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Canções da Memória (GRANDE ATUALIZAÇÃO - 30/01/2023)

Iniciado por RaonyFM, 11/01/2018 às 01:45

   Conforme o roteiro avança, estou criando os novos cenários nos quais as cenas acontecerão:

"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Hello, man.

Demorei um pouquinho devido, mas separei um tempo para jogar a demo e terminá-la.

Eu estou gostando bastante do seu trabalho e me arrisco a dizer que seu jogo será um dos melhores já criados no VX Ace, se seguir da maneira que está sendo conduzido.

A história tá muito rica e você a conduz de maneira excelente. Os diálogos são muito bem elaborados e caracterizam bem os personagens.

O mapeamento está muito bonito e rico em detalhes, sendo feito de maneira bem harmoniosa na minha opinião.

Achei que as batalhas tiveram uma boa melhora, mas ainda acho algumas um pouco arrastadas. Elas não estão difíceis, mas acabam demorando, desmotivando o jogador a entrar nelas. Se é um chefe, é compreensível, mas inimigos "comuns" acaba cansando uma hora. Em se tratando da HUD, achei que ela agregou muito na beleza das lutas, mas acho que os "botões" dos comandos poderiam ser um pouco menores (opinião minha apenas).

Uma coisa que pode parecer bobagem, mas gostei dos nomes das habilidades. O fato de colocar em português me agrada bastante e tem sido visto isso com mais frequência.

Cara, eu tento olhar o Mariathan como jovem, mas não consigo. Sei que o maker não ajuda nisso, mas com aquela barba e char, não dá pra vê-lo como jovem. Não sei a idade dele, mas bastante gente se refere a ele como jovem e sempre estranho rs.

PS: Você tem algum rascunhos do Mapa Mundi? Morro de curiosidade pra ver haha

CitarEu estou gostando bastante do seu trabalho e me arrisco a dizer que seu jogo será um dos melhores já criados no VX Ace, se seguir da maneira que está sendo conduzido.

   Muito obrigado, alegra-me saber que estejas gostando do resultado. Estou dando o meu melhor nesse projeto, o meu desejo sempre foi o de entregar algo que valha de fato a pena ser jogado e lembrado.

CitarA história tá muito rica e você a conduz de maneira excelente. Os diálogos são muito bem elaborados e caracterizam bem os personagens.

   O enredo e a narrativa são as bases do projeto, sem eles não há Canções de Mnemosine. Tenho feito o máximo para dar vida a todo um universo; algo que muito me fascina é essa possibilidade de criar mundos.

CitarO mapeamento está muito bonito e rico em detalhes, sendo feito de maneira bem harmoniosa na minha opinião.

   Depois do enredo e narrativa, esse é também um dos pilares do projeto. O level design prima por conferir mais profundidade ao mundo.

CitarAchei que as batalhas tiveram uma boa melhora, mas ainda acho algumas um pouco arrastadas. Elas não estão difíceis, mas acabam demorando, desmotivando o jogador a entrar nelas. Se é um chefe, é compreensível, mas inimigos "comuns" acaba cansando uma hora.

   Hmm... darei uma olhada nisso.

CitarEm se tratando da HUD, achei que ela agregou muito na beleza das lutas, mas acho que os "botões" dos comandos poderiam ser um pouco menores (opinião minha apenas).

   Olha, é uma boa sugestão, eu diria. Farei uns testes para ver como fica.

CitarUma coisa que pode parecer bobagem, mas gostei dos nomes das habilidades. O fato de colocar em português me agrada bastante e tem sido visto isso com mais frequência.

   Bem, o projeto é focado no público brasileiro, não parece-me fazer sentido, do ponto de vista do game design, usar termos em inglês para referenciar habilidades e afins. Se um dia o game receber uma tradução, aí sim fará sentido usar termos em inglês.

