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[Tutorial] RMVX Ace Basic Kit [Tutorial + Pacote] Kit para Iniciado

Iniciado por makergame2000, 03/02/2013 às 18:56


Tutorial + Pacote
[Info]
Venho aqui trazer um tutorial para novatos, isto serve para que possa a ficar a entender melhor o VX Ace e o seu sistema de grande potencia de criatividade.
Trago um KIT de VX Ace Tutorial + Pacote de chars,game overs...ect...
[/info]


















Pacote



Este pacote tem algum muito bom para os novatos, pois tem logos ou separadores dos tópicos, isto vai ser útil para os iniciados no forum assim já tem aqui isso.
O pacote tem chars e game overs entre outros todo feito por mim.
Um jogo simples.









Tutorial Fundamental





Editor de Mapas

Iniciar um jogo novo

Clique na Folha que está circulada na imagem, depois de carregar vai aparecer uma janela para você pode inserir o nome do jogo e o nome da Pasta do jogo e onde você vai querer guardar.

Guardar seu jogo

Atenção sempre que terminar o seu trabalho você tem que gravar as alterações feitas, basta carregar neste botão com desenho de uma disquete e espere uns segundos e o jogo salva, NÃO FEIXE O RMVX Ace nem desligue o PC durante este processo senão você terá os dados com erros.

Gerir e testar

1- Banco de dado, serve para criar mais classes, inimigos, tilesets, armas, items, alterar o nome do jogo, entre outros
2- Recursos gráficos e sonoros, esta zona serve para importar ou exportar ou apagar recursos no seu jogo, uma zona muito importante
3- Editor de Scripts/Código Parte mais importante e complicada do RPG Maker VX Ace, isto é o que faz o seu mundo funcionar, batalha, menu, HUDs entre outros milhares de coisas
4- Gestor sonoro serve para testar as musicas do seu jogo, elas estão separas em BGM, BGS, SE, ME
5- Criador de chars/gráfico de personagem, aqui você tem quase todo para criar o seu boneco
6- Testar, o Menu do jogo vai iniciar e é aqui que são feito os teste do jogo para ver se está todo correto

Eventos e editar mapa

1- Se isto tiver seleccionado significa que você pode editar o seu mapa, criar o seu mapa com os tilesets
2- Eventos, isto é VITAL para o seu jogo porque é com isto que você controla o inimigo, ação do jogo, se chove ou não, para parar a musica, para quase TODO.
3- Regiões, aqui está uma coisa nova no RPG Maker, eu nunca uso isto e não acho útil mas isto serve para você colocar no mapa e para controlar que tipo de inimigos há em cada região isto só funciona com o sistema de batalha normal

Abas ou separadores

Serve para trocar de tilesets durante a edição de mapas


Criar novo mapa

Para fazer isso clique com o rato no botão direito e meta em novo mapa, para um método mais rapido procure no teclado a tecla Ins




Gerir novo Mapa



1- Este é o lugar onde você pode alterar o fundo do mapa ( o fundo do mapa só aparece caso não tilesets nessa parte do mapa)
2- Para alterar o tamanho, para colocar musicas neste mapa, para escolher o tilesets que vai usar neste mapa e para desativar ou ativar o loop ou a corrida (durante o jogo aperte Shift para correr)
3- Para quem não sabe é nesta zona onde o sistema de regiões de utiliza mas não vou avançar com isso agora explico mais tarde, nesta zona é onde se coloca os inimigos comuns e depois com o sistema de regiões vai definir onde ele deve aparecer.





Baco de Dados


Alterando o nome do jogo e tela de titulo

Para ir aqui ponha no Sistema e você vai ver esta janela no fundo, aqui você pode retirar o nome do jogo d menu de iniciar do jogo, alterar o nome não é aqui mas logo no inicio desta zona

Criar Inimigos

Aqui você pode criar ou apagar os inimigos do jogo mas depois de criar o seu inimigo você nessessita de ir na zona das tropas  depois disto o inimigo está pronto

Na zona da tropas você vai ver isto
Uma zona para editar os inimigos, aqui você põem quantos inimigos devem estar presentes na batalha e em que lugar devem ficar.

Tilesets


Aqui você escolhe e cria os pacotes de tilesets que você vai usar em cada mapa, pode adicionar muita coisa mesmo

Personagens


Para criar ou apagar ou editar a sua personagem é todo feito aqui neste zona, o HP o nome, o SP, a classe, entre outros

1- Nome e classe
2- Escolher gráfico da cara e do char/boneco
3- As personagens do jogo estão todas aqui nesta lista
4- Escolher o equipamento inicial da personagem




Inserir novos scripts


Meta na zona editor de scripts o meta F11 e corra os scripts até ao fundo e vai ver isso,
na barra azul onde está a imagem é nesse lugar onde as coisas devem ficar, ponha e tire os seus scripts aqui






[info]
Criado por makergame2000
Este Tutorial Vai continuar
Se caso usar alguma coisa do pacote não
são necessário créditos a min :D
Tutorial 1.1
Pacote 1.0[/info]

[Info]
Proximo pacote vai ter mais coisas, como por exemplos sistema e mais tilesets entre outros
o proximo tutorial vai ser sobre o sistemas por evento [/info]