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Para contar uma boa história 2° Ato

Iniciado por Bento, 03/04/2018 às 10:38

Para escrever um bom Roteiro e contar uma boa história... É preciso mais que conhecer uma boa história: precisamos saber como contá-la, ou seja, vamos Continuar discutindo como seguir bons caminhos para transformá-la em bons roteiros .




Roteiro de Games

Para que uma história se transforme em roteiro, é necessário observar certos padrões específicos de formatação.  No entanto, antes de apontar aleatoriamente dados técnicos a serem seguidos, é importante explicar a razão de existir tal formatação: primeiramente, lembre-se que um roteiro será utilizado por diversos profissionais de uma equipe de cinema ou no caso relacionado aos Games, e que cada um precisará localizar elementos necessários ao seu ofício. Ou seja, apenas através do texto e com isso os outros profissionais desenvolveram suas competências em cima do roteiro.

Escrever um roteiro voltado para games é algo que oferece ao roteirista alguns desafios típicos que acredito não serem encontrados em nenhum outro lugar do reino da escrita.

O grande desafio em escrever um roteiro de jogo é que nenhuma outra especialidade de escrita tem o mesmo aspecto de interatividade/ imersão, ou seja, não existe nenhum método estabelecido ou padronizado de escrever um roteiro de um jogo baseados em manuais e livros voltados aos HQs e mesmo filmes e séries. Em nenhum outro tipo de escrita o autor tem que considerar o que o público irá fazer ou deixar de fazer. Um escritor de jogo tem que levar em consideração as muitas passagens ramificadas que um jogador pode escolher do começo ao fim de um roteiro.

Percebeu o tamanho da encrenca? Pois os desafios vão muito além da esfera normal da escrita. "E agora, José?" O jogador espera progredir através de um mundo onde haja uma rica história e uma infinidade de decisões a serem tomadas. Isto aumenta a complexidade de escrever um roteiro de videogame e também contribui para a riqueza da criatividade envolvida (infelizmente não notada). Ele não avança mais simplesmente através de telas/mapas evoluindo matando Slimes, Goblins, Orcs e diversas outras criaturas numa busca em direção à meta final.

Estudei um pouco sobre roteiro de cinema, mas o game é complicado e muito diferente. Claro que há processos semelhantes... Você realmente escreve um tipo de roteiro de filme para o seu jogo na forma de um fluxograma ou para alguns artistas (ou o melhor uma equipe) um storyboard, mas isso é apenas parte do processo.

Estrutura inicial

Há diversas maneiras e uma série de materiais vinculados que você pode precisar para escrever o seu roteiro de jogo. Mas acredito que não exista uma forma, ou melhor, um algoritmo, receita que fará você escrever sem praticar muito.

Esta é a parte de extrema importância para um roteiro de jogo, pois isto que vai definir se o roteiro afunda ou flutua. Este resumo tem que contar uma história atraente e original, e deve contar a história completa, da cena de abertura (através dos passos importantes por todo o caminho) até a conclusão do jogo.

Lembre-se de que os games de hoje são muito complexos e as histórias podem ser muito complexas. Este resumo também é a parte mais importante do roteiro. Você o ofereceria para desenvolvedores de jogos para ver se eles estão interessados em desenvolver o jogo. Este resumo executivo é uma espécie de "cartão de visita", o que você usaria para aquele contato inicial com possíveis empresas desenvolvedoras de jogos.

Crie um fluxograma ou mapa para o jogo inteiro


Para os games longos e complexos onde haverá muitas decisões que o jogador terá que tomar, e cada decisão, abrem todo um novo caminho ou escolhas para o jogador seguir.

Criar um fluxograma e mapas é a melhor maneira de acompanhar todos os caminhos possíveis através do jogo.


O universo - Pano de Fundo do Seu Mundo


Os novos games são mundos completos e os projetistas de jogos precisam saber como é o mundo e que tipo de história ele tem. Isto ajudará os projetistas a visualizarem qual será a aparência do mundo.