CitarCara, eu tento olhar o Mariathan como jovem, mas não consigo. Sei que o maker não ajuda nisso, mas com aquela barba e char, não dá pra vê-lo como jovem. Não sei a idade dele, mas bastante gente se refere a ele como jovem e sempre estranho rs.

   hahahahaha... Mariathan tem entre 25 e 28 anos. A média de vida dos humanos, em Canções, é de 90 anos. E é relativamente comum pessoas chegarem à 130/150 anos. No Medievo real a expectativa de vida das pessoas era baixa, mas em Canções o elemento magia interfere na longevidade. Portanto, tendo em vista que humanos vivem tudo isso, faz sentido Mariathan ser considerado jovem.

CitarPS: Você tem algum rascunhos do Mapa Mundi? Morro de curiosidade pra ver haha

   O Mapa Mundi está completo, quer dizer, o mapa do condado. Há ainda outros seis condados, mais a capital de Verlan. Mas ainda não passei para o papel. Até cheguei a fazer um modelo de referência do continente inteiro no Inkarnate, contudo, modificações ainda serão necessárias. Eu pretendo fazer com que o jogador passe por várias regiões do continente, e cada uma dessas regiões terão características próprias, o que requer um trabalho de design mais complexo e demorado, não sei se faria muito sentido mostrar aqui já que tudo pode sofrer alterações. Mas quem sabe não trago algo futuramente. ;)
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

   Caríssimos,

   Como alguns devem saber, estou aprendendo desenho e nesta semana tenho dedicado-me a estudar esboço e anatomia. Mas, como objetivo secundário, desafiei-me a elaborar algumas artes conceituais das personagens do projeto. Abaixo, vocês podem conferir o sketch da elfa:

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  Obs.: por tratar-se de um sketch, o desenho está incompleto e ainda está sendo trabalhado. Mas resolvi postar só para mostrar que o projeto não está parado. :)
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

qual rpg maker voce esta usando para produzir esse jogo
o grande deus da criaçao

Acredito que ele usa o VX Ace :v

Aliás, posta o desenho completo Raony \o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Citação de: thegodofcreation online 30/09/2018 às 10:24
qual rpg maker voce esta usando para produzir esse jogo

   Uso o VX Ace. ^_^


Citação de: Zaggojhon online 30/09/2018 às 11:05
Acredito que ele usa o VX Ace :v

Aliás, posta o desenho completo Raony \o/

   Eu tinha pensado em postá-lo, mas como ainda estou fazendo uns estudos para definir como será a personagem, irei postar a arte conceitual definitiva. Mas pode deixar que vai ter mais desenhos por aqui. Já tenho planos de comprar uma mesa digitalizadora e recriar as artes do projeto. Quero dar uma maior identidade visual ao projeto e nada como criar suas próprias artes para isso. :)
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

02/10/2018 às 08:56 #82 Última edição: 03/10/2018 às 09:36 por RaonyFM
   Caríssimos,


   Hoje trago-lhes a arte definitiva da personagem que eu vinha trabalhando. É assim que ela será in game:

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"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Cara, ficou muito show de bola.
Parabéns que tu tá no caminho certo.

   Sigo trabalhando no projeto. Aqui, uma nova concept art da elfa, baseei-me em feedback's que recebi, sobretudo do caríssimo Ciclope (sério, obrigado pelas críticas, cara o/), para alterar diversos elementos da personagem. Como pretendo adotar a cabeça em 3/4 como padrão de face, aproveitei para modificar e melhorar o que não estava tão bom ou o que não me agradava. :)

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"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Belos desenhos! Adoraria vê-los sendo usados na hora das falas, ao invés daqueles rostos q já vem no Maker.

Sobre essa Demo 2.0, tem algo a mais d história do q a versão anterior, ou são só correções msm?
"There are no heroes, just villains that have something to protect."

Citação de: Aegis online 14/10/2018 às 14:54
Belos desenhos! Adoraria vê-los sendo usados na hora das falas, ao invés daqueles rostos q já vem no Maker.

Sobre essa Demo 2.0, tem algo a mais d história do q a versão anterior, ou são só correções msm?

