem que ter muita ousadia pra começar uma empreitada com esse nível de detalhe e ainda se limitando a apenas 4 cores. uhehe
Isso ai ta muito lindão, Vash, seu bruxo.

Saudades de quando eu era mais frequente por essas bandas. e.e
Pra não perder o costume, xeu mostrar o fruto de uma madrugada que até agora está sendo super produtiva:
Lhes apresento uma barbárvore! Ainda falta muuuito polimento que irão me dar uns trabalhinhos extras, mas eu ainda termino isso... talvez.
Ja tinha algum tempo que eu não fazia nenhuma árvore e agora eu tô desenhando uma que até anda e fala. Matei vários coelhos em uma porrada só. aheuahe' 

Adios. o/
Oxe

Saiko: - Que raiva de tu. Isso é muito bonito, sério. Eu me agrado demais desse tipo de big face em pixelart — na real, qualquer tipo de coisa bem feito em P.A. é maravilhoso. Mas o que mais me chamou atenção foi a tua palheta de cores, cara. É bem animado, tipo... são cores fortes, vivas, mas não são chapadas, sabe? São leves e bonitas.

Kvothe: - Acho bacana o estilo de iluminação que tu usa, ele é bem vívido mas passa um aspecto de calma — pelo menos pra mim. Contudo, o solo me incomodou, cara. A mistura de grama e terra / areia não parece muito natural, fica até meio óbvio que foi uma borracha de Photoshop passada ali. Tirando o chão, eu realmente curti cara. Como eu disse, sou suspeito a dizer porque esse tipo de iluminação me conquista  :rick9:

Vash: - Mas que obra de arte temos aqui. Me lembra um pouco o estilo gráfico de Stardew Valley, não sei se tu conhece. Eu fico curioso sobre como isso vai ficar pronto, por favor não esquece de mandar aqui quando estiver terminado.

Jorge: - Não, cara. Não, não. Isso é muito bonito, sério. Deku's Tree feelings, lembra? Esse estilo é magnífico, cara. A cor que tu usou pra madeira faz parecer que a árvore é velha, e acredito que pelo barbão ela realmente seja, e esse seja o objetivo. Tu vai usar ela para o quê?

Só gente boa de P.A. aqui kkk, só não tenho muita capacidade pra avaliar o trabalho de vocês, já que sou um mero iniciante em PixelArt.
Jorge: Gosto muito dessa paleta de cores menos saturada, principalmente para madeira fica muito bonito. E o sombreamento deu um ótimo efeito de profundidade.
Vash: Mal posso esperar pra ver completo, ta ficando incrível. Esse trabalho com 4 cores comprova uma frase de Leonardo da Vinci: "A simplicidade é o mais alto nível de complexidade", a forma como você usou as fontes de luz ficou maravilhosa.

To quebrando a cabeça pra fazer essa P.A. kkk, só não consigo ficar satisfeito com essas nuvens (talvez tenha nuvens demais):

3x

Off: Só eu não to conseguindo postar imagens upadas no Imgur?