Crie jornadas paralelas e escreva um resumo em prosa de cada jornada


Elas podem ser simples ou complexas, mas cada uma é uma história em si (com começo, meio e fim) e você deve contar estas histórias.

Estas jornadas paralelas são fortemente afetadas pelas escolhas que o seu jogador faz no jogo, e o seu fluxograma será muito importante para essas missões.

Será que o jogador completa todas ou algumas destas jornadas? Existem jornadas paralelas que são absolutamente necessárias para mover a história do jogo para frente?

Você precisa responder a estas perguntas e fazer o fluxograma de todas as diferentes possibilidades.


Crie descrições e biografias para todos os personagens principais do jogo.


Os projetistas de jogos precisam de uma imagem completa dos personagens do jogo. Isto não significa que você tenha que desenhar os personagens. Mas você realmente precisa dar uma descrição escrita de como você os imagina, mesmo que seja uma descrição bem básica. Isto é necessário para ajudar os modeladores e artistas de design gráfico a trazer a sua visão à vida.

Texto descritivo é um recurso muito importante, principalmente em obras literárias sem ilustração como os livros. Como os seus personagens aparentam, como eles agem, como eles falam e quaisquer outras características que sejam importantes para você e para o jogo devem ser comunicadas aos responsáveis como os artistas.

Muitos dos personagens não jogáveis (NPCs – do inglês, Non-Player Characters) que você criar apareceram repetidamente. E suas histórias estarão profundamente enraizadas no tecido do seu mundo. Você precisa descrever esta relação em detalhes para os projetistas do jogo.


Escreva interações com personagens NPCs


O seu jogo provavelmente envolverá a interação com personagens NPCs. Você deve escrever o diálogo e o fluxograma das escolhas que o jogador poderá fazer. Estas interações são frequentemente críticas para a história e pode levar o jogador a caminhos bem diferentes rumo à conclusão do jogo.


Escreva cenas de Cutscenes


Cenas de Transição, ou Cutscenes, são animações curtas ou filmes que vêm antes ou depois dos principais pontos de virada da sua história (pode fugir da regra). Uma cena de transição deve sempre ser escrita para realçar ou descrever a história. Uma cena de transição também é uma "recompensa" (tudo bem há controversas) dada ao jogador por atingir um marco importante no jogo.


Escreva o roteiro efetivo de Storyboard


Este é o passo final em todo o processo de escrita de roteiro de videogame, e é o mais detalhado. Você faz este passo por último porque precisa de todos os materiais de apoio para compreender e descrever isto corretamente.
Esta parte é muito semelhante àquela de um roteiro de filme. Você avança através de cada cena da sua história e detalha todas as informações necessárias.

Lembrando: Desde tempos muitos remotos, os homens contam, criam e elaboram histórias. A divisão mais conhecidas para histórias é a de três Atos - COMEÇO, MEIO e FIM.  Veja como isso funciona: o COMEÇO é o propriamente o inicial da história. É nesse ato que se apresentam a trama, os personagens e suas características que serão fundamentais para o desenvolvimento da história. Em seguida, há o primeiro ponto de virada, que marca um obstáculo, um conflito, um desafio, algo novo que será apresentado para a realidade mostrada no início.   

É no MEIO da história que o personagem lida com essa novidade, aprende coisas, conhece novos lugares. Assim, caminha para o segundo ponto de virada, que o levará à resolução do desafio do conflito, da aventura.

No FIM da história, o personagem – ou a situação apresentada no inicio da trama – volta para seu estado inicial, mas transformado, com algo novo ou aprendido. A história mudou aquela situação, aquela pessoa, aquele grupo. O leitor ou espectador assiste ao fechamento de um ciclo e percebe que o personagem (ou a situação) do começo tornou-se diferente em razão do que ocorreu durante a história.


Considerações Finais


Enfim, agora é treinar, escrevendo muito!... Errando muito!... Planejamento é fundamental, assim como a revisão. Contar uma boa história vai ficar mais fácil depois que você descobrir como usar todos esses elementos – espero que esse artigo seja útil. Mãos à obra e até a próxima!