   Obrigado! Bom, o objetivo é esse: substituir todas as faces do projeto para faces originais. Nem os npc's escaparão. Irei dedicar-me 200% à parte artística do projeto. E sobre a demo, não há o acréscimo de história, propriamente. Diálogos foram refeitos, detalhes da trama foram alterados e localidades novas foram adicionadas, aumentando o escopo narrativo do universo. E só. :)
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Legal ver o projeto seguindo firme e forte! :D
Ganhando até artes conceituais indo para o lado da originalidade. Parabéns por isso, cara.

Gostei dos desenhos. Estão bem bonitos.
Gj o/

Citação de: ~Vici online 15/10/2018 às 13:59
Legal ver o projeto seguindo firme e forte! :D
Ganhando até artes conceituais indo para o lado da originalidade. Parabéns por isso, cara.

Gostei dos desenhos. Estão bem bonitos.
Gj o/

   Obrigado, Vici! Dediquei-me tempo demais nesse projeto para abandoná-lo, isso é algo que sequer passa pela minha cabeça. Sempre que posso estou trabalhando nele. Estou aprendendo a desenhar por causa do projeto, tendo em vista a criação de algo mais original, se não fosse por esse projeto, eu jamais teria começado a estudar desenho. ^_^
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Olá amigo maker, eu trouxe pra ti uma review completa da sua demo. Entenda que as minhas críticas são construtivas com o único intuito de ajuda-lo, de maneira alguma não se sinta ofendido, mas é que o seu projeto promete muito e acredito que com isso ele se tornará melhor.

Como tem aquela pergunta se quer a noticia ruim ou a boa primeiro eu vou começar pela ruim rs.

Eu não li o post logo de cara, geralmente eu costumo a jogar direto pra ter aquela primeira impressão do jogo, pois muitos dos seus jogadores pode pegar esse jogo de qualquer lugar sem ler o post (deu pra entender?), então vamos a lista.

> A primeira coisa que estranhei foi uma pergunta se eu queria pular a tela de título, eu estranhei porque ninguém nunca me perguntou isso, eu cliquei em não aí apareceu o logotipo da Celiana, o nome da Enterbrain, o logo do rpg vx ace, o nome do seu estúdio e aí veio a tela de título, como veio tanta coisa foi aí que eu entendi a pergunta, como sou um maker um tanto experiente deu pra passar batido, mas se for um usuário mais novato é um tanto confuso, aconselho que faça apenas duas apresentações, uma com o nome da engine [rpg maker vx ace] e abaixo bem pequeno o logo tipo de Enterbrain, como você quer fazer uma homenagem para Celianna, deixa ela bem pequenininha lá embaixo no rodapé, pois o nome dela grande no começo da entender que o jogo foi feito pela Celianna [foi isso que eu entendi rs], aí mostra seu logotipo e bam a tela de inicio, não vejo necessidade de ter uma pergunta se é pra ir direto na tela de título [decisões difficiles de tomar no começo kk]

> Uma coisa que incomodou foi o tamanho da fonte, tanto na tela inicial quanto a do jogo, ela está muito pequena, fica difícil ler, aumenta essa fonte homem, existe uns ceguetas na vida que tem 6 graus de miopia e dar preguiça de ler em letras tão pequenas, pior quando se joga com sono, elas encolhem e misturam tudo na cabeça.

> A seta está desalinha, sim eu reparo nos detalhes, desde a tela do título até o menu ela está ligeiramente para baixo, e sinceramente não curti muito essa seta não, um dedo apontando [ estilo final fantasy] ou uma pena acredito seria melhor, mas isso é gosto, você pode acatar ela ou não, mas que tá torta está torta.

> Eu não entendi porque eu tive que colocar o meu nome no personagem e depois ficam me chamando de Meriathan, e o esquisito é no menu o personagem está com o nome que coloquei, muito confuso isso. Outro problema é que eu sofro de transtorno de personalidade, verdade, eu sinceramente não sei quem eu sou, tipo o Lotan que é meu amigo ele parece que é mais jovem do que eu, tem uma relação psicológica de hierarquia, parece que eu mando nele, mas seu olhar o database de atributos o Lotan é muito mais forte do que eu, blz, esssa dá pra passar, mas tipo, tem cenas que eu falo como um mago de 100 anos de idade, e parece que aquela mulher Swaen, acho que é isso, me trata como um menino de 14 anos, sinceramente, fiquei confuso, se eu sou mais velho que o Lotan, meu database deveria ser um pouco mais elevado do que o dele. Da pra entender que diferenças entre classe como guerreiro e mago o atk e def serão um pouco maior que o meu, mas o hp ser quase o dobro que o meu, aí já complica. Resolvendo essa questão do nome já tá de bom tamanho, a questão da incoerência tb, pois nos diálogos parece que sou mais forte e experiente que o Lotan, no database é outra coisa.

