O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Passar em baixo da ponte

Iniciado por C4NIBAL, 24/03/2018 às 11:02

24/03/2018 às 11:02 Última edição: 24/03/2018 às 14:17 por Corvo
Ola amigos, bom to precisando fazer um negocio no meu projeto e to com duvidas.

bom vamos la, preciso fazer 2 tipos de passagem igual na foto

sendo que a vermelha, quando o personagem passar em baixo da ponte ele tem que desaparecer

e a a azul o personagem não pode desaparecer.

eee queria saber como configurar essas duas situações ai. A sim, os parallax já estão prontos!

Pode haver algum modo melhor, mas eu faria do seguinte modo: a ponte seria construída com tiles por eventos. Se o jogador estiver passando no terreno superior, esses tiles são mostrados abaixo dele permitindo a passagem. Se estiver abaixo, eles são mostrados acima se sobrepondo ao personagem. Com uma única variável cujo valor determine onde o jogador está você configura esse sistema.

24/03/2018 às 11:09 #2 Última edição: 24/03/2018 às 12:26 por C4NIBAL
Corvo, te amo  :rainbow:. vou tentar fazer aqui desse jeito, se tiver mais alguma duvida eu posto aqui!

Edit: Ixxe corvo, fiz igual vc falou mas nao da pra atravessar a ponte kkk

24/03/2018 às 12:31 #3 Última edição: 24/03/2018 às 12:33 por King Gerar
Lembre-se que na entrada (de ambos os lados) da ponte tu deve ter eventos que irão ativar a switch assim que o personagem passar sobre eles, fazendo assim com que a página do evento mude (de acima do herói para abaixo). Da mesma forma, na saída da ponte, após os tiles "de entrada", tu deve ter eventos que desativem a switch quando o personagem passar sobre eles, retornando com a ponte para acima do personagem (ou na entrada da parte abaixo da ponte, que parece ser como tu fez). Isso, claro, se tu não estiver ativando/desativando a switch manualmente e vale ressaltar que este sistema não afeta outros eventos.
Confira também a passabilidade dos tiles. Em se tratando de tiles do A4, acho que tu vai ter que colocar algum tile do B, C, D ou E para que ele permita tu ir para a ponte.

Exemplo:
Spoiler
[close]
Os tiles possuem duas páginas. A primeira sempre mantêm o tile no alto:
Spoiler
[close]
A segunda verifica se o switch está ativo:
Spoiler
[close]
Nas duas pontas da ponte está o evento que verifica se o jogador tende ou não a passar pela ponte:
Spoiler
[close]
Como o King Gerar disse, esse sistema não afeta eventos e impede que eles atravessem a ponte tanto por cima quanto por baixo.

24/03/2018 às 14:02 #5 Última edição: 24/03/2018 às 14:04 por C4NIBAL
awee valeu corvo. pensei que ia ter que fazer isso tudo por parallax 

valeu tambem king!!

:wow: