O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Manter variáveis ao sair do mapa

Iniciado por D.Menari, 10/09/2017 às 18:20

10/09/2017 às 18:20 Última edição: 10/09/2017 às 19:39 por Corvo
Olá, pessoal.

Estou com um problema no desenvolvimento de uma parte do meu jogo e preciso de uma ajuda da galera.

Estou usando o RPG Maker MV.

Em determinado momento do jogo, os jogadores devem dispor vários itens em um determinado mapa. Só que para chegar em alguns desses pontos, eles precisam ir para outro mapa e voltar para o primeiro para isso.

Fazendo um teste e colocando todos lugares em que os itens devem ser dispostos no mesmo mapa, eu consegui fazer, através das variáveis que, quando um número X de itens fossem dispostos, ativa um evento que inicia a cutscene. Porém, quando eles tem de sair do mapa para isso, o evento não ativa, mesmo que todos os itens estejam dispostos.

Ficou claro? Se não, podem perguntar.

Se alguém puder me ajudar a como fazer isso, eu ficaria bastante grato.

Obrigado!

Não muito.  :hein:
Você está definindo valores para uma variável e ela está sendo redefinida ao deixar o mapa? Se sim, verifique se outro evento está alterando o valor da mesma quando você sai e quando retorna ao mapa. É possível que o próprio evento que verifica os itens dispostos possa estar causando o erro. Claro, se for este o seu problema. De toda forma coloque imagens das configurações dos eventos por via das dúvidas.

Valeu, Corvo.

Mas eu acho melhor explicar toda a situação do jogo que acho que fica mais fácil de entender. E se for o caso, até fazer os eventos de outra maneira.

Durante o jogo (que é um jogo educativo que estou fazendo para o Mestrado, diga-se de passagem), os personagens devem dispor símbolos de uma vertente cristã específica  no mapa para que o rei entenda aquilo como um sinal e se converta àquela vertente.

Mas eles devem fazer isso sem serem vistos e, pra isso, precisam usar passagens secretas em algumas salas para escapar dos guardas. Por isso eles precisam mudar de mapa.

Como eu fiz? Existe um conjunto de mesas espalhadas pelo mapa (que é um palácio) e eles devem dispor os itens nessas mesas. Primeiro, eles devem coletar os itens, o que funcionou tranquilo, e colocar nas mesas, o que também funcionou. Os eventos trocam de gráfico quando ativados. Como coloquei cada um como uma switch específica para mudar de gráfico quando for ativada, quando aquela switch é ativada, ela soma +1 na variável.

São ao todo 11 itens. Quando a variável atinge 11, uma mensagem aparece e eles são transportados para a sala do trono, onde acontece a cutscene.

Foi como eu disse, quando eu faço isso sem sair do mapa, o evento da variável é ativado. Quando eles saem, não.

Espero ter sido mais claro.

Certo, entendi. Você fez certo, aparentemente. variáveis não perdem seu valor ao trocar de mapas. O que pode estar acontecendo é você estar substituindo o valor, não somando. Veja bem, o evento é simples:

Feito isso, basta que crie uma nova página no mesmo evento com o "Auto-Interruptor*" A como restrição. Isso impedirá que o jogador coloque mais de um item na mesma mesa.

10/09/2017 às 19:27 #4 Última edição: 10/09/2017 às 19:39 por Corvo
Foi exatamente o que eu fiz. Só que ao invés do Auto-Interruptor A, eu coloquei um switch específica pra cada um, pra impedir que a pessoa "some +1" outra vez.

Então, eu não estava de todo errado.

Vou testar aqui com o Auto-Interruptor e ver se não estou substituindo o valor em algum dos eventos.

Valeu, Corvo.

Vai entender. Com os Auto-Interruptores funcionou. Apesar de, no fundo, ser a mesma coisa que com Interruptores normais...

Abraço!