> Seu mapeamento está bom, mas seus mapas interiores estão meio que mortos. Nada se mexe, não tem um barulho se quer [exceto o mapa do bar], as tochas ficam paradas, os inimigos parados, as luzes paradas, tudo parado. E os mapas do lado de fora, como as florestas, já são cheio de vida, em um determinado excesso ao meu ver. Para dar uma melhorada faz o seguinte, tem uma lagartixa que fica perambulando no chão logo depois que saio da minha casa, recorta ela e coloca naquela caverna onde tem os fanaticos, faz sentido em uma caverna ter uma lagartixa andando na parede. Nesse mesmo mapa, usa as tochas em char e coloca uma movimentação no fogo, e sei que há por aí scripts de iluminação avançada onde a luz da uma mexida também. E a cereja no bolo é por uma fog de uma nevoa bem fraquinha que aumenta e diminuí, vc vai ver que aquela caverna vai ficar com uma cara nova. Procura fazer isso também em outras áreas de interior, pois elas também estão sem movimento algum, falando nisso, na caverna coloca um texto do tipo "não há nada aqui" quando apertamos a barra de espaço nas pedras e potes vazios, isso aumenta da um up no jogo.

> Agora vamos tocar um assunto delicado que pode até resultar a expulsão de mim, rs. O sistema de batalha, sinceramente eu não gostei, tipo, você já chegou em casa em uma quinta feira pergunta pra mãe o que tem pra comer e ela fala que tem a comida feita no domingo, tá ruim pra caramba né, você só come porque está com fome e ainda tem que tomar com água pra descer, pois é. Seu sistema de batalha está parecendo esse tipo de comida, só que sem água pra descer, se você quiser usar esse sistema de batalha do rpg maker 2000, recomendo de vc usar e abusar dos scripts do Mog hunter, como dar zoom ao selecionar o inimigo, ter os sons de dano, ataque e defesa que você pode pegar ripado nesse site aqui: https://www.sounds-resource.com/, e colocar aquela barra de turnos, pelo menos ajuda a engolir. Mas se você quiser cativar mesmo eu recomendo você trocar para o Schala Battle System do Moghunter https://atelierrgss.wordpress.com/rgss3-schala-battle-system/ eu acho que ele combina perfeitamente com o seu jogo, na verdade seria um crime contra a humanidade não utilizar esse sistema de batalha, ele é leve, e um hibrido entre abs e sbs, de verdade, seu jogo daria um x-treme up com esse sistema, coloca ele na sua demo e vê a diferença que irá ficar. Caso não goste desse sistema de batalha, um SBS seria melhor do que você está utilizando. Como sistema de batalha é algo pessoal do autor do jogo a escolha é claro é sua, mas quando você terminar o jogo eu vou pedir uma versão exclusiva com o Schala Battle System para mim ;) kkkkk.

> Falando ainda das batalhas, no começo elas são muito dificeis, imagina só meu amigo, eu sou um zé ruela que nunca ouviu falar de rpg maker na vida, baixo o jogo do site, sem ler post e nem nada porque um amigo meu me recomendou, e no primeiro mapa que consigo andar já tem 6 cara palida pra enfiar o cacete, só que não sei atacar, esquivar, usar magia, ver uma barra de hp, enfim, aí da game over, jogo de novo, game over, nisso você já perdeu o jogador, só consegui passar dos maleditos na terceira vez. No seu primeiro mapa, recomendo deixar no máximo 2 inimigos, mas para tutorial do que para batalhar em si, lá na frente onde tem as gárgulas, pode deixar aquela quantidade de inimigo que está bom.

