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Por que o Mv na derivação condicional nao tem manter a tecla D,S,A

Iniciado por Vash123, 26/03/2018 às 12:45

quero saber o Por que o Mv na derivação condicional nao tem manter a tecla D,S,A,e só tem as teclas enter,page dawn,esquerda,direita pressionada e não tem as tecla do teclado

Porque esses botões não são usados, por padrão, no RPG Maker. Para usar o teclado completo você precisa de um plugin.


É porque, até a VX Ace, colocava-se como disparador de uma função, a tecla à qual ela estava atrelada. Por exemplo: X para confirmar. Entretanto, caso alguém não quisesse usar a tecla X para confirmar, quisesse usar a tecla D, o sistema continuaria mostrando a tecla X como responsável pela função de confirmar, pois, por padrão, não há como alterar as teclas às quais cada função está atrelada até a VX Ace.

Na MV, ao invés de usarem as teclas, usaram as funções. Por exemplo: não existe a condição por tecla, mas sim por função; colocando a função OK na condição, qualquer tecla atrelada a esta função irá satisfazer a condição, independente se no meu programa a tecla responsável é a D e no teu é a X. Além disso, na MV é muito mais fácil adicionar novas teclas a serem utilizadas pelo jogo, o que justifica o receio dos autores do programa em definir uma tecla específica. Isto é muito útil, principalmente, em tutoriais, onde você vai explicar uma função ao jogador, porém, não há como saber se ele mudou qual tecla faz qual função.

Você pode adicionar mais funções(teclas). Entre na pasta de scripts do seu projeto e abra o "rpg_core", abra ele e vá na linha 2996 ou procure por "keyMapper".


No JS tem os Key Codes, onde um número representa uma tecla. Você pode ver todas as "chaves" aqui.

Vamos supor que você queira adicionar a tecla "A", você vai na última função e coloca uma virgula, logo em baixo coloca o número da tecla + dois pontos + o nome da função em aspas simples.
No caso do A, ficaria assim:
65: 'a'


Você pode acrescentar mais, mas tome cuidado para não errar.


Para usar uma condição com essas teclas, você vai ter que usar o Script:
Input.isTriggered('a')