O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Canções da Memória (GRANDE ATUALIZAÇÃO - 30/01/2023)

Iniciado por RaonyFM, 11/01/2018 às 01:45

Achei bem bonito o mapa. Você usou algum programa pra fazê-lo ou foi no puro Photoshop (ou similar)?

PS: O que não faz parte de Verlan ali? kkk

13/12/2018 às 13:52 #106 Última edição: 13/12/2018 às 14:14 por RaonyFM
Citação de: Camus online 13/12/2018 às 12:48
Achei bem bonito o mapa. Você usou algum programa pra fazê-lo ou foi no puro Photoshop (ou similar)?

PS: O que não faz parte de Verlan ali? kkk

Usei o editor Inkarnate para a base e editei as cores e adicionei novos elementos no PS. Então, Verlan é toda a parte com contorno em preto. Verlária é a capital, enquanto que Gendaal, Carvan, Ing'an, Orothil-Nar e Feldstadt são os condados (análogos aos estados de um país). Além dos condados e da capital há Ponta da Pedra, que é uma espécie de enclave, uma vez que embora faça parte de Verlan, está fora de suas fronteiras, do outro lado do Grande Mar do Leste. Tharos Rothes, ou Montanhas Brancas, é onde está localizado o reino dos anões; Alor Malgoroth, ou Deserto da Tormenta, é, como o nome já diz, uma região desértica e pouco explorada, terra dos povos do deserto. Sharn é uma cidade do povo do deserto que possui uma certa relevância econômica para Verlan, pois há um intenso comércio de pedras preciosas com ela. As Ilhas Selvagens é apenas uma região inabitada e repleta de feras. Por fim, tem as Terras do Inverno Lancinante, uma região extremamente fria e ainda inexplorada, também.
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Caríssimos,

Meu natal foi dividido entre comer até passar mal e refazer mapas do projeto. Quem jogou a demo, deve lembrar-se da dungeon onde encontramos o terceiro membro do grupo. Pois bem, ela sofreu uma mudança radical. A refiz do zero, com um level design totalmente distinto do antigo. Os tilesets foram substituídos e a iluminação melhor trabalhada. Meu principal objetivo foi o de torná-la mais interessante, com armadilhas e puzzles, além de dedicar-me ao environmental storytelling, inexistente na versão antiga. Abaixo, vocês podem conferir como ficou uma das áreas da dungeon:

"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Citação de: RaonyFM online 26/12/2018 às 19:33
[...]
Meu natal foi dividido entre comer até passar mal [...]
Foi um natal memorável, repita sempre que possível. O mapa está interessante, são recursos do MV? Nota-se que os tiles são feitos com design ao invés de pixel art, mas o resultado ficou legal. Digo, está um pouco embaçado, não sei se pela iluminação ou se por ser uma imagem estática do mapa, mas imagino que durante o jogo o efeito desapareça.

Quando atualizar a demo, avise. o/

Citação de: Corvo online 26/12/2018 às 19:39
Foi um natal memorável, repita sempre que possível. O mapa está interessante, são recursos do MV? Nota-se que os tiles são feitos com design ao invés de pixel art, mas o resultado ficou legal. Digo, está um pouco embaçado, não sei se pela iluminação ou se por ser uma imagem estática do mapa, mas imagino que durante o jogo o efeito desapareça.

Quando atualizar a demo, avise. o/

São recursos da Celiana para o VX Ace. Até uso recursos do MV, mas muito pontualmente, para não destoar demais do design geral. Sobre o embaçado, é da screenshot, in game a imagem é bem nítida, não tem esse embaçado. Pode deixar que quando tudo estiver nos trinques, irei atualizar a demo. Quero consertar tudo o que não estava bom antes de lançar uma nova atualização. Mas agora falta pouco, essa dungeon é a última área que precisa ser finalizada, depois só tenho que fazer as artes das personagens, dar uma polida no menu de batalha e desenhar as cutscenes.

Achei bem legal a reformulação da Dungeon.

Você tem intenção de lançar alguma demo nova?

Citação de: Camus online 14/03/2019 às 16:30
Achei bem legal a reformulação da Dungeon.

Você tem intenção de lançar alguma demo nova?

Sim, mas sem data prevista. Estou trabalhando num projeto paralelo, de curto prazo; resolvi deixar o projeto do Canções respirar por algum tempo.

Já faz um bom tempo desde a última atualização do projeto. Contudo, apesar do silêncio, não, o projeto não foi abandonado (eu ouvi um aleluia?). Estou apenas preparando algo bacana para apresentar. Ainda assim, trago-lhes dois sketchs que fiz hoje para duas cut-scenes que estarão presentes no game:

Primeiro sketch:

Spoiler
[close]

Segundo sketch:

Spoiler
[close]

vou baixar e testar , depois te falo oque achei blz.

