O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Mapa] Como não fazer um mapa - 6 Regras

Iniciado por makergame2000, 03/02/2013 às 18:55

Como não se deve fazer um mapa - 6 Regas Básicas

Existe muitos tutoriais a explicar como fazer mapas mas depois nenhum ensina como não se deve fazer um mapa.
Pois aqui vou explicar o que você não deve fazer num mapa, para isto eu vou usar o RMVX ACE porque é a engine mais recente mas isto funciona para qualquer engine.
Então isto são 6 REGRAS IMPORTANTES E ULTRA BASICAS

Regra 1
-Nunca mas nunca repetir mais de 2 ou 3 vezes o mesmo objeto seguido, como por exemplo nesta imagem, ficou feito e pode estragar o realismo do mapa e do próprio jogo.

Regra 2
- Excesso de árvores, este é um dos problemas em alguns jogos incluindo os meus também, em alguns jogos muitas árvores podem ficar bem mas isso vai depender do ambiente do jogo e do tipo de jogo, num jogo de guerra as árvores apenas vão dificultar a passagem do jogador , em jogos de terror vai ficar confuso, em RPG quando o herói passa por uma floresta e caso haja muitas arvores o mapa vai se tornar ridículo, mas isso pode ser resolvido vai todo depender do ambiente e da posição das árvores.

Regra 3
-Uso de água é importante em alguns mapas mas as vezes existe makers que para ocuparem mais o mapa eles poem rios e lagos em lugar onde fica ridículo e feio.

Regra 4
- Mapas na neve para quem usa RTP pode ser um problemas mas vai todo depender do ambiente, quem usa RTP já reparou que não existe muitos objetos de neve e por isso o maker começa a por coisas no mapa que não deviam estar, tal como barris no meio do mapa, porque afinal porque raio é que está um barril no mapa sem nada...
Não use objetos de neve do RTP pois são uma porcaria

Regra 5
-O interior de uma casa é bastante importante como é claro, porque nunca vi ninguém com uma casa e depois só ter uma mesa no meio casa, então ponha mais coisas, como prateleiras, quadros, livros , folhas no chão, portas, janelas, tapetes, plantas, mesas, cozinha, camas,.....
Existe tanta coisa possível

Regra 6
-Pormenores que eu reparo bastante é quando existe um objeto a flutuar, isto acontece por causa do tamanho o objeto que é maior do que o outro.
Já vi isto em muitos jogos do RPG Maker

Criado por makergame2000
Especialmente feito para amadores

Simples mas interessante, acho que pode ajudar algumas pessoas. No mais é um tutorial interessante, só não entendi a parte das árvores que ficou bem confusa.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

A Regra 2 é um tanto complicada.  Não é só porque é um jogo de Terror que não se pode ter várias árvores juntas, isso depende muito do cenário.  Eu acredito que em qualquer tipo de jogo pode ter várias árvores juntas, desde que não fique algo muito "certinho", tem que ficar algo feito pela natureza mesmo.
  A Regra 5 ficou muito vazia, você poderia ter explicado mais o não se deve fazer mapeando o interior de uma casa.  Você só deu umas dicas, e fugiu do Titulo do tópico nessa parte.

No mais está bom o Tutorial, aprendi a não fazer coisas que eu estava fazendo, lol.  Continue assim nos trazendo conteúdo de qualidade. o/

A regra 4, é horrível, espero que você não tenha a inventado.
Qualquer objeto que está no RTP, é pra ser usado da devida forma, citarei exemplo de um jogo muito famoso, Skyrim. se estiver numa cidade, encontrará barris perto de casas e sacos por todos lugares. Logo quando for falar qualquer porcaria, ou fazer um tiles "old school", olhe o que você está fazendo.

~Last Job~

Concordo com Lehmure. Isso de dizer que os objetos de RTP de neve são uma porcaria varia demais. Se um mapper competente pôr  a mão pode sair algo bom.

Concordo com o Lobo ali na regra cinco também. Explique melhor.

Aliás explique tudo melhor, pois está bastante confuso várias partes do tópico.

Fora isso são boas dicas, interessantes para novatos. Só tem de dar uma melhoradinha no tópico
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas