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[Script VX] MultipleTilesets - Mais TileSets no VX!

Iniciado por Caio Varalta, 31/01/2013 às 22:46

E aí pessoal, firmeza?
Segundo uma mensagem do lobozero, ele me lembrou de um Script que fazia com que se tornasse a realidade de termos mais TileSets no Rpg Maker VX.
A solução desse problema é o Multiple Tilesets!
1o- Baixe a demo, nela tem os arquiivos necessários para o funcionamento do sistema.

2o - Copie todos os arquivos do sistema para um projeto jogável (não substitua a pasta Data e Graphics, apenas copie o conteúdo para as pastas respectivas).

3o - Cole o script "TilemapRuntime" acima do main no editor de scripts (o script está em um arquivo de texto na demo).

4o - Crie uma pasta com o nome de "Tilesets" dentro da pasta Graphics do projeto. Pegue alguns tilesets e coloque na pasta que acabamos de criar.

5o - Abra o projeto e crie dois mapas, salve e feche o projeto.

6o - Execute o "TilesetEditor.exe". Você vai ver duas opções:

Edit map´s tileset
Edit Tileset

O Edit Tileset para criar um novo Tileset, ou alterar um existente. Um Tileset é constituído por nove imagens: TileA1, A2, A3, A4, A5, B, C, D e E. Clicando nessa opção aparece outra janela com as opções Default e [New Tileset]

Clicando em [New Tileset] você pode selecionar os tiles que estão dentro da pasta Tilesets e criar um no Tileset. Após escolher os tiles, você pode renomear o Tileset usando a opção "Rename" e definir as passagens indo em Set Passages.

No Set Passages, você pode definir qual tile é passável e qual não é. Apertando F5 você pode configurar o próximo tile e apertando F6 você altera a ferramenta que define os tiles. Vejamos quais são:

- Os "x", "o" e a "estrelinha" são os mesmos do RMVX, onde você define se o tile é não-passável, passável ou passável por trás.

- O Bush Editor define quais são os tiles de grama, ou seja, aquele que uma parte do char fica meio transparente, dando impressão de que você está em grama alta.

- O Counter Editor é onde são definidos quais tiles são de balcão.

- O Terrain Tag Editor eu não tenho certeza, mas acho que é o editor de terrenos, como o do RPG Maker XP.

Após configurar as passagens e o resto dos Tiles, pressione ESC e salve até voltar a primeira tela.

A opção Edit Map´s Tileset é onde você define qual o Tileset que será usado em cada mapa do jogo. Fazendo um teste, selecione o mapa dois, clique sobre ele e vá na opção Choose Tileset. Escolha o Tileset que você configurou, de ESC e salve até voltar na primeira tela. Agora saia do TilesetEditor
e veja os dois mapas de seu projeto (crie um teleporte no primeiro para ir pro segundo) e veja só: os tiles são diferentes! ^^

É isso aí, o TilesetEdior é isso que você viu. Recomendo usar no seu projeto. Só tem um pequeno problema nele: sempre que você vai fazer um mapa onde os tiles mudam, você terá que usar um outro projeto com aquele conjunto de tiles, porque o RMVX não suporta ler nem mesmo com o TilesetEditor a imagem dos Tiles. Isso não é falha do script e sim, uma limitação (aliás uma droga de limitação) do RMVX.

Download: CLIQUE!

Bem, os créditos vão para o G@briel, que criou o tópico em outro fórum disponibilizando o material;
Ao Zendion por ter postado no fórum que eu frequentava;
Ao lobozero por ter me perguntado e pedido o script;
E a mim por disponibilizar aqui!
Valeu  :ok:

Hum... bem, não conferi, fera, mas se isso funciona
é um excelente auxílio hein. Muitos desprezam o coitadinho
do VX por ser muito limitado quanto aos tilesets, ainda
que alguns bons jogos tenham sido completados nele.

Mas enfim, aos que usam a engine, é bom ter isso como
aliado.
Bom trabalho moço!
  :ok:

  Como eu disse la via MP, nem era esse que você havia postado aqui no fórum antes. =/

  Eu já usei esse Script antes, é bem complexo, mas já quebra um galho.  De qualquer jeito, obrigado por trazer para cá de novo. o/