Acharam que não teriam mais atualizações? Acharam errado ota...não, pera, me empolguei.

Os que jogaram a demo já devem conhecer a Sawen, não é? Bem, eu não estava contente com ela, por tratar-se de um character já presente no RTP e eu queria que ela fosse única, dada a sua relevância para o enrendo. Por esse motivo, fiz um redesign dela. Abaixo, a nova Sawen:

Tá melhorando pra caramba, hein Raony ^^
Eu gosto de pensar que sou um bom desenhista, mas meu desenvolvimento foi lento e estagnou já faz alguns anos. Então, gosto de ver a Learning Curve de outros artistas, ainda mais quando demonstram uma evolução considerável em curtos períodos de tempo.

==//==

Anyway, vamos lá - são poucos os nitpicks desta vez: as cores estão um pouquiiinho gritantes, principalmente nos extremos (Pele muito clara, roupas muito escuras e color saturated). Em outras palavras, se o ambiente tem luz o suficiente pra pele ficar quase branca, até mesmo as cores mais escuras vão ter que acompanhar. O preto presente em seus braços e pernas deveria estar mais claro, quase caindo pro cinza, e principalmente, o fundo branco no desenho faz doer os olhos - procure uma cor de sua preferência e sempre pinte o fundo.

A silhueta está um pouquinho torta, caindo pra esquerda. Mas é bem pouco, não acho que seja prejudicial ao desenho, mas fica a dica pra desenhos futuros.

Now, euuuu não manjo de texturas e comportamento de tecidos, então nem devia dar opinião sobre isso, maaas posso dizer o que vejo e sinto: o vestido parece "duro". Do jeito que ele desce aberto da cintura pra baixo, não se molda às curvas da personagem... parece cartolina... ouuu tem uma saída de ar abaixo dela soprando um ventinho que faz o vestido ficar flutuando kk aquele glamour estilo Marilyn Monroe ^^

E justamente na parte que eu considero a mais difícil e que sofro até hoje na hora de fazer, que são os pés, tá perfeito D=< Tanto nesse quanto no outro desenho da elfa lá o//

==//==

Quando foi lançada essa Demo 2.0? EU devo ter deixado passar, mas já baixei yooo! Se pá fim de semana rola a jogatina ^^

17/05/2019 às 16:26 #116 Última edição: 17/05/2019 às 17:29 por RaonyFM
CitarTá melhorando pra caramba, hein Raony ^^
Eu gosto de pensar que sou um bom desenhista, mas meu desenvolvimento foi lento e estagnou já faz alguns anos. Então, gosto de ver a Learning Curve de outros artistas, ainda mais quando demonstram uma evolução considerável em curtos períodos de tempo.

Obrigado! Tenho estudado o máximo que posso, tenho me descoberto no desenho, é algo que faço com dedicação e carinho. Até eu me surpreendo com minha evolução. Não esperava que isso fosse acontecer.

CitarAnyway, vamos lá - são poucos os nitpicks desta vez: as cores estão um pouquiiinho gritantes, principalmente nos extremos (Pele muito clara, roupas muito escuras e color saturated). Em outras palavras, se o ambiente tem luz o suficiente pra pele ficar quase branca, até mesmo as cores mais escuras vão ter que acompanhar. O preto presente em seus braços e pernas deveria estar mais claro, quase caindo pro cinza, e principalmente, o fundo branco no desenho faz doer os olhos - procure uma cor de sua preferência e sempre pinte o fundo.

Eu estava com dúvida sobre o sombreamento dos braços e pernas, achei o resultado estranho, mas não sabia ao certo o que fazer para ficar melhor (luz e sombra ainda são o meu fraco), mas farei isso que sugeristes,  creio que realmente ficará melhor. E sobre o fundo, confesso que deixei essa passar.

CitarA silhueta está um pouquinho torta, caindo pra esquerda. Mas é bem pouco, não acho que seja prejudicial ao desenho, mas fica a dica pra desenhos futuros.

Sim, notei isso só depois de concluir o desenho, aí deixei assim mesmo. :/

CitarNow, euuuu não manjo de texturas e comportamento de tecidos, então nem devia dar opinião sobre isso, maaas posso dizer o que vejo e sinto: o vestido parece "duro". Do jeito que ele desce aberto da cintura pra baixo, não se molda às curvas da personagem... parece cartolina...