> Os inimigos no começo do jogo estão meio apaticos, ele são humanos e estão protegendo o culto, antes de iniciar a batalha coloque uma frase do tipo "aqui é um lugar proibido, morram". A e coloca eles para andar, ficar parado é meio que chato, uns parados e  outros andando em uma rota ficaria mais realista.

> As transições do mapa estão rápida demais. Vou explicar. Quando o eu/Meridithan e o Lotan está trocando umas ideias do nada a tela pisca e já controlo o personagem, percebi isso que quando estava lá na caverna um dos sacerdotes das trevas pediu para poupar a vida dele, do nada a tela fica escura e ele some da minha frente, a velocidade está muito rápida, coloca a transição de escuro para o claro com um intervalo de 2 segundos vai diminuir essa sensação.

> As cenes eu achei meio pobre, usando como exemplo a cena do sacerdotes que pede para que lhe poupe a vida, o Lotan fica atrás de mim e fica um dialogo atrás do outro. Seria interessante o Lotan ficar do meu lado de frente para o sacerdote, quando o sacerdote nos visse ele dava um passo para trás, o Lotan iria atacar ele dando um pulo para frente e eu/Meridhian [não tenho nome definido sniff sniff] correria para ficar entre o Lotan e o Sacerdote, fazendo isso você verá que as cenas ficariam muito legais. Outro exemplo é quando aquele mago das trevas está lendo o livro. Quando ele grita a frase "Nunca mais" e os sacerdotes repetem "nunca mais" fazem os chars pularem mostrando um balão de animação e uma SE de aplausos. Sei que é trabalhoso, mas do jeito que tá ao meu ver está muito ruim as cenas onde fica um dialogo atras do outro sem uma pausa para contextualizar.

> há incongruências na fala com a vida real, por exemplo, a minha "mãe" do Meriadithian/eu [não sei quem eu sou buabuabua] disse para eu sair do vilarejo com cuidado para não levantar suspeita, e quando saio da minha casa para minha surpresa, tcharan, eu moro sozinho no penhasco, não há vila alguma, cara eu caí na risada, ou eu li errado pq tava com sono ou minha vila é formada por mim + os coelhos + lagartixas e borboletas, os pobres animaizinhos não podem saber que eu os abanonei. Outra incongruência é que eu entro na caverna e já saio no penhasco, oxi, que magia é essa? kkk, faz um mapinha de uma caverna com a subida até o penhasco ou então uma estradinha mesmo até lá.

> Falar que o menu padrão do RPG Maker está tirando a personalidade do seu jogo, nada contra ele, mas se você pegar o Menu do MogHunter, e gastar uma semana mudando as letras, as cores, e os ícones e pedir para um script colocar a Quest lá dentro ficaria muito melhor, mudar o menu de save daria um up melhor. Pense nisso.

> Na face dos seus personagens tem um quadrado que tem umas curvas que entram na cara dos personagens, é um detalhe meio que chato, acho que ficaria melhor sem esse detalhe dentro da cara deles, deixando só as bordas de contorno.

> Não sei se eu disse, aumenta a fonte, aumenta a fonte, aumenta a fonte. kkkkk

A noticia boa do seu jogo meu amigo é que ele está bem acima da média da maioria dos jogos de rpg maker, a música, os mapas estão bem harmônicos, os diálogos no meu ponto de vista estão bem congruentes com os personagens e são bons de ler [ tirando o fato da fonte está pequena], seu jogo tem potencial meu amigo de se tornar um dos poucos jogos consagrados para entrar no hall dos clássicos, traduzindo ele para o inglês e fazendo as melhorias que ti apontei, daqui a 10 anos, muitos maker vão jogar seu jogo como exemplo de jogo bem feito.

Se você ficou com preguiça de ler tudo eu resumo para você aqui, quando acabar o projeto, manda ele aberto para mim que eu aumento a fonte dele e coloco o Schala Batlle nele kkkkkkkkk.


Abraços Irmão, estou aqui para ajudar.