Usei como referência o sobretudo que a personagem Maka, de Soul Eater usa, o tecido é liso (possui dobras apenas nas mangas, mas como esse da Sawen não tem mangas...) e a abertura dele é semelhante. Mas admito que pode ficar melhor alterando ligeiramente a curvatura das barras. Pretendo fazer isso, pois ainda não estou satisfeito com essa peça do traje dela. Outra coisa que quero melhorar é a luz e sombra das ombreiras, não gostei do resultado.

CitarE justamente na parte que eu considero a mais difícil e que sofro até hoje na hora de fazer, que são os pés, tá perfeito D=< Tanto nesse quanto no outro desenho da elfa lá o//

Eu gosto de desenhar pés... hahahahaha... meu problema são com as mãos, mesmo. :/

CitarQuando foi lançada essa Demo 2.0? EU devo ter deixado passar, mas já baixei yooo! Se pá fim de semana rola a jogatina ^^

Fique à vontade para jogá-la, mas ela está totalmente desatualizada. Ela não corresponde mais ao game - muitas alterações e correções foram feitas. Se quiser jogá-la a título de curiosidade, tudo bem. ;)

Mocinha simpática, esta. Teremos outra demo futuramente? Ah, já que está melhorando o visual, recomendo que dê uns retoques nos logos. Não estão ruins, mas pra acompanhar as otimizações. :D

Citação de: Corvo online 19/05/2019 às 14:44
Mocinha simpática, esta. Teremos outra demo futuramente? Ah, já que está melhorando o visual, recomendo que dê uns retoques nos logos. Não estão ruins, mas pra acompanhar as otimizações. :D

Sim, teremos uma demo (a última). Eu estava em dúvida quanto a isso, mas decidi apresentar o game na sua forma mais acabada. Será uma demo mais curta, com menos áreas para explorar-se, mas todas as mecânicas básicas estarão presentes e o roteiro está bem diferente, haverão cenas novas e certos personagens foram melhor trabalhados. Sobre as logos, boa ideia, vou pensar em algo. Ah, eu corrigi algumas coisas nesse desenho, acho que ele ficou bem melhor agora:

Spoiler
[close]

Bom, vou deixar aqui minha experiência com o jogo.

O jogo me encantou nos primeiros minutos, realmente fiquei bem envolvido com a história. Como muitos já falaram, o enredo parece ter sido bastante trabalhado e creio que não preciso falar muito a respeito. Venho aqui exclusivamente para falar o que me desagradou no jogo e me fez fechá-lo. Não falo de forma alguma que o jogo é ruim, pelo contrário, é certamente um dos melhores que eu já vi passar por essas bandas, tem tudo para ser algo grandioso. No entanto, as batalhas simplesmente me fizeram desanimar, e depois de um tempo, largar o jogo de vez.

Todas as batalhas são super demoradas, exigindo que você gaste um monte de recursos (que você acaba recuperando no final da batalha) e principalmente tempo, de forma que isso me desestimulou completamente para explorar o jogo. Veja, eu estava excitado e ansioso para andar por todo o mapa, incluindo casas para falar com npcs e ir em cada canto possível, mas a medida que o jogo foi avançando, vi que eu teria que enfrentar inúmeras batalhas longas e sem graças. Eu até me forcei a jogar por um tempo, tentar batalhar de maneira menos mecânica e ainda assim foi massante. Não vou fornecer tantos detalhes, mas minhas críticas são semelhantes aos outros usuários do tópico.

E bom, após jogar um pouco, eu decidi vir aqui no tópico, e fiquei surpreso quando li que você diz que o forte do jogo é o enredo e mesmo assim tenta fazer algo extremamente diferente no sistema de batalha em relação a dificuldade. É como se eu fizesse um bolo, cujo ponto forte é o recheio, mas eu fizesse questão de fazer uma cobertura densa, por mais que a maioria dos feedbacks me falassem para mudar isso. Sim, foi o que eu senti lendo seus comentários, me parece que você reluta em mudar as batalhas mesmo com tantos feedbacks contrários a ela. Digo, é como um user já falou, comparar a sua jogatina e falar que o nível está adequado é totalmente errado, afinal você criou o jogo, é óbvio que tudo vai ser extremamente fácil para você. É claro, isso é apenas uma opinião minha, mas cuidado para não cair na tentação de fazer um jogo para você apenas, e sim também para os jogadores.

Enfim, deixo aqui meu feedback, pois realmente gostei do jogo e desejo sinceramente que esse projeto continue a decolar, da para ver que você é um cara bem dedicado e está fazendo algo que lhe